Buscar

Exercicos de Modelagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1Correta
A visão funcional de uma organização está relacionada com a estrutura hierárquica desta. Trata-se de um modelo de visualização vertical, ou seja, os processos são vistos por departamentos, onde cada um gerencia seus recursos de forma específica.
 
Na visão funcional, cada área é percebida _________, como se não houvesse conexão com as demais áreas. Trata-se de um _________, onde cada atividade é realizada separadamente, com _________ e _________ sobre _________.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas:
Sua resposta
individualmente / processo de isolamento / coordenação fraca / desconhecimento / os processos.
Correto
Questão 2Correta
A modelagem pode acontecer por meio de uma representação simples, que é composta por uma quantidade de elementos e áreas de negócio reduzidas, ou complexa, com uma grande quantidade dos mais variados elementos e com muitas áreas envolvidas. Os modelos podem ser matemáticos, gráficos, descritivos ou uma combinação de alguns ou de todos e são utilizados para organizar, aprender, prever, medir, explicar, verificar e controlar. Analise as afirmativas a seguir à respeito dos motivos para se realizar o processo de modelagem.
 
I. Melhorar processos, isto é, avaliar e redesenhar processos visando um melhor desempenho e atendendo com mais acertividade às demandas dos clientes internos/externos.
II. Eliminar ou automatizar processos, ou seja, criar processos mais ágeis e eficazes que permitam custos reduzidos.
III. Documentar processos, ou melhor, para que a organização possua informação uniforme e que todos seus membros, por meio da documentação possam compreender e realizar as tarefas ou atividades necessárias.
Neste contexto, é correto o que se afirma em:
Sua resposta
I, II e III.
Correto.
Questão 3Correta
Uma das técnicas de modelagem mais utilizadas se tornou popular pela sua facilidade de compreensão, pois atua com notações mais simples e que podem ser facilmente compreendidas. Essa técnica pode ser utilizada por todos envolvidos nos processos de negócio e permite a modelagem de todo tipo de processo (compras, vendas, empréstimos, manutenção, distribuição, desenvolvimento de produtos ou serviços, entre outros).
Esta técnica se apresenta no formato de linhas paralelas e, cada linha representa um papel diferente a ser desenvolvido na realização do trabalho. É composto por elementos básicos e específicos, são eles: atividade, evento, gateway e conector.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente a técnica de modelagem citada no texto.
Sua resposta
BPMN (Business Process Modeling Notation).
Correta
Questão 4Correta
Chiavenato (2014) determina padrões de desempenho que sejam mensuráveis e que possam ser comparados com os resultados reais por meio de monitoramento, com o intuito de, caso seja necessário, tomar medidas corretivas para atingir os objetivos previamente propostos. A visão de gestão de negócios tem uma relação íntima com a função administrativa e o controle dos padrões de desempenho devem abranger todos os níveis organizacionais e se divide em controles estratégicos, táticos e operacionais.   Considerando o contexto, avalie as afirmativas a seguir:  
I.  Os controles táticos são mais detalhados, de médio prazo e abordam a organização em uma perspectiva departamental.
II. Os controles operacionais são analíticos, de curto prazo e voltados às tarefas e atividades.
III. Os controles estratégicos trazem uma visão mais genérica, de longo prazo e abordam a organização como um todo.
IV. No caso do BPM o processo de controle, também deve ocorrer em todos os níveis, porém, com o foco na estratégia.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Sua resposta
I, II e III, apenas.
A frase corretamente preenchida é: I, II e III, apenas.   (correto) I.  Os controles táticos são mais detalhados, de médio prazo e abordam a organização em uma perspectiva departamental. (correto) II. Os controles operacionais são analíticos, de curto prazo e voltados às tarefas e atividades. (correto) III. Os controles estratégicos trazem uma visão mais genérica, de longo prazo e abordam a organização como um todo.   (incorreto) IV. No caso do BPM o processo de controle, também deve ocorrer em todos os níveis, porém, com o foco na estratégia. O correto é: No caso do BPM o processo de controle, também deve ocorrer em todos os níveis, porém, como o foco é no processo, o olhar deve ser mais voltado para as atividades/tarefas que compõe cada processo de negócio.
Questão 5Errada
Os processos de negócios possuem algumas características que os diferenciam, porém, existe interação entre eles. Eles estão divididos em: primários, de suporte e de gerenciamento. Nesse contexto, analise as afirmações, a seguir:
 
I. Os processos de gerenciamento estão vinculados as atividades secundárias, aquelas que demonstram o grau de satisfação do cliente.
II. Os processos de suporte apoiam os outros dois processos, mas não entregam valor, diretamente, ao cliente final.
III. Os processos primários estão ligados ao monitoramento e controle das atividades organizacionais.
É correto o que se afirma em:
Sua resposta
I e II, apenas.
II, apenas.

Outros materiais