Buscar

Conceitos de Segurança na Aviação

Prévia do material em texto

1. Pergunta 1
1/1
As estratégias de segurança devem controlar e, idealmente, eliminar os erros, já que a função de tais estratégias é a de impedir que os erros influenciem as defesas de um sistema na aviação. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre erros, pode-se afirmar que uma das estratégias para mitigar e controlar os erros na operação declara que:
Ocultar opções de resposta 
1. 
as violações sempre acontecerão na organização.
2. 
o erro poderá ser eliminado na operação.
3. 
o erro será cometido uma hora.
Resposta correta
4. 
as violações fazem parte da operação.
5. 
as violações fazem parte do sistema.
2. Pergunta 2
1/1
O sistema de aviação é constituído por fornecedores de produtos, serviços e organizações do Estado. Este é um sistema complexo que requer a avaliação das contribuições humanas para a segurança e a compreensão de como o desempenho do ser humano pode ser afetado por múltiplos e inter-relacionados componentes.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as pessoas, o contexto e a segurança, pode-se afirmar que o elemento do modelo SHELL que se refere ao âmbito humano denomina-se:
Ocultar opções de resposta 
1. 
software.
2. 
liveware.
Resposta correta
3. 
hardware.
4. 
resource.
5. 
environment.
3. Pergunta 3
1/1
Os acidentes no âmbito aeronáutico passaram por uma transição desde seus primórdios. Isso ocorreu devido aos avanços da tecnologia, que agora incluia os fatores humanos, e mais tarde os organizacionais.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre acidentes, pode-se afirmar que os primeiros fatores de contribuição para que os acidentes acontecessem, identificados logo após o advento da aviação, intitulam-se:
Ocultar opções de resposta 
1. 
crew resource management.
2. 
recursos humanos.
3. 
fatores organizacionais.
4. 
fatores humanos.
5. 
fatores técnicos.
Resposta correta
4. Pergunta 4
1/1
Uma cultura de segurança saudável e bem estruturada serve como ferramenta para sincronizar diversas culturas nacionais e profissionais dentro do ambiente e contexto da organização. A cultura profissional se diferencia de acordo com características de determinados grupos.
Pode-se alegar que a cultura organizacional se diferencia de acordo com as características de cada grupo, já que cada um possui seus próprios valores. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a cultura, pode-se afirmar sobre o posicionamento de uma organização com uma cultura de segurança saudável que:
Ocultar opções de resposta 
1. 
uma organização entende que os indivíduos possuem os mesmos princípios e valores, mesmo possuindo funções diferentes na organização.
2. 
uma organização estimulará a capacidade de todos os grupos distintos, a abordarem colaborativamente as questões relativas à segurança operacional.
Resposta correta
3. 
uma organização entende que os grupos possuem diferenças por possuírem funções diferentes na organização.
4. 
uma organização espera que seus funcionários se limitem a realizar os relatórios quando perceberem uma anomalia na operação.
5. 
uma organização espera que seus funcionários apenas realizem o trabalho, sem o compromisso com elaboração de relatórios.
5. Pergunta 5
1/1
O SMS entende que o estado e os prestadores de serviços devem esperar que erros humanos sempre podem ocorrer. Mesmo com níveis muitos altos de tecnologia, treinamento, regulamentação de processos ou de procedimentos sofisticados, é impossível subtrair completamente a possibilidade de erro humano.
Fonte: CANADA. International Civil Aviation Organization (ICAO). Safety Management Manual. 3. ed. Montreal: Icao, 2013.  
Considerando essas informações, o conteúdo estudado sobre erros e de acordo com Reason, pode-se afirmar que são exemplos de erros passíveis de serem cometidos:
Ocultar opções de resposta 
1. 
violações sazonais.
2. 
violações situacionais.
3. 
deslizes e lapsos.
Resposta correta
4. 
esquecimentos
5. 
deslizes e a rotina.
6. Pergunta 6
1/1
A violação se caracteriza por tornar a violação como atitude padrão dentro do grupo de trabalho. Essas violações são cometidas em reação à dificuldade do cumprimento de procedimentos já estabelecidos tanto pelo estado como pela empresa. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre violações, pode-se afirmar que o tipo de violação apresentada pelo texto denomina-se:
Ocultar opções de resposta 
1. 
violações situacionais e violações induzidas.
2. 
violações de rotina.
Resposta correta
3. 
violações induzidas.
4. 
violações situacionais.
5. 
violações situacionais e violações de rotina
7. Pergunta 7
1/1
O modelo SHELL é uma ferramenta conceitual para analisar a interação dos componentes do sistema. No modelo SHELL, cada letra significa um componente. São exemplos: o Software (S), que corresponde aos procedimentos, treinamento, suporte etc; o Hardware (H), que corresponde a máquinas e equipamentos; o ambiente (E), que corresponde ao Environment (Ambiente) no qual o resto do sistema L-H-S deve funcionar e o Liveware (L), correspondente aos humanos no local de trabalho.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, pode-se afirmar que o componente central do modelo SHELL é:
Ocultar opções de resposta 
1. 
a máquina.
2. 
o sistema.
3. 
a organização.
4. 
o ambiente.
5. 
o ser humano.
Resposta correta
8. Pergunta 8
1/1
Com o passar da década de 1970, quando os fatores humanos começaram a ser observados como os principais responsáveis pelas ocorrências dos acidentes, as relações interpessoais dentro da cabine da aeronave começaram ser melhor administradas em comparação com a hierarquia engessada de antes. 
Muitos acidentes, inclusive no Brasil, tiveram como maior fator contribuinte a falta de CRM, e este surgiu com o intuito de fornecer ferramentas para a tripulação. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre crew resource management, pode-se afirmar que o CRM surgiu como aperfeiçoamento para:
Ocultar opções de resposta 
1. 
tomada de decisão.
2. 
o gerenciamento do cockpit.
Resposta correta
3. 
o respeito total as decisões do comandante.
4. 
aperfeiçoamento na obediência das decisões do comandante.
5. 
a hierarquia no cockpit.
9. Pergunta 9
1/1
As violações são atos deliberados que configuram omissão no trabalho, pois desviam-se dos regulamentos, procedimentos, normas e práticas previamente estabelecidas pela organização e pelo Estado.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre violações, pode-se afirmar que assim como os erros, as violações podem se apresentar em modos diferentes, como:
Ocultar opções de resposta 
1. 
as violações em sua concepção têm o mesmo significado do erro.
2. 
as violações situacionais, as violações de rotina e as violações induzidas.
Resposta correta
3. 
as violações do sistema.
4. 
as violações situacionais e as violações induzidas.
5. 
as violações situacionais e as violações de rotina.
10. Pergunta 10
1/1
Os acidentes ocorrem por um conjunto de brechas que se alinham e culminam nestes. Já é de conhecimento geral que a aviação possui várias barreiras de defesa contra um acidente, e raramente uma única e exclusiva falha será capaz de provocá-lo.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre acidentes, pode-se afirmar, de acordo com o que a teoria do queijo suíço sugere, os acidentes são:
Ocultar opções de resposta 
1. 
a combinação de causas latentes.
2. 
a combinação de causas ativas.
3. 
a combinação de causas ativas e causas latentes.
Resposta correta
4. 
a combinação de causas ativas adormecidas.
5. 
a combinação de eventos inesperados.

Outros materiais

Perguntas Recentes