Buscar

ATIVIDADE A3 GESTÃO ESCOLAR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE A3 GESTÃO ESCOLAR
 Em suma, no contexto da autonomia escolar, é preciso compreender a história da educação pública brasileira - suas perspectivas e entraves. O que hoje reconhecemos como educação escolar surgiu de uma batalha árdua e se desenvolveu a partir da Constituição de 1988 e da Lei nº 9.394/96. Num país governado pela democracia, a educação deve ser governada por formas democráticas. 
 A gestão democrática se baseia na participação plural de diversos segmentos: corpo docente e discente, pais e comunidade em geral, na construção e avaliação dos projetos pedagógicos e da gestão escolar. Apesar do conceito de governabilidade democrática, são muitos os desafios que precisam ser enfrentados de forma efetiva, pois ainda existem um distanciamento entre a escola e a comunidade e vários problemas de natureza social que impedem a participação efetiva dos pais e da comunidade nas questões de participação escolar tomando uma decisão uma escola técnica com o compromisso de alinhar valores e desenvolver o aluno, tanto por parte da gestão quanto dos professores. 
 No entanto, é temerário pensar que a gestão democrática é breve quando não estão envolvidas todas as esferas que compõem o ambiente escolar, as análises escolares mostram a dificuldade de se criar diálogos que ultrapassem os muros da escola.

Continue navegando