Buscar

ava A1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

NOME: Anderson da Costa Neukamp MATRÍCULA: 2023100335
AVALIAÇÃO AVALITIVA A1
a) Conceitue região para as diferentes áreas de conhecimento, diferenciando-a de espaço. 
Resposta: Região e espaço são dois conceitos distintos que têm usos diferentes em várias áreas do conhecimento. Em geografia, por exemplo, espaço refere-se a uma extensão física contínua, enquanto região refere-se a uma área delimitada por fronteiras políticas, sociais, culturais ou físicas.
b) Aponte e defina os diferentes níveis de integração regional entre os países, indicando qual seria o nível de integração do Mercosul e as motivações que levaram à formação do principal bloco sul-americano e sua importância para o Brasil. “ Veja mais sobre "Mercosul"em:https://brasilescola.uol.com.br/geografia/mercosul.htm
Resposta: "O Mercado Comum do Sul, conhecido como Mercosul, é um bloco econômico sul-americano formado pelo Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e outros países associados e observadores. Foi criado oficialmente em 1991, na tentativa de aumentar a oferta de emprego e renda, melhorar a produtividade e intensificar as relações econômicas entre os países. Esse bloco econômico regional é muito parecido com outros existentes pelo mundo, mas apresenta peculiaridades próprias da região sul-americana. O Mercosul é atualmente considerado uma união aduaneira “imperfeita”, uma vez que a tarifa externa comum detém uma lista de exceções nacionais. O Mercosul tem como objetivo promover a integração dos países da América do Sul, especialmente os do Cone Sul, nos âmbitos econômico, político e social. Igualmente, deseja preservar democracia dos países do continente sul-americano. O principal requisito para entrar no Mercosul é possuir um governo democrático.os quatro níveis de integração dos blocos econômicos: a Zona de Livre Comércio, a União Aduaneira, o Mercado Comum e a União Política, Econômica e Monetária. Existem quatro níveis de integração dos blocos econômicos: Zona de Livre Comércio, em que os acordos comerciais estabelecidos objetivam exclusivamente a redução ou a eliminação de taxas alfandegárias nas trocas comerciais entre os países membros; União Aduaneira, que resulta de uma mesma regulamentação para o comércio. Um bloco econômico do tipo mercado comum tem como finalidade não só desenvolver aspectos econômicos, mas também promover a livre circulação de produtos, pessoas, bens, capital e trabalho, tornando as fronteiras entre os seus membros quase inexistentes em termos gerais.
Para o Brasil o Mercosul é uma forma de organização de blocos econômicos, sendo assim eles visam uniões econômicas entre países que buscam vantagens e protecionismo financeiro com fins em comum.
c) A partir do site: https://mercociudades.org/pt-br/, aponte cinco cidades brasileiras que fazem parte da Rede Mercocidades, quais os temas abordados por essa rede e discuta como essa rede pode contribuir para o desenvolvimento das cidades sul-americanas.
Resposta: As cinco cidades são: Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Brasília e Rio de Janeiro e, os temas abordados são: Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Autonomia, Gestão e Participação; Ciência, Tecnologia e Capacitação; Comunicação; Cooperação Internacional; Cultura; Esporte; Desenvolvimento Econômico Local; Economia Social e Solidária; Fomento de Negócios; Desenvolvimento Social; Desenvolvimento Urbano; Direitos Humanos e Migrações; Deficientes Físicos e Inclusão; Educação; Gênero; Integração Fronteiriça; Juventudes; Planificação Estratégica e Áreas Metropolitanas; Segurança Cidadã ; Turismo.

Continue navegando