Buscar

AOL5 - ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TÍTULO DO TRABALHO
(Caixa Alta, fonte Arial 14, negrito, centralizado, na cor preta e sem ponto final. Deixar duas linhas em branco após iniciar o título).
Roberto Henrique Cavalcanti Freitas 
01536220
Ciência da Computação
TEXTO: 
	Não é de hoje que a sociedade é convidada a se adaptar devido aos avanços da tecnologia e seus fortes impactos na economia e, consequentemente, no padrão de vida da população. Há pouco tempo, acreditava-se que ter experiência de datilografia seria uma ótima forma de garantir uma boa profissão no ramo da tecnologia, entretando, a tecnologia rapidamente evoluiu e desenvolveu novas ferramentas que fizeram com que tal habilidade não fosse mais necessária. Nos dias atuais, a tecnologia está ainda mais acelerada, e ferramentas mais robustas foram criadas como o chat GPT, uma inovação que tem o poder de aumentar a produtividade das pessoas drasticamente. Com as máquinas cada vez mais inteligentes e independentes em um rítmo crescente, cresce o surgimento de incertezas em relação ao futuro da economia e como isso vai impactar a vida das pessoas.
	Segundo Steve Jobs, “A tecnologia move o mundo.”. É evidente a tecnologia pode proporcionar grandes avanços e benefícios para uma sociedade, tanto para a economia, quanto para o bem estar da população e meio ambiente. Apesar da tecnologia aposentar certas profissões, ela sempre gerou muito mais oportunidades de negócio e empregos para as pessoas no mesmo tempo em que aumentava cada vez mais a produtividade dos trabalhadores. O problema começa quando os avanços da tecnologia evoluem muito rapidamente visando beneficiar poucos, sem pensar nos efeitos prejudiciais a grande parte da economia. Desse modo, causando uma séria crise econômica na sociedade, onde a quantidade de oportunidades geradas pela tecnologia é bem menor do que a quantidade de portas fechadas.
	Tal falta de Ética de alguns, entra em conformidade com a frase do filósofo Thomas Hobbes, “O homem é o lobo do Homem”, que quer dizer que se não existir uma entidade que imponha as leis, o homem torna-se inimigo de si mesmo. É preciso, então, agir com Ética e empatia para lidar com o avanço da tecnologia. Isso não significa dizer para de avançar, e sim, ter planejamento para que seja possível controlar com cautela e de forma gradativa a substituição das funções das pessoas e máquinas. “O espírito humano deve prevalecer sobre a tecnologia.”, de acordo com Albert Einstein, a sociedade deve sempre pensar no bem estar social antes das máquinas.
	Portanto, a Ética deve estar presente nas decições que afetam a economia da sociedade. Devemos garantir que tais mudanças ocorram de maneira gradual para que beneficie ao máximo a população como um todo.

Continue navegando