Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA PROCESSO DECISORIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Centro Universitário Unifael
Superior Em Tecnologia Em Processos Gerenciais
Processo Decisório
Luciano das Neves Gonçalves dos Santos 47008097
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA PROCESSO DECISÓRIO. 
Fica claro que cada tomada de decisão é um processo crítico em qualquer tipo de organização ou na vida pessoal, pois determina o rumo das ações levando a resultados positivos ou negativos.
 Onde existem dois principais modelos de processos decisórios: a tomada de decisão racional e a tomada de decisão intuitiva. A tomada de decisão racional é um processo sistemático que envolve a coleta e análise de informações relevantes para a tomada de decisão. Esse modelo segue uma abordagem lógica e se baseia em fatos, dados e evidências para identificar a melhor alternativa de ação.
 Nesta tomada de decisão, todas as opções são avaliadas de forma objetiva e comparativa, e a escolha final é feita baseado na alternativa que maximiza o valor ou o benefício. Por outro lado, a tomada de decisão intuitiva é um processo mais subjetivo que envolve a intuição e a experiência pessoal. Nesse modelo a decisão se baseia em sentimentos, valores e julgamentos subjetivos, e a escolha final é feita com base na sensação ou impressão que a alternativa causa. A tomada de decisão intuitiva é geralmente usada em situações em que a informação é escassa ou incerta, e as decisões precisam ser tomadas rapidamente. 
A principal diferença entre as duas tomadas de decisões é o processo que é usado para tomar uma decisão. Na tomada de decisão racional segue um processo sistemático e lógico, já na tomada de decisão intuitiva é mais subjetiva e é baseada nas impressões pessoais. A tomada racional é usada em situações onde as informações estão disponíveis e transitória de forma objetiva, enquanto a tomada intuitiva é usada em situações em que há limitação e a decisão precisa ser tomada rapidamente. 
Concluindo, a tomada de decisão racional e intuitiva são modelos de processos decisórios que são usados em situações distintas. A decisão da escolha de qual modelo adequado vai depender das informações disponíveis, da complexidade da decisão e do tempo disponível para tomar a decisão. Os dois modelos são eficazes quando usados corretamente e de forma hábil, e a escolha deles vai depender especificamente do contexto em que será tomada a decisão. 
REFERENCIAS: MOTTA, Ruy. O modelo racional de tomada de decisão. Blog em gotas, 2018. Disponível em: https://emgotas.com/2018/10/17/modelo-racional-de-tomadade-decisao/. Acesso em: 27 de abr. de 2023. Tomada de decisão: o que é, quais são os tipos e dicas de como fazer. Resultados digitais, 2022. Disponível em: https://resultadosdigitais.com.br/marketing/tomada-de-decisao/. Acesso em: 27 de abr. de 2023. PRADO, Tatiana. Entenda como a tomada de decisão pode ser estratégica para a sua organização. Blog voitto, 2020. Disponível em: https://www.voitto.com.br/blog/artigo/tomada-de-decisao. Acesso em: 28 de abr. de 2023.

Continue navegando