Logo Passei Direto
Buscar

EMPREDEDORISMO UNICESUMAR ATIVIDADE 3

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A tomada de decisão é um dos comportamentos que compõe as características do empreendedor. E esta característica é fundamental para ampliar seus esforços dentro da percepção do negócio, mercado e competitividade. No entanto, é cada vez mais corriqueiro que, o empreendedor tenha dificuldades em relação a este comportamento, por diversos motivos. Considero o mais relevante o domínio interno do negócio, a preocupação com o fluxo de operações, com os processos internos e a comunicação, focado nestes pontos o empreendedor deixa para segundo plano o fator externo (concorrentes, clientes, tendência, tecnologia...), dificultando a tomada de decisão por falta de informações no contexto geral em que se enquadra.
Com base no excerto acima, analise as asserções a seguir e a relação proposta entra elas: I. No universo da tomada de decisões, o empreendedor irá se deparar com algumas fases e a primeira delas é a identificação do problema, que virá acompanhado de frustrações, dúvidas e curiosidades. PORQUE II. O empreendedor precisará, no processo de tomada decisão, identificar e avaliar cada situação, de modo a diagnosticar e entender o que de fato está acontecendo em cada fase do processo. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

Boa parte das pessoas já desejaram uma vez na vida ter o próprio negócio. É praticamente um sonho para muitas pessoas. Entretanto, empreender não é algo simples. É necessário que haja todo um planejamento para entender como o mercado funciona, quem são os clientes, quais produtos ou serviços serão ofertados, além de outros aspectos não menos importantes. Para que o empreendedor não vá do sonho à desilusão, é necessário alguns cuidados.
Avalie, nas afirmativas abaixo, quais fatores podem levar um empreendedor do sonho à desilusão. I. Não planejar de forma adequada o novo negócio. II. Não ter expertise e conhecimentos de gestão. III. Não desenvolver as habilidades empreendedoras. IV. A falta de sorte frente ao novo negócio. V. Não saber se relacionar com as pessoas. É correto o que se afirmam em:
I, apenas.
I e II, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e V, apenas.
I, II, III, IV e V.

A missão significa a razão de ser do próprio negócio. Por que ele foi criado. Para que ele existe. O empreendedor pode abrir um negócio por muitas razões diferentes. Algumas dessas razões são positivas e construtivas: prestar um novo e diferente serviço à sociedade, satisfazer novas expectativas dos consumidores, aproveitar e incrementar novas tecnologias, ajudar a comunidade em determinados setores mais carentes, expressar criatividade e inovação ou investir a poupança em um negócio rentável. Assim, você empreendedor que vai empreender na área econômica, precisa entender o que é a visão, missão etc.
Assinale a alternativa correta para definição do significado da visão de negócio.
A visão é a razão da existência da empresa.
A visão retrata os sonhos dos empreendedores.
A visão é a situação que a empresa deseja alcançar.
A visão representa a realidade institucional da empresa.
A visão é um objetivo que já foi alcançado pelo empreendedor.

O empreendedor apresenta-se como um personagem que está sempre em busca de aperfeiçoamento, seja proprietário ou colaborador, realizando ações para que o negócio venha a tornar-se próspero, sendo ainda um indivíduo questionador que não se contenta com as situações atuais do mercado.
Considerando os aspectos que permeiam o perfil do empreendedor e que o mesmo se diferencia de um gestor de empresas, analise as afirmacoes a seguir quanto à tais diferenças.
I. Os gestores possuem como motivação primária a independência e a oportunidade para criar algo novo e dinheiro, tomando suas decisões considerando a alta gestão da organização que faz parte.
II. Os empreendedores tentam evitar erros e surpresas adiando o reconhecimento do fracasso deixando de realizar atividades mais racionais e se reportando sempre à um superior.
III. Um empreendedor pode realizar atividades mais relacionadas ao gerente, pois, principalmente no início do seu negócio, precisa propiciar que haja retorno, bem como, tenha longevidade.
IV. Um gerente que executa muito bem as atribuições que são de responsabilidade dele não é um empreendedor, porém, quando ele contribui para o crescimento da organização propondo novas ideias na construção, ele pode ser considerado um intraempreendedor.
I, apenas.
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
I, II, IV, apenas.
I, II, III e IV.

O modelo de negócio surge com o intuito de facilitar entendimento completo de um negócio; tem ainda o objetivo de descrever todos os elementos e fases que compõem um empreendimento, proporcionando a integração da organização. Assim sendo, ao proporcionar uma visualização completa dos processos da organização, o Modelo de Negócio possibilita inovar, estabelecendo uma proposta de valor única para o empreendimento. O principal benefício do modelo é a sua simplicidade e rápida implementação. Com uma caneta, alguns post-its e uma boa mesa, o empresário vai poder trabalhar com uma metodologia criativa para melhoria dos negócios.
Diante do excerto acima, com base nesta informação, analise as asserções a seguir: I. Identificar e conhecer os aspectos de uma organização permite ao empreendedor/gestor desenhar estratégias mais fundamentadas envolvendo todo o ambiente organizacional. PORQUE II. Ainda que cause estranheza, não lançar mão de um modelo de negócio não torna uma organização ineficaz ou não saudável, quiçá poderá enfrentar alguns problemas, mas nem tão sérios que não possam ser resolvidos. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

O ano de 2020 foi marcado pela Pandemia de Covid-19, e muitos comportamentos foram consolidados dado a uma demanda geral. Todavía, novos hábitos de consumo surgiram para públicos específicos, como os professores que precisaram se modernizar para a manutenção das aulas, através do modelo remoto, neste caso, foi crescente a demanda por câmeras, suportes para smartphone e iluminação, as compras foram realizadas devida a falta de equipamentos necessários para as aulas, uma vez que, em suas residências não dispunham de equipamentos para gravação e transmissão de vídeos. A periodicidade da compra teve seu pico no início da pandemia, gerando o aumento dos preços destes equipamentos, mas se mantiveram nos meses que se seguiram.
A realidade narrada proporciona subsídios para que os novos e antigos empreendedores analisem o mercado e identifiquem seu público-alvo. Desta forma, as características apresentadas caracterizam:
Segmento de mercado.
Estratégias de Marketing.
Mercado de forma geral apenas.
Operações comerciais e fluxo de compra.
Posicionamento de mercado frente aos concorrentes.

Há um momento certo para empreender? É uma pergunta que terá inúmeras respostas, dado que é necessário entender o momento que ela se aplica. Por exemplo, em uma situação passada muitos empreendedores tiveram seus esforços impactados pela revogação de uma lei que não tornava obrigatório um item de segurança, neste caso o extintor de incêndio, acarretando em elevados prejuízos, fechamento de empreendimentos que tinham seu funcionamento dependente deste produto.
O exemplo apresentado é um dos inúmeros que podemos mencionar para aplicarmos ao fator de mortalidade de negócios aqui retratado. Desta forma, assinale a alternativa que contempla ao fator correspondente a este exemplo.
Falta de planejamento prévio.
Gestão empresarial ineficiente.
Falta de conhecimento do mercado.
Condições de Mercado desfavoráveis.
Comportamento empreendedor inadequado.

Para iniciar um negócio o empreendedor não necessariamente precisa contar recursos financeiros para investir no próprio negócio, ou seja, existe a possibilidade de pleitear investimento de terceiro que além do capital podem contribuir com a profissionalização do negócio, ou seja, toda ajuda é bem-vinda.
Assim, muitas destas empresas ainda podem contar com os investidores denominados de anjos. Sobre os investidores anjos, assinale a alternativa correta.
Os investidores anjos são empreendedor por necessidade.
Os anjos tem um único interesse de investimento e retorno.
Os investidores anjos dão orientação ao negócio e ajuda financeira.
Os investidores anjos são formados por professores de Universidades.
Os investidores anjos são empresas internacionais em busca de talentos.

Empresa Júnior ou EJ é uma organização sem fins lucrativos de cunho educacional, gerida exclusivamente por alunos de graduação, que presta serviços para empresas sob orientação de professores. Em sua estrutura, as empresas juniores são idênticas às empresas reais, com princípios de governança corporativa e regulamentação própria. Geralmente, os serviços são prestados a pequenas e médias empresas, mas também podem atender às necessidades de grandes empresas, ONGs e órgãos públicos.
As Empresas Juniores são formas de intraempreendedorismo, dado que os alunos participam deste formato de ação voltada à prática. Assim, com base nesta informação, analise as asserções a seguir e a relação proposta entra elas: I. Os alunos acabam por investirem em sua carreira ao anteciparem experiências que viriam a ter no desempenho de suas profissões. PORQUE II. Considera-se que este aluno foi um consultor e que somatizou experiências das empresas às quais prestou essa consultoria. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A tomada de decisão é um dos comportamentos que compõe as características do empreendedor. E esta característica é fundamental para ampliar seus esforços dentro da percepção do negócio, mercado e competitividade. No entanto, é cada vez mais corriqueiro que, o empreendedor tenha dificuldades em relação a este comportamento, por diversos motivos. Considero o mais relevante o domínio interno do negócio, a preocupação com o fluxo de operações, com os processos internos e a comunicação, focado nestes pontos o empreendedor deixa para segundo plano o fator externo (concorrentes, clientes, tendência, tecnologia...), dificultando a tomada de decisão por falta de informações no contexto geral em que se enquadra.
Com base no excerto acima, analise as asserções a seguir e a relação proposta entra elas: I. No universo da tomada de decisões, o empreendedor irá se deparar com algumas fases e a primeira delas é a identificação do problema, que virá acompanhado de frustrações, dúvidas e curiosidades. PORQUE II. O empreendedor precisará, no processo de tomada decisão, identificar e avaliar cada situação, de modo a diagnosticar e entender o que de fato está acontecendo em cada fase do processo. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

Boa parte das pessoas já desejaram uma vez na vida ter o próprio negócio. É praticamente um sonho para muitas pessoas. Entretanto, empreender não é algo simples. É necessário que haja todo um planejamento para entender como o mercado funciona, quem são os clientes, quais produtos ou serviços serão ofertados, além de outros aspectos não menos importantes. Para que o empreendedor não vá do sonho à desilusão, é necessário alguns cuidados.
Avalie, nas afirmativas abaixo, quais fatores podem levar um empreendedor do sonho à desilusão. I. Não planejar de forma adequada o novo negócio. II. Não ter expertise e conhecimentos de gestão. III. Não desenvolver as habilidades empreendedoras. IV. A falta de sorte frente ao novo negócio. V. Não saber se relacionar com as pessoas. É correto o que se afirmam em:
I, apenas.
I e II, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e V, apenas.
I, II, III, IV e V.

A missão significa a razão de ser do próprio negócio. Por que ele foi criado. Para que ele existe. O empreendedor pode abrir um negócio por muitas razões diferentes. Algumas dessas razões são positivas e construtivas: prestar um novo e diferente serviço à sociedade, satisfazer novas expectativas dos consumidores, aproveitar e incrementar novas tecnologias, ajudar a comunidade em determinados setores mais carentes, expressar criatividade e inovação ou investir a poupança em um negócio rentável. Assim, você empreendedor que vai empreender na área econômica, precisa entender o que é a visão, missão etc.
Assinale a alternativa correta para definição do significado da visão de negócio.
A visão é a razão da existência da empresa.
A visão retrata os sonhos dos empreendedores.
A visão é a situação que a empresa deseja alcançar.
A visão representa a realidade institucional da empresa.
A visão é um objetivo que já foi alcançado pelo empreendedor.

O empreendedor apresenta-se como um personagem que está sempre em busca de aperfeiçoamento, seja proprietário ou colaborador, realizando ações para que o negócio venha a tornar-se próspero, sendo ainda um indivíduo questionador que não se contenta com as situações atuais do mercado.
Considerando os aspectos que permeiam o perfil do empreendedor e que o mesmo se diferencia de um gestor de empresas, analise as afirmacoes a seguir quanto à tais diferenças.
I. Os gestores possuem como motivação primária a independência e a oportunidade para criar algo novo e dinheiro, tomando suas decisões considerando a alta gestão da organização que faz parte.
II. Os empreendedores tentam evitar erros e surpresas adiando o reconhecimento do fracasso deixando de realizar atividades mais racionais e se reportando sempre à um superior.
III. Um empreendedor pode realizar atividades mais relacionadas ao gerente, pois, principalmente no início do seu negócio, precisa propiciar que haja retorno, bem como, tenha longevidade.
IV. Um gerente que executa muito bem as atribuições que são de responsabilidade dele não é um empreendedor, porém, quando ele contribui para o crescimento da organização propondo novas ideias na construção, ele pode ser considerado um intraempreendedor.
I, apenas.
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
I, II, IV, apenas.
I, II, III e IV.

O modelo de negócio surge com o intuito de facilitar entendimento completo de um negócio; tem ainda o objetivo de descrever todos os elementos e fases que compõem um empreendimento, proporcionando a integração da organização. Assim sendo, ao proporcionar uma visualização completa dos processos da organização, o Modelo de Negócio possibilita inovar, estabelecendo uma proposta de valor única para o empreendimento. O principal benefício do modelo é a sua simplicidade e rápida implementação. Com uma caneta, alguns post-its e uma boa mesa, o empresário vai poder trabalhar com uma metodologia criativa para melhoria dos negócios.
Diante do excerto acima, com base nesta informação, analise as asserções a seguir: I. Identificar e conhecer os aspectos de uma organização permite ao empreendedor/gestor desenhar estratégias mais fundamentadas envolvendo todo o ambiente organizacional. PORQUE II. Ainda que cause estranheza, não lançar mão de um modelo de negócio não torna uma organização ineficaz ou não saudável, quiçá poderá enfrentar alguns problemas, mas nem tão sérios que não possam ser resolvidos. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

O ano de 2020 foi marcado pela Pandemia de Covid-19, e muitos comportamentos foram consolidados dado a uma demanda geral. Todavía, novos hábitos de consumo surgiram para públicos específicos, como os professores que precisaram se modernizar para a manutenção das aulas, através do modelo remoto, neste caso, foi crescente a demanda por câmeras, suportes para smartphone e iluminação, as compras foram realizadas devida a falta de equipamentos necessários para as aulas, uma vez que, em suas residências não dispunham de equipamentos para gravação e transmissão de vídeos. A periodicidade da compra teve seu pico no início da pandemia, gerando o aumento dos preços destes equipamentos, mas se mantiveram nos meses que se seguiram.
A realidade narrada proporciona subsídios para que os novos e antigos empreendedores analisem o mercado e identifiquem seu público-alvo. Desta forma, as características apresentadas caracterizam:
Segmento de mercado.
Estratégias de Marketing.
Mercado de forma geral apenas.
Operações comerciais e fluxo de compra.
Posicionamento de mercado frente aos concorrentes.

Há um momento certo para empreender? É uma pergunta que terá inúmeras respostas, dado que é necessário entender o momento que ela se aplica. Por exemplo, em uma situação passada muitos empreendedores tiveram seus esforços impactados pela revogação de uma lei que não tornava obrigatório um item de segurança, neste caso o extintor de incêndio, acarretando em elevados prejuízos, fechamento de empreendimentos que tinham seu funcionamento dependente deste produto.
O exemplo apresentado é um dos inúmeros que podemos mencionar para aplicarmos ao fator de mortalidade de negócios aqui retratado. Desta forma, assinale a alternativa que contempla ao fator correspondente a este exemplo.
Falta de planejamento prévio.
Gestão empresarial ineficiente.
Falta de conhecimento do mercado.
Condições de Mercado desfavoráveis.
Comportamento empreendedor inadequado.

Para iniciar um negócio o empreendedor não necessariamente precisa contar recursos financeiros para investir no próprio negócio, ou seja, existe a possibilidade de pleitear investimento de terceiro que além do capital podem contribuir com a profissionalização do negócio, ou seja, toda ajuda é bem-vinda.
Assim, muitas destas empresas ainda podem contar com os investidores denominados de anjos. Sobre os investidores anjos, assinale a alternativa correta.
Os investidores anjos são empreendedor por necessidade.
Os anjos tem um único interesse de investimento e retorno.
Os investidores anjos dão orientação ao negócio e ajuda financeira.
Os investidores anjos são formados por professores de Universidades.
Os investidores anjos são empresas internacionais em busca de talentos.

Empresa Júnior ou EJ é uma organização sem fins lucrativos de cunho educacional, gerida exclusivamente por alunos de graduação, que presta serviços para empresas sob orientação de professores. Em sua estrutura, as empresas juniores são idênticas às empresas reais, com princípios de governança corporativa e regulamentação própria. Geralmente, os serviços são prestados a pequenas e médias empresas, mas também podem atender às necessidades de grandes empresas, ONGs e órgãos públicos.
As Empresas Juniores são formas de intraempreendedorismo, dado que os alunos participam deste formato de ação voltada à prática. Assim, com base nesta informação, analise as asserções a seguir e a relação proposta entra elas: I. Os alunos acabam por investirem em sua carreira ao anteciparem experiências que viriam a ter no desempenho de suas profissões. PORQUE II. Considera-se que este aluno foi um consultor e que somatizou experiências das empresas às quais prestou essa consultoria. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

Prévia do material em texto

11/05/2023, 19:54 Unicesumar - Ensino a Distância
about:blank 1/6
ATIVIDADE 3 - RH - EMPREENDEDORISMO - 51/2023
Período:10/04/2023 08:00 a 28/04/2023 23:59 (Horário de Brasília)
Status:ENCERRADO
Nota máxima:0,50
Gabarito:Gabarito será liberado no dia 29/04/2023 00:00 (Horário de Brasília)
Nota obtida:0,40
1ª QUESTÃO
A tomada de decisão é um dos comportamentos que compõe as características do empreendedor. E esta
característica é fundamental para ampliar seus esforços dentro da percepção do negócio, mercado e
competitividade. No entanto, é cada vez mais corriqueiro que, o empreendedor tenha dificuldades em
relação a este comportamento, por diversos motivos. Considero o mais relevante o domínio interno do
negócio, a preocupação com o fluxo de operações, com os processos internos e a comunicação, focado
nestes pontos o empreendedor deixa para segundo plano o fator externo (concorrentes, clientes, tendência,
tecnologia...), dificultando a tomada de decisão por falta de informações no contexto geral em que se
enquadra.
 
Disponível em: https://bityli.com/Sbzzz. Acessado em: 15 fev. 2022.
 
Com base no excerto acima, analise as asserções a seguir e a relação proposta entra elas:
 
I. No universo da tomada de decisões, o empreendedor irá se deparar com algumas fases e a primeira delas
é a identificação do problema, que virá acompanhado de frustrações, dúvidas e curiosidades.
 
PORQUE
 
II. O empreendedor precisará, no processo de tomada decisão, identificar e avaliar cada situação, de modo a
diagnosticar e entender o que de fato está acontecendo em cada fase do processo.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
Atenção! Questão anulada.
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.
11/05/2023, 19:54 Unicesumar - Ensino a Distância
about:blank 2/6
3ª QUESTÃO
Boa parte das pessoas já desejaram uma vez na vida ter o próprio negócio. É praticamente um sonho para
muitas pessoas. Entretanto, empreender não é algo simples. É necessário que haja todo um planejamento
para entender como o mercado funciona, quem são os clientes, quais produtos ou serviços serão ofertados,
além de outros aspectos não menos importantes. Para que o empreendedor não vá do sonho à desilusão, é
necessário alguns cuidados.
 
Avalie, nas afirmativas abaixo, quais fatores podem levar um empreendedor do sonho à desilusão.
I.Não planejar de forma adequada o novo negócio.
II. Não ter expertise e conhecimentos de gestão.
III. Não desenvolver as habilidades empreendedoras.
IV. A falta de sorte frente ao novo negócio.
V. Não saber se relacionar com as pessoas.
 
É correto o que se afirmam em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
I e II, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e V, apenas.
I, II,III, IV e V.
4ª QUESTÃO
A missão significa a razão de ser do próprio negócio. Por que ele foi criado. Para que ele existe. O
empreendedor pode abrir um negócio por muitas razões diferentes. Algumas dessas razões são positivas e
construtivas: prestar um novo e diferente serviço à sociedade, satisfazer novas expectativas dos
consumidores, aproveitar e incrementar novas tecnologias, ajudar a comunidade em determinados setores
mais carentes, expressar criatividade e inovação ou investir a poupança em um negócio rentável. Assim,
você empreendedor que vai empreender na área econômica, precisa entender o que é a visão, missão etc.
CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo, dando asas ao espírito empreendedor. São Paulo: Saraiva,
2013.
 
Assinale a alternativa correta para definição do significado da visão de negócio.
ALTERNATIVAS
A visão é a razão da existência da empresa.
A visão retrata os sonhos dos empreendedores.
A visão é a situação que a empresa deseja alcançar.
A visão representa a realidade institucional da empresa.
A visão é um objetivo que já foi alcançado pelo empreendedor.
5ª QUESTÃO
11/05/2023, 19:54 Unicesumar - Ensino a Distância
about:blank 3/6
O empreendedor apresenta-se como um personagem que está sempre em busca de aperfeiçoamento, seja
proprietário ou colaborador, realizando ações para que o negócio venha a tornar-se próspero, sendo ainda
um indivíduo questionador que não se contenta com as situações atuais do mercado.
 
MIYATAKE, Anderson Katsumi; MAZZEI, Bianca Burdini; PARDO, Paulo. Empreendedorismo. Maringá:
UniCesumar, 2019.
 
Considerando os aspectos que permeiam o perfil do empreendedor e que o mesmo se diferencia de um
gestor de empresas, analise as afirmações a seguir quanto à tais diferenças.
 
I. Os gestores possuem como motivação primária a independência e a oportunidade para criar algo novo e
dinheiro, tomando suas decisões considerando a alta gestão da organização que faz parte.
II. Os empreendedores tentam evitar erros e surpresas adiando o reconhecimento do fracasso deixando de
realizar atividades mais racionais e se reportando sempre à um superior.
III. Um empreendedor pode realizar atividades mais relacionadas ao gerente, pois, principalmente no início
do seu negócio, precisa propiciar que haja retorno, bem como, tenha longevidade.
IV. Um gerente que executa muito bem as atribuições que são de responsabilidade dele não é um
empreendedor, porém, quando ele contribui para o crescimento da organização propondo novas ideias na
construção, ele pode ser considerado um intraempreendedor.
 
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
I, II, IV, apenas.
I, II, III e IV.
6ª QUESTÃO
11/05/2023, 19:54 Unicesumar - Ensino a Distância
about:blank 4/6
O modelo de negócio surge com o intuito de facilitar entendimento completo de um negócio; tem ainda o
objetivo de descrever todos os elementos e fases que compõem um empreendimento, proporcionando a
integração da organização. Assim sendo, ao proporcionar uma visualização completa dos processos da
organização, o Modelo de Negócio possibilita inovar, estabelecendo uma proposta de valor única para o
empreendimento. O principal benefício do modelo é a sua simplicidade e rápida implementação. Com uma
caneta, alguns post-its e uma boa mesa, o empresário vai poder trabalhar com uma metodologia criativa
para melhoria dos negócios.
 
Adaptado. Disponível em: https://bityli.com/SLgvE. Acessado em: 14 fev. 2022.
 
Diante do excerto acima, com base nesta informação, analise as asserções a seguir:
 
I. Identificar e conhecer os aspectos de uma organização permite ao empreendedor/gestor desenhar
estratégias mais fundamentadas envolvendo todo o ambiente organizacional.
 
PORQUE
 
II. Ainda que cause estranheza, não lançar mão de um modelo de negócio não torna uma organização
ineficaz ou não saudável, quiçá poderá enfrentar alguns problemas, mas nem tão sérios que não possam ser
resolvidos.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
7ª QUESTÃO
O ano de 2020 foi marcado pela Pandemia de Covid-19, e muitos comportamentos foram consolidados
dado a uma demanda geral. Todavía, novos hábitos de consumo surgiram para públicos específicos, como
os professores que precisaram se modernizar para a manutenção das aulas, através do modelo remoto,
neste caso,  foi crescente a demanda por câmeras, suportes para smartphone e iluminação, as compras
foram realizadas devida a falta de equipamentos necessários para asaulas, uma vez que, em suas
residências não dispunham de equipamentos para gravação e transmissão de vídeos. A periodicidade da
compra teve seu pico no início da pandemia, gerando o aumento dos preços destes equipamentos, mas se
mantiveram nos meses que se seguiram.
 
A realidade narrada proporciona subsídios para que os novos e antigos empreendedores analisem o
mercado e identifiquem seu público-alvo. Desta forma, as características apresentadas caracterizam:
ALTERNATIVAS
11/05/2023, 19:54 Unicesumar - Ensino a Distância
about:blank 5/6
Segmento de mercado.
Estratégias de Marketing.
Mercado de forma geral apenas.
Operações comerciais e fluxo de compra.
Posicionamento de mercado frente aos concorrentes.
8ª QUESTÃO
Há um momento certo para empreender? É uma pergunta que terá inúmeras respostas, dado que é
necessário entender o momento que ela se aplica. Por exemplo, em uma situação passada muitos
empreendedores tiveram seus esforços impactados pela revogação de uma lei que não tornava obrigatório
um item de segurança, neste caso o extintor de incêndio, acarretando em elevados prejuízos, fechamento
de empreendimentos que tinham seu funcionamento dependente deste produto. 
 
O exemplo apresentado é um dos inúmeros que podemos mencionar para aplicarmos ao fator de
mortalidade de negócios aqui retratado. Desta forma, assinale a alternativa que contempla ao fator
correspondente a este exemplo.
ALTERNATIVAS
Falta de planejamento prévio.
Gestão empresarial ineficiente.
Falta de conhecimento do mercado.
Condições de Mercado desfavoráveis.
Comportamento empreendedor inadequado.
9ª QUESTÃO
Para iniciar um negócio o empreendedor não necessariamente precisa contar recursos financeiros para
investir no próprio negócio, ou seja, existe a possibilidade de pleitear investimento de terceiro que além do
capital podem contribuir com a profissionalização do negócio, ou seja, toda ajuda é bem-vinda.
 
CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo, dando asas ao espirito empreendedor. São Paulo: Saraiva,
2007.
 
Assim, muitas destas empresas ainda podem contar com os investidores denominados de anjos. Sobre os
investidores anjos, assinale a alternativa correta.
ALTERNATIVAS
Os investidores anjos são empreendedor por nessidade.
Os anjos tem um único interesse de investimento e retorno.
Os investidores anjos dão orientação ao negócio e ajuda financeira.
Os investidores anjos são formados por professores de Universidades.
Os investidores anjos são empresas internacionais em busca de talentos.
10ª QUESTÃO
11/05/2023, 19:54 Unicesumar - Ensino a Distância
about:blank 6/6
Empresa Júnior ou EJ é uma organização sem fins lucrativos de cunho educacional, gerida exclusivamente
por alunos de graduação, que presta serviços para empresas sob orientação de professores. Em sua
estrutura, as empresas juniores são idênticas às empresas reais, com princípios de governança corporativa e
regulamentação própria. Geralmente, os serviços são prestados a pequenas e médias empresas, mas
também podem atender às necessidades de grandes empresas, ONGs e órgãos públicos.
 
Disponível em: <https://www.sbcoaching.com.br/blog/empresa-junior/>. Acesso em: 11 fev. 2021;
 
As Empresas Juniores são formas de intraempreendedorismo, dado que os alunos participam deste formato
de ação voltada à prática. Assim, com base nesta informação, analise as asserções a seguir e a relação
proposta entra elas:
 
I. Os alunos acabam por investirem em sua carreira ao anteciparem experiências que viriam a ter no
desempenho de suas profissões.
 
PORQUE
 
II. Considera-se que este aluno foi um consultor e que somatizou experiências das empresas às quais
prestou essa consultoria. 
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas

Mais conteúdos dessa disciplina