Buscar

Contribuições da Matemática para o Desenvolvimento do Raciocínio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 1
Não se pode afirmar que a matemática desenvolve o raciocínio, mas é possível dizer que contribui para o desenvolvimento do raciocínio dedutivo. Piaget (1981) afirma que é a constituição das operações que permite a construção do número, do espaço, do tempo e da velocidade, que transforma a pré-lógica intuitiva e egocêntrica do sensório-motor em coordenação racional, ao mesmo tempo dedutiva e experimental.  
 
Fonte: NOGUEIRA, C. M. I.; BELLINI, L. M.; PAVANELLO, R.M. O ensino de matemática e das ciências naturais nos anos iniciais na perspectiva da epistemologia genética. Curitiba: CRV, 2013. 
 
 
Observe a figura abaixo: 
 
 
Descreva, levando-se em conta o conhecimento físico, lógico matemático e o senso comum, pelo menos uma visão da figura que pode ser identificada em cada um dos pontos de vista citados (físico, lógico matemático e senso comum).? 
Uma das contribuições mais significativas feitas por Piaget para a compreensão psicológica foi a sua teoria dos tipos de conhecimento. 
As crianças adquirem conhecimento físico recolhendo sobre o mundo através da observação. Essas informações são recolhidas durante a infância, desenvolvendo uma compreensão das emoções através da leitura das expressões dos outros, ou aprendendo lições acadêmicas básicas enquanto jogam com brinquedos. 
No caso da figura acima, a criança pode ver uma estrela formada por dois triângulos dispostos em posições opostas.
O conhecimento lógico-matemático não é adquirido apenas através da observação, mas por meio de processamento mental da informação que obtêm através da observação. Segundo Piaget, esse conhecimento é uma construção que resulta da ação mental da criança sobre o mundo, construído a partir de relações que a criança elabora na sua atividade de pensar o mundo, e das ações sobre os objetos. 
Conforme esse conhecimento, a criança poderá observar no centro da imagem, principalmente se estiver com uma cor diferente, um hexágono e nas pontas seis triângulos menores do mesmo tamanho.
O conhecimento social é o último e mais complexo tipo de conhecimento que as crianças aprendem a adquirir. A aquisição desse conhecimento depende de um entendimento das formas em que os indivíduos se comunicam e criam laços. Pois este tipo de conhecimento requer uma compreensão complexa das emoções humanas e estímulos sociais. 
Conforme a imagem acima, a criança poderá definir a figura como uma estrela e associá-la a um símbolo usado em diversos lugares.
Por fim, ao compreendermos esses tipos de conhecimentos, podemos ser capazes de entender melhor as maneiras pelas quais as crianças passam a adquirir conhecimento.

Outros materiais