Buscar

medicina e cirurgia atividade 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A toxina botulínica do tipo A é uma substância neurotóxica em atual destaque devido à sua eficácia em aplicações estéticas terapêuticas, preventivas e corretivas, não cirúrgicas, com rara resposta imunológica, com relação às rugas dinâmicas. Estas são produzidas em termos gerais por contrações repetitivas dos músculos faciais e pelo envelhecimento do tegumento, isto é a pele humana, através de um mecanismo de ação eficiente, minimamente invasivo, trazendo benefícios reais, dentro de expectativas também reais.” (RIBEIRO, I. N. S. et al. O uso da toxina botulínica tipo “A” nas rugas dinâmicas do terço superior da face. Revista da Universidade Ibirapuera, São Paulo, v. 7, p. 31-37, 2014.)
Apesar de ser uma substância que apresenta muito benefícios ao paciente, desde a estética até problemas de função, a aplicação de toxina botulínica ainda apresenta contraindicações. Assinale a alternativa com as contraindicações corretas.
· Pacientes com doenças neuromusculares e de colágeno 
O reparo tecidual é um estado dinâmico que compreende diferentes processos, entre eles, inflamação, proliferação celular e síntese de elementos que constituem a matriz extracelular, como colágeno, elastina e fibras reticulares. A síntese de colágeno é processo rápido e harmônico que tem seu início com a lesão intersticial e se estende até o final da fase de cicatrização, quando ocorre a remodelação dos tecidos.” (ROCHA JUNIOR, A. M. et al. Modulação da proliferação fibroblástica e da resposta inflamatória pela terapia a laser de baixa intensidade no processo de reparo tecidual. An. Bras. Dermatol.,  Rio de Janeiro, v. 81, n. 2, p. 150-156,  2006.   Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/abd/v81n2/v81n02a06.pdf. Acesso em: 27 fev. 2020.
Sobre o reparo tecidual, qual é a técnica de eletroterapia capaz de auxiliar nesse processo?
· Laser de baixa potencia 
Na fase de pós-operatório, temos mais um menos riscos de complicação, de acordo com o porte da cirurgia, técnicas adotadas no ato cirúrgico, atendimentos pós-operatório e condutas em casa. Os roxos na pele acontecem constantemente e não há como evitar o seu aparecimento, apenas acelerar o processo para que a “mancha” despareça.
Assinale a alternativa que aponta corretamente a diferença entre equimose e hematoma.
· O hematoma é quando o sangue estravasado coagula e infiltra no tecido como consequência de uma pancada, por exemplo. A equimose é uma coleção sanguínea formada decorrente de descolamento de tecido como consequência de um trauma cirúrgico.
Quando expomos o nosso organismo a uma intervenção cirúrgica, entendemos que os riscos existem. No caso da cirurgia plástica estética, há a exposição de um organismo saudável ao risco, portanto, nenhum cuidado deve ser excluído A conduta correta é que o paciente assine um termo no qual verifica as informações e fica ciente de cada um dos riscos e a formação da fibrose é um desses riscos.Nesse sentido, assinale a alternativa que descreve corretamente o que é uma fibrose.
· Ondulações e irregularidades na superfície do tecido causadas por uma resposta exagerada e desordenada do organismo de formação de tecido conjuntivo e proteínas de pele, em camadas mais profundas.
O profissional de Estética tem hoje uma infinidade de perfis de pacientes. Muitos deles vem até o atendimento já tendo realizado ou realizando algum tipo de procedimento com dermatologistas ou cirurgiões plásticos e, em alguns casos, esse paciente já vem com alguma aplicação de toxina botulínica ou preenchimento, limitando em alguns pontos os recursos do esteticista para atendimento.
Dentre as alternativas a seguir, assinale aquela que apresenta informações verdadeiras sobre recursos estéticos que podem ser realizados em pacientes com aplicação de toxina botulínica.
· Recursos cosméticos e fototerapia.
O número de opções de preenchedores cosméticos disponíveis no mercado brasileiro aumentou nos últimos anos. Embora preenchimentos faciais tenham perfil de segurança muito favorável, entre 2003 e 2008, nos Estados Unidos, a Food and Drug Administration recebeu 930 notificações de efeitos adversos pós-comercialização, 823 classificados como graves.” (PARADA, M. B.; CAZERTA, C.; AFONSO, J. P. J. M.; NASCIMENTO, D. I. S. Manejo de complicações de preenchedores dérmicos. Surgical e Cosmetic Dermatology, v. 8., n. 4, p. 342-351, 2016. Disponível em: http://www.surgicalcosmetic.org.br/detalhe-artigo/517/Manejo-de-complicacoes-de-preenchedores-dermicos. Acesso em: 27 fev. 2020.)
A busca por procedimentos de preenchimento, principalmente, facial, com o objetivo de harmonizar os traços do rosto, vem crescendo cada vez mais. Apesar disso, podemos encontrar algumas complicações. Assinale a alternativa que aponta as principais complicações para tal procedimento.
· Granuloma
A drenagem linfática tem como objetivo aumentar o volume e a velocidade da linfa a ser transportada pelos vasos e ductos linfáticos, por meio de manobras que imitem o bombeamento fisiológico. Ela tem influência direta no aumento da oxigenação dos tecidos, favorece a eliminação de toxinas e metabólitos, aumenta a absorção de nutrientes por meio do trato digestório, aumenta a quantidade de líquidos a ser eliminada e melhora as condições de absorção intestinal, dentre outras funções.” (SBD - Sociedade Brasileira de Dermatologia. Drenagem linfática - O que é? Procedimentos, [201-]. Disponível em: https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/procedimentos/drenagem-linfatica/19/. Acesso em: 27 fev. 2020.)
Quais são as complicações que podemos evitar com a realização da drenagem linfática manual?
· Fibroses.
A trombose ocorre quando há formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias grandes das pernas e das coxas. Esse coágulo bloqueia o fluxo de sangue e causa inchaço e dor na região.”. “... ocorre, geralmente, após cirurgia, corte ou falta de movimento por muito tempo, sendo mais frequente após procedimentos cirúrgicos ortopédicos, oncológicos e ginecológicos.” (BRASIL. Ministério da Saúde. Trombose: causas, sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção. Saúde de A a Z, [201-]. Disponível em: https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/trombose-causas-sintomas-diagnostico-tratamento-e-prevencao. Acesso em: 27 fev. 2020.)
Assinale a alternativa que indica o nome correto da condição quando o coágulo sanguíneo se desprende e se movimenta através da corrente sanguínea.
· Embolia.
Vemos atualmente uma grande repercussão sobre o uso de toxina botulínica. Apesar disso, muitas expectativas falsas são geradas por fotos e mídias sociais e esse fator, somado à resultados insatisfatórios e dúvidas geradas a partir da utilização da técnica por profissionais não habilitados, leva à um descredito por parte do público que não deveria existir, pois a toxina botulínica é um incrível aliado da estética e também da saúde.
Analise as asserções abaixo e a relação entre elas:
I. A aplicação de toxina botulínica deve ser realizada apenas por profissionais capacitados e habilitados para tal técnica.
 
PORQUE
 
II. A aplicação incorreta pode gerar resultados insatisfatórios e inestéticos, além de prejuízos à saúde do paciente.
Assinale a alternativa correta:
· A primeira e a segunda são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
“As Infecções em Sítio Cirúrgico (ISC) são as maiores fontes de morbidade e mortalidade entre os pacientes submetidos a cirurgias. Estimase que as ISC prolonguem o tempo de internação em mais de sete dias, em média, e conseqüentemente, elevem seus custos. Sua incidência pode variar, sendo em média de 2 a 5% para as cirurgias consideradas ‘limpas’. (SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE SÃO PAULO. Projeto estadual de prevenção de infecção cirúrgica - PROVITAE Infecção em Sítio Cirúrgico. Coordenação de Controle de Doenças CCD, [201-]. Disponível em: http://www.saude.sp.gov.br/resources/cve-centro-de-vigilancia-epidemiologica/areas-de-vigilancia/infeccao-hospitalar/provitae/provitae_infeccao.pdf. Acesso em: 27 fev. 2020.)
Analise as alternativas abaixo quanto tenham a informação que descreve corretamentecada tipo de cirurgia:
1. Cirurgia limpa - Sítio cirúrgico sem sinais de inflamação, sem contato com trato respiratório, alimentar, genital e urinário. O fechamento deve ser primário com drenagem quando necessária fechada.
2. Cirurgia potencialmente contaminada - Feridas abertas acidentalmente ou cirurgias com quebraimportante de técnica asséptica ou grande contaminação do trato gastrintestinal. Cirurgias que entram no trato urinário com urina infecciosa ou trato biliar com bileinfectada ou cirurgias onde é achado tecido inflamatório agudo não purulento.
3. Cirurgia contaminada - Sítio cirúrgico entra nos tratos respiratório, genital, gastrintestinal ou urinário em condições controladas e sem contaminação acidental.
4. Cirurgias infectadas - Lesões traumáticas antigas com tecido desvitalizado, corpo estranho, contaminação fecal, quando há perfuração inesperada de víscera.
É correto o que se afirma em:
· Apenas I

Continue navegando