Buscar

RESUMO DO FILME - BOYHOOD

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

(
C
 
U
 
R
 
S
 
O
D
 
E
P
 
S
 
I
 
C
 
O
 
L
 
O
 
G
 
I
 
A
)
 (
1.
 
IDENTIFICAÇÃO
)
Curso de Psicologia
Disciplina: Estudo Integrado Multidisciplinar II Carga horária: 60 horas
Período: 2023/2 Semestre: 2o
Acadêmica: Emanuela Linz Silvino - Matrícula 51384531
Professora: Esp. Alexandra Marcelina da Silva Barros
 (
2
.
 
ATIVIDADE
)
Atividade I - Resumo do Filme Boyhood: Da infancia a Juventude
O filme mostra a vida de Mason (Ellar Coltrane) e sua família: as etapas da vida, as decepções, o amadurecimento, inicia quando o menino tem 6 anos e os pais já estão separados. Fruto de pais imaturos, ele e a irmã vivem as turras, ou seja, fazendo birras, sem que o amor deixe de existir. A mãe tenta administrar seu lugar de mãe e de mulher, pois sem o suporte do ex-marido, torna-se a única responsável pela administração da casa.
Boyhood, que traduzido para português significa infância, acompanha o desenvolvimento de Mason, retratando mudanças cíclicas que ocorrem na família durante o período de sua infância e juventude. Ele é filho de pais divorciados como tantas outras crianças, enfrenta as mudanças em sua volta e as que ocorrem com ele mesmo. Logo, ser e ambiente se influenciam mutuamente e transformam-se ao longo desse estágio, exatamente como a vida é.
Mason pouco fala, pois é extremamente introspectivo, em parte porque é de sua natureza e em parte por conta de tudo que ele vivencia dentro de casa desde muito pequeno. Não é difícil para quem assista ao filme não se identificar com alguma passagem do mesmo. Na busca pela construção de uma “família”, a mãe perde a capacidade de perceber relacionamentos saudáveis. Mason sinaliza a questão para mãe, na cena em que ela afirma que está buscando uma família para eles e ele responde que eles já são uma família. Esse ideal de família nuclear que ela persegue, resulta no envolvimento disfuncional, pois o novo marido é alcoólatra. O pai, por sua vez, retrata a imaturidade de muitos, que não assumem completamente a paternidade. Esporadicamente, ele passa algumas tardes com os filhos, tentando cobrar um diálogo coerente, apesar da distância. Pais e filhos vão amadurecendo diante de nossos olhos, enfrentando mudanças, eventos estressores, crises previsíveis ou não. Mason, por outro lado, enfrenta as crises do próprio desenvolvimento, em paralelo com as mudanças físicas e psicológicas do seu meio.
Perdas e ganhos, amizades, amores, frustrações da infância, da adolescência, da vida adulta, erros e acertos durante um período de vida familiar. Aproximações e afastamentos nas relações afetivas, familiares e sociais, intimidade e estranhamento, decisões e indecisões, assim segue o filme, que encanta por sua verdade, revelando as imperfeições que nos tornam humanos.

Outros materiais