Buscar

estudo dirigido nutrição social

Prévia do material em texto

As questões a seguir devem ser respondidas individualmente sem uso de citações ou referencial bibliográfico, ou seja, serão consideradas respostas escritas com suas próprias palavras, através do seu entendimento sobre o conteúdo. Cópia de referenciais serão consideradas plágio e haverá desconsideração na nota.
Entrega: 20/03 Valor: 1,00
1. A saúde e a doença sempre fizeram parte da relação do homem com o seu meio natural e social e ao longo da história da humanidade o entendimento sobre esse processo sofreu várias alterações, sendo essas determinadas pelas estruturas social, científica e política específica do momento histórico vivido. Com suas palavras, faça um resumo da evolução histórica do entendimento do conceito saúde-doença, desde antes de cristo até o marco de 1986.
2. O que são determinantes sociais de saúde? Cite alguns exemplos
Os Determinantes Sociais de Saúde é um conceito que se refere a vários acontecimentos que impactam as condições de saúde de uma população. Elas podem ser: social, ambiental, politica e governamental. Essas determinantes agravam muitas vezes a saúde da população, pois dificulta o acesso à proteção e ao cuidado.
3. Com suas palavras explique a diferença entre saúde pública e saúde coletiva.
	Na Saúde pública buscam-se meios para evitar as doenças e prolongar a vida. Sua preocupação é o diagnostico precoce, o tratamento da doença e o desenvolvimento dos mecanismos sociais que assegurarão esses direitos para um padrão de vida adequado para a manuntenção de saúde. Na Saúde coletiva temos uma área de cunho social e politico que visa melhorias nos determinantes sociais a fim de evitar os agravos e doenças. Suas praticas são voltadas para promoção e prevenção assegurando assim o bem estar coletivo.
4. Até a criação do SUS a saúde pública no Brasil passou por períodos turbulentos, com características e situações marcantes. Com suas palavras, descreva esses principais acontecimentos desde o Sec. 20 até a promulgação da constituição em 1988.
	No Brasil até a década de 30 a saúde pública só funcionava devido ao interesse, a partir de 1930 a saúde começa a atuar para tender determinados problemas e com isto foi criado alguns programas que seguem até hoje, porém esses programas não levavam em considerações vários fatores. Nessa mesma década as Caps tornam-se Instituto de Aposentadoria e Pensão onde a preocupação deixava de ser a prevenção e visava somente à recuperação da força do trabalhador.
	O tempo vai passando e com isto fica claro que os problemas de saúde não poderiam ser focados apenas no indivíduo, mas que era necessário compreender todo o meio devido às transformações da época.
	Em 1986 acontece a XVIII Conferência Nacional de Saúde, a partir dai surge um novo modelo de saúde começa a despontar a importância da saúde como direito a todos os cidadões não importando o vínculo empregatício. Surge então o SUS com uma nova estratégia para reverter à forma de assistência a saúde, visando uma nova concepção de saúde, não mais centrada na assintencia a doença, mas, sobretudo na qualidade de vida. 
5. O que é atenção primária a saúde (APS)? Cite um exemplo de ação da APS em que o nutricionista se encaixa.
A Atenção Primária a Saúde ou Unidade Básica de Saúde é a porta de entrada dos usuários ao sistema de saúde, é nestas unidades que o usuário irá encontrar serviços especializados em promoção, prevenção e diagnóstico entre outros cuidados, tudo isso realizado por uma equipe multiprofissional. O nutricionista é responsável por fornecer suporte clínico nutricional e também atuar na gestão das ações de alimentação e nutrição.
6. Com suas palavras explique qual o princípio básico da Epidemiologia e suas premissas.
			Os agravos na saúde não ocorrem ao acaso na população. 
· A desigualdade é fator crucial nos agravos da população. Isso é uma preocupação constante da premissa epidemiológica.
· Quando há o conheimento dos fatores deteminantes é possivel direcionar ações especifica e assim aumentar as medidas preventivas e curativas. 
7. A Epidemiologia destaca que o conhecimento da etiologia da doença pode esmiuçar o trabalho da Prevenção em saúde. Segundo essa área do conhecimento, a prevenção apresenta-se em 5 níveis agrupados em: prevenção primária, prevenção secundária e prevenção terciária. Com suas palavras explique e dê exemplos desses tipos de prevenção e quais níveis apresentam-se dentro de cada um.
Prevenção primária – Primeiro contato com o sistema de saúde (promoção de saúde - condições para satisfação das necessidades básicas do indíviduo) e proteção específica (pré-natal e vacinação).
Prevenção secundária - Prestação de serviços especializados (diagnóstico e tratamento precoce) Intervenções médicas ou cirurgias precoces.
Prevenção terciaria – serviços altamente especializados (Hospitais de grandes portes, cirurgias...) treinamento do deficiente, proteses e orteses.
8. O cuidado na organização e investigação dos resultados advindos dos estudos da epidemiologia é imprescindível para a correta leitura e planejamento de ações que possam mudar o contexto de saúde. Cite os três principais explicando- os.
Estudos descritivos – Os estudos descritivos visam responder as perguntas: quando, onde e quem adoece? Oo seja seu objetivo é determinar a distribuição de doenças ou condições relacionadas à saúde, segundo o tempo, o lugar ou as características dos indivíduos.
Estudos analíticos – Os estudos analíticos são delineados para examinar a existência de associação entre uma exposição e uma doença ou condição relacionada à saúde.
Estudos experimentais – Os estudos experimentais são utilizados para examinar a existência de associação entre uma exposição e uma doença ou condição relacionada à saúde. Temos como exemplo os estudos para comprovar a eficacia das vacinas, esses estudos devem sempre priorizar a etica.

Continue navegando