Logo Passei Direto
Buscar

PROVA 4 POLITICA EM SEVIÇO SOCIAL

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O assistente social do SUAS que trabalha diretamente com as famílias deve organizá-las no território e incluí-las em trabalhos comunitários, tendendo ao fortalecimento das organizações sociais já existentes no território, como também fortalecer a autonomia e a reflexão crítica das famílias que contribuíra para que elas vislumbrem novos horizontes.
Sobre famílias referenciadas no SUAS, analise as sentenças a seguir: I- São referenciadas aquelas que vivem em territórios vulneráveis estabelecidos por órgãos governamentais. II- Elas geralmente não dispõem de condição para fornecer todas as necessidades básicas para os seus membros. III- O Estado e o mercado amparam na íntegra as necessidades destas famílias assim que são identificadas. Assinale a alternativa CORRETA:
a) As sentenças I e II estão corretas.
b) Somente a sentença I está correta.
c) As sentenças I e III estão corretas.
d) As sentenças II e III estão corretas.

De acordo com as reflexões de Gramsci, na “revolução passiva”, as forças produtivas da indústria, através de uma intervenção maciça do Estado, desenvolveram-se intensamente, com o objetivo de favorecer a consolidação e a expansão do capitalismo monopolista. Com isso, por exemplo, a ditadura brasileira adotou alguns procedimentos que fortaleceram o projeto de dominação imposto pelo sistema que estava em vigor.
A respeito disso, analise as sentenças a seguir: I- O capital multinacional que tende a oligopolista, se implanta através dos setores mais modernos e mais rentáveis, isto é, na indústria de bens duráveis. II- Formam-se conglomerados cada vez maiores em todos os setores da economia. III- Nesse processo, entram na órbita do capital multinacional várias empresas nacionais, por compra ou simples associação. Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a sentença III está correta.
B Somente a sentença II está correta.
C As sentenças I, II e III estão corretas.
D Somente a sentença I está correta.

Somente a partir da Constituição Federal de 1988, LOAS, PNAS/2004 e NOB/SUAS/2005 é que a Assistência Social ‘legalmente’ passa a figurar no campo do direito enquanto política social. E enquanto política social, no seu modelo protetivo, elege a família para a centralidade das suas ações, objetivando a potencialização desse grupo social para a sustentabilidade e concretização dos direitos dos seus membros. Existe o reconhecimento dos avanços, contudo existem diversas críticas ao desenvolvimento dos programas que acabariam por reforçar o modelo familista.
Sobre o tema, analise as sentenças a seguir: I- O familismo é o processo de responsabilização das famílias nas políticas sociais. As famílias são convocadas como uma das principais instâncias pela provisão de bem-estar social. Nos regimes chamados de familistas, há uma oferta de serviços públicos que amenizam os custos enfrentados pelas famílias. O processo de responsabilização das famílias é analisado a partir do ângulo dos serviços sociais ofertados. II- O foco do familismo se concentra na instrumentalização das mulheres (boa gestora da pobreza), cujo trabalho desenvolvido na esfera domiciliar e dos cuidados tem servido de pilar para os sistemas de proteção social. O trabalho não pago das mulheres tem sido fundamental para o bom desempenho dos programas. III- Familismo refere-se às mudanças de caráter econômico, relacionadas ao mundo do trabalho e às de caráter tecnológico, particularmente àquelas vinculadas ao campo da reprodução humana e da informação. Além, sem dúvida, das novas configurações demográficas, que incluem famílias menores, famílias com mais idosos e também das novas formas de sociabilidade desenhadas no interior da família. Uma sociabilidade marcada pelo aumento da tensão entre os processos de individuação e pertencimento. Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a sentença I está correta.
B As sentenças I e III estão corretas.
C As sentenças I e II estão corretas.
D As sentenças II e III estão corretas.

Os recurso da assistência social para serem gastos precisam de aprovação dos Conselhos de Assistência Social, como também a prestação de contas dos recursos estão sujeitos a sua aprovação prévia, o que vem sendo reconhecido como Controle Social dos Gastos Públicos.
Sobre as instâncias que representam o financiamento da Política de Assistência Social, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas: ( ) Os Fundos de Assistência Social - FAS. ( ) A Política Nacional de Assistência Social - PNAS. ( ) O Fundo para Infância e Adolescência - FIA. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) V - V - F.
b) F - V - F.
c) F - F - V.
d) V - F - F.

Entre os eixos estruturantes do SUAS, encontramos os que se referem à descentralização político-administrativa, a família como foco central das ações, a política de financiamento e de recursos humanos, a informação, monitoramento e a avaliação. Sobre os eixos citados, assinale a alternativa CORRETA:
a) A qualidade dos serviços ofertados depende sempre do sistema de avaliação.
b) A família é foco porque é um importante instrumento de proteção social.
c) A descentralização atribui à esfera federal a execução dos serviços e programas.
d) O SUAS não considera família o domicílio formado por mãe, pai e filho.

O SUAS se constitui em um mecanismo para que se concretize a Lei Orgânica da Assistência Social. Assim, ele enfatiza a importância da descentralização da gestão nos três níveis de governo, a participação da Sociedade Civil e Estado.
Sobre os objetivos da assistência social, assinale a alternativa CORRETA:
a) Acolher os filhos menores das famílias não protetivas, a fim de que não falte crianças para adoção.
b) A proteção a todos os membros da família, sem priorizar os mais vulneráveis.
c) Garantir um salário-mínimo ao deficiente e ao idoso que não tenha condições de manter-se.
d) Garantir um salário mínimo a todos os usuários, a fim de garantir a igualdade do valor dos repasses.

Após a Constituição Federal de 1988, os partidos de oposição e os movimentos sociais e políticos tentaram combater e resistir às novas perspectivas, principalmente na conservação de alguns direitos sociais, principalmente da Previdência Social Pública.
O que caracterizou esse período?
A Crise estrutural do sistema econômico, com as medidas sobre o ajuste fiscal e de reorganização produtiva e financeira que se desenvolveram através de medidas neoconservadoras das instituições internacionais e por representação do Governo Federal.
B Não houve movimento de ampliação da centralização do poder político e econômico mediante a revelia da democratização das instituições e da sociedade.
C As questões sociais brasileiras, em seu contexto histórico e político, não foram analisadas pelo governo da época para assegurar os direitos sociais.
D A assistência social conduzia os setores e segmentos da elite.

A Politica Nacional da Assistência Social de 2004 estabeleceu as funções básicas da Assistência Social.
Quais são elas?
A A vigilância socioassistencial, diagnóstico socioterritorial e serviços socioassistenciais.
B A proteção social, a vigilância socioassistencial e a defesa social e institucional.
C Defesa social e institucional, serviços socioassistenciais e proteção social.
D Proteção social, benefícios e programas.

A implementação das políticas de ajuste estrutural recomendadas pelo ideário neoliberal tem impactado na ampliação das desigualdades sociais, com redução dos investimentos na área social por parte dos Estados.
Nesse contexto, a política social pública assume a característica de:
a) Subordinação da política econômica à política social.
b) Restrição das políticas compensatórias.
c) Privatização seletiva dos serviços sociais.
d) Universalidade dos serviços sociais.

A partir da Constituição Federal de 1988, os direitos sociais superaram a visão assistencialista e a Política da Assistência Social tornou-se uma política no tripé da seguridade social. Os serviços são hierarquizados em Proteção Social Básica e Proteção Social Especial, sendo o atendimento concretizado por meio de equipamentos sociais.
De acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Assistenciais, publicada em 11 de novembro de 2009, os serviços de Proteção Social Especial de Média Complexidade são:
a) Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Serviço Especializado em Abordagem Social.
b) Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua e Serviço Especializado em Abordagem Social.
c) Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias Indivíduos (PAEFI) e Serviço de Proteção em situações de calamidades públicas e de emergências.
d) Serviço de Proteção Social a adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC) e Serviço de Proteção em situações de calamidades públicas e de emergências.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

O assistente social do SUAS que trabalha diretamente com as famílias deve organizá-las no território e incluí-las em trabalhos comunitários, tendendo ao fortalecimento das organizações sociais já existentes no território, como também fortalecer a autonomia e a reflexão crítica das famílias que contribuíra para que elas vislumbrem novos horizontes.
Sobre famílias referenciadas no SUAS, analise as sentenças a seguir: I- São referenciadas aquelas que vivem em territórios vulneráveis estabelecidos por órgãos governamentais. II- Elas geralmente não dispõem de condição para fornecer todas as necessidades básicas para os seus membros. III- O Estado e o mercado amparam na íntegra as necessidades destas famílias assim que são identificadas. Assinale a alternativa CORRETA:
a) As sentenças I e II estão corretas.
b) Somente a sentença I está correta.
c) As sentenças I e III estão corretas.
d) As sentenças II e III estão corretas.

De acordo com as reflexões de Gramsci, na “revolução passiva”, as forças produtivas da indústria, através de uma intervenção maciça do Estado, desenvolveram-se intensamente, com o objetivo de favorecer a consolidação e a expansão do capitalismo monopolista. Com isso, por exemplo, a ditadura brasileira adotou alguns procedimentos que fortaleceram o projeto de dominação imposto pelo sistema que estava em vigor.
A respeito disso, analise as sentenças a seguir: I- O capital multinacional que tende a oligopolista, se implanta através dos setores mais modernos e mais rentáveis, isto é, na indústria de bens duráveis. II- Formam-se conglomerados cada vez maiores em todos os setores da economia. III- Nesse processo, entram na órbita do capital multinacional várias empresas nacionais, por compra ou simples associação. Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a sentença III está correta.
B Somente a sentença II está correta.
C As sentenças I, II e III estão corretas.
D Somente a sentença I está correta.

Somente a partir da Constituição Federal de 1988, LOAS, PNAS/2004 e NOB/SUAS/2005 é que a Assistência Social ‘legalmente’ passa a figurar no campo do direito enquanto política social. E enquanto política social, no seu modelo protetivo, elege a família para a centralidade das suas ações, objetivando a potencialização desse grupo social para a sustentabilidade e concretização dos direitos dos seus membros. Existe o reconhecimento dos avanços, contudo existem diversas críticas ao desenvolvimento dos programas que acabariam por reforçar o modelo familista.
Sobre o tema, analise as sentenças a seguir: I- O familismo é o processo de responsabilização das famílias nas políticas sociais. As famílias são convocadas como uma das principais instâncias pela provisão de bem-estar social. Nos regimes chamados de familistas, há uma oferta de serviços públicos que amenizam os custos enfrentados pelas famílias. O processo de responsabilização das famílias é analisado a partir do ângulo dos serviços sociais ofertados. II- O foco do familismo se concentra na instrumentalização das mulheres (boa gestora da pobreza), cujo trabalho desenvolvido na esfera domiciliar e dos cuidados tem servido de pilar para os sistemas de proteção social. O trabalho não pago das mulheres tem sido fundamental para o bom desempenho dos programas. III- Familismo refere-se às mudanças de caráter econômico, relacionadas ao mundo do trabalho e às de caráter tecnológico, particularmente àquelas vinculadas ao campo da reprodução humana e da informação. Além, sem dúvida, das novas configurações demográficas, que incluem famílias menores, famílias com mais idosos e também das novas formas de sociabilidade desenhadas no interior da família. Uma sociabilidade marcada pelo aumento da tensão entre os processos de individuação e pertencimento. Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a sentença I está correta.
B As sentenças I e III estão corretas.
C As sentenças I e II estão corretas.
D As sentenças II e III estão corretas.

Os recurso da assistência social para serem gastos precisam de aprovação dos Conselhos de Assistência Social, como também a prestação de contas dos recursos estão sujeitos a sua aprovação prévia, o que vem sendo reconhecido como Controle Social dos Gastos Públicos.
Sobre as instâncias que representam o financiamento da Política de Assistência Social, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas: ( ) Os Fundos de Assistência Social - FAS. ( ) A Política Nacional de Assistência Social - PNAS. ( ) O Fundo para Infância e Adolescência - FIA. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) V - V - F.
b) F - V - F.
c) F - F - V.
d) V - F - F.

Entre os eixos estruturantes do SUAS, encontramos os que se referem à descentralização político-administrativa, a família como foco central das ações, a política de financiamento e de recursos humanos, a informação, monitoramento e a avaliação. Sobre os eixos citados, assinale a alternativa CORRETA:
a) A qualidade dos serviços ofertados depende sempre do sistema de avaliação.
b) A família é foco porque é um importante instrumento de proteção social.
c) A descentralização atribui à esfera federal a execução dos serviços e programas.
d) O SUAS não considera família o domicílio formado por mãe, pai e filho.

O SUAS se constitui em um mecanismo para que se concretize a Lei Orgânica da Assistência Social. Assim, ele enfatiza a importância da descentralização da gestão nos três níveis de governo, a participação da Sociedade Civil e Estado.
Sobre os objetivos da assistência social, assinale a alternativa CORRETA:
a) Acolher os filhos menores das famílias não protetivas, a fim de que não falte crianças para adoção.
b) A proteção a todos os membros da família, sem priorizar os mais vulneráveis.
c) Garantir um salário-mínimo ao deficiente e ao idoso que não tenha condições de manter-se.
d) Garantir um salário mínimo a todos os usuários, a fim de garantir a igualdade do valor dos repasses.

Após a Constituição Federal de 1988, os partidos de oposição e os movimentos sociais e políticos tentaram combater e resistir às novas perspectivas, principalmente na conservação de alguns direitos sociais, principalmente da Previdência Social Pública.
O que caracterizou esse período?
A Crise estrutural do sistema econômico, com as medidas sobre o ajuste fiscal e de reorganização produtiva e financeira que se desenvolveram através de medidas neoconservadoras das instituições internacionais e por representação do Governo Federal.
B Não houve movimento de ampliação da centralização do poder político e econômico mediante a revelia da democratização das instituições e da sociedade.
C As questões sociais brasileiras, em seu contexto histórico e político, não foram analisadas pelo governo da época para assegurar os direitos sociais.
D A assistência social conduzia os setores e segmentos da elite.

A Politica Nacional da Assistência Social de 2004 estabeleceu as funções básicas da Assistência Social.
Quais são elas?
A A vigilância socioassistencial, diagnóstico socioterritorial e serviços socioassistenciais.
B A proteção social, a vigilância socioassistencial e a defesa social e institucional.
C Defesa social e institucional, serviços socioassistenciais e proteção social.
D Proteção social, benefícios e programas.

A implementação das políticas de ajuste estrutural recomendadas pelo ideário neoliberal tem impactado na ampliação das desigualdades sociais, com redução dos investimentos na área social por parte dos Estados.
Nesse contexto, a política social pública assume a característica de:
a) Subordinação da política econômica à política social.
b) Restrição das políticas compensatórias.
c) Privatização seletiva dos serviços sociais.
d) Universalidade dos serviços sociais.

A partir da Constituição Federal de 1988, os direitos sociais superaram a visão assistencialista e a Política da Assistência Social tornou-se uma política no tripé da seguridade social. Os serviços são hierarquizados em Proteção Social Básica e Proteção Social Especial, sendo o atendimento concretizado por meio de equipamentos sociais.
De acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Assistenciais, publicada em 11 de novembro de 2009, os serviços de Proteção Social Especial de Média Complexidade são:
a) Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Serviço Especializado em Abordagem Social.
b) Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua e Serviço Especializado em Abordagem Social.
c) Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias Indivíduos (PAEFI) e Serviço de Proteção em situações de calamidades públicas e de emergências.
d) Serviço de Proteção Social a adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC) e Serviço de Proteção em situações de calamidades públicas e de emergências.

Prévia do material em texto

O assistente social do SUAS que trabalha diretamente com as famílias deve organizá-las no território e incluí-las em trabalhos comunitários, tendendo ao fortalecimento das organizações sociais já existentes no território, como também fortalecer a autonomia e a reflexão crítica das famílias que contribuíra para que elas vislumbrem novos horizontes. Sobre famílias referenciadas no SUAS, analise as sentenças a seguir: I- São referenciadas aquelas que vivem em territórios vulneráveis estabelecidos por órgãos governamentais. II- Elas geralmente não dispõem de condição para fornecer todas as necessidades básicas para os seus membros. III- O Estado e o mercado amparam na íntegra as necessidades destas famílias assim que são identificadas. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I e II estão corretas.
B
As sentenças I e III estão corretas.
C
Somente a sentença I está correta.
D
As sentenças II e III estão corretas.
2
De acordo com as reflexões de Gramsci, na “revolução passiva”, as forças produtivas da indústria, através de uma intervenção maciça do Estado, desenvolveram-se intensamente, com o objetivo de favorecer a consolidação e a expansão do capitalismo monopolista. Com isso, por exemplo, a ditadura brasileira adotou alguns procedimentos que fortaleceram o projeto de dominação imposto pelo sistema que estava em vigor. A respeito disso, analise as sentenças a seguir:
I- O capital multinacional que tende a oligopolista, se implanta através dos setores mais modernos e mais rentáveis, isto é, na indústria de bens duráveis.
II- Formam-se conglomerados cada vez maiores em todos os setores da economia.
III- Nesse processo, entram na órbita do capital multinacional várias empresas nacionais, por compra ou simples associação.
Assinale a alternativa CORRETA
A
Somente a sentença III está correta.
B
Somente a sentença II está correta.
C
As sentenças I, II e III estão corretas.
D
Somente a sentença I está correta.
3
Somente a partir da Constituição Federal de 1988, LOAS, PNAS/2004 e NOB/SUAS/2005 é que a Assistência Social ‘legalmente’ passa a figurar no campo do direito enquanto política social. E enquanto política social, no seu modelo protetivo, elege a família para a centralidade das suas ações, objetivando a potencialização desse grupo social para a sustentabilidade e concretização dos direitos dos seus membros. Existe o reconhecimento dos avanços, contudo existem diversas críticas ao desenvolvimento dos programas que acabariam por reforçar o modelo familista. Sobre o tema, analise as sentenças a seguir:
I- O familismo é o processo de responsabilização das famílias nas políticas sociais. As famílias são convocadas como uma das principais instâncias pela provisão de bem-estar social. Nos regimes chamados de familistas, há uma oferta de serviços públicos que amenizam os custos enfrentados pelas famílias. O processo de responsabilização das famílias é analisado a partir do ângulo dos serviços sociais ofertados.
II- O foco do familismo se concentra na instrumentalização das mulheres (boa gestora da pobreza), cujo trabalho desenvolvido na esfera domiciliar e dos cuidados tem servido de pilar para os sistemas de proteção social. O trabalho não pago das mulheres tem sido fundamental para o bom desempenho dos programas.
III- Familismo refere-se às mudanças de caráter econômico, relacionadas ao mundo do trabalho e às de caráter tecnológico, particularmente àquelas vinculadas ao campo da reprodução humana e da informação. Além, sem dúvida, das novas configurações demográficas, que incluem famílias menores, famílias com mais idosos e também das novas formas de sociabilidade desenhadas no interior da família. Uma sociabilidade marcada pelo aumento da tensão entre os processos de individuação e pertencimento.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
Somente a sentença I está correta.
B
As sentenças I e III estão corretas.
C
As sentenças I e II estão corretas.
D
As sentenças II e III estão corretas.
4Os recurso da assistência social para serem gastos precisam de aprovação dos Conselhos de Assistência Social, como também a prestação de contas dos recursos estão sujeitos a sua aprovação prévia, o que vem sendo reconhecido como Controle Social dos Gastos Públicos. Sobre as instâncias que representam o financiamento da Política de Assistência Social, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas: ( ) Os Fundos de Assistência Social - FAS. ( ) A Política Nacional de Assistência Social - PNAS. ( ) O Fundo para Infância e Adolescência - FIA. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - V - F.
B
V - F - F.
C
F - F - V.
D
F - V - F.
5
Na PNAS, a família é compreendida como sendo um conjunto de pessoas que se acham unidas por laços. A respeito da natureza desses laços, assinale a alternativa INCORRETA:
A
Conterrâneos.
B
Afetivos.
C
De solidariedade.
D
Consanguíneos.
6Entre os eixos estruturantes do SUAS, encontramos os que se referem à descentralização político-administrativa, a família como foco central das ações, a política de financiamento e de recursos humanos, a informação, monitoramento e a avaliação. Sobre os eixos citados, assinale a alternativa CORRETA:
A
O SUAS não considera família o domicílio formado por mãe, pai e filho.
B
A família é foco porque é um importante instrumento de proteção social.
C
A descentralização atribui à esfera federal a execução dos serviços e programas.
D
A qualidade dos serviços ofertados depende sempre do sistema de avaliação.
7O SUAS se constitui em um mecanismo para que se concretize a Lei Orgânica da Assistência Social. Assim, ele enfatiza a importância da descentralização da gestão nos três níveis de governo, a participação da Sociedade Civil e Estado. Sobre os objetivos da assistência social, assinale a alternativa CORRETA:
A
Garantir um salário-mínimo ao deficiente e ao idoso que não tenha condições de manter-se.
B
Garantir um salário mínimo a todos os usuários, a fim de garantir a igualdade do valor dos repasses.
C
A proteção a todos os membros da família, sem priorizar os mais vulneráveis.
D
Acolher os filhos menores das famílias não protetivas, a fim de que não falte crianças para adoção.
8
Após a Constituição Federal de 1988, os partidos de oposição e os movimentos sociais e políticos tentaram combater e resistir às novas perspectivas, principalmente na conservação de alguns direitos sociais, principalmente da Previdência Social Pública. O que caracterizou esse período?
A
Crise estrutural do sistema econômico, com as medidas sobre o ajuste fiscal e de reorganização produtiva e financeira que se desenvolveram através de medidas neoconservadoras das instituições internacionais e por representação do Governo Federal.
B
Não houve movimento de ampliação da centralização do poder político e econômico mediante a revelia da democratização das instituições e da sociedade.
C
As questões sociais brasileiras, em seu contexto histórico e político, não foram analisadas pelo governo da época para assegurar os direitos sociais.
D
A assistência social conduzia os setores e segmentos da elite.
9
A CF de 1988 representou um marco importante na inclusão da população no sistema público de seguridade social, através do chamado tripé da seguridade social. A respeito disso, assinale a alternativa CORRETA:
A
A década de 1960 foi o momento histórico inicial mais representativo de intervenção estatal nas esferas das políticas sociais e econômicas.
B
Seguridade social é direito do cidadão e dever do Estado.
C
O tripé da seguridade é composto da assistência social, educação e saúde.
D
O Estado brasileiro, através da cidadania reguladora dos processos históricos, passou a ter atitude centralizadora e autoritáriaapós 1960.
10
A Politica Nacional da Assistência Social de 2004 estabeleceu as funções básicas da Assistência Social. Quais são elas?
A
A vigilância socioassistencial, diagnóstico socioterritorial e serviços socioassistenciais.
B
A proteção social, a vigilância socioassistencial e a defesa social e institucional.
C
Defesa social e institucional, serviços socioassistenciaise proteção social.
 
 
D
Proteção social, benefícios e programas.
11(ENADE, 2013) A implementação das políticas de ajuste estrutural recomendadas pelo ideário neoliberal tem impactado na ampliação das desigualdades sociais, com redução dos investimentos na área social por parte dos estados. Nesse contexto, a política social pública assume a característica de:
A
Universalidade dos serviços sociais.
B
Privatização seletiva dos serviços sociais.
C
Subordinação da política econômica à política social.
D
Restrição das políticas compensatórias.
12(ENADE, 2013) A partir da Constituição Federal de 1988, os direitos sociais superaram a visão assistencialista e a Política da Assistência Social tornou-se uma política no tripé da seguridade social. Os serviços são hierarquizados em Proteção Social Básica e Proteção Social Especial, sendo o atendimento concretizado por meio de equipamentos sociais. De acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Assistenciais, publicada em 11 de novembro de 2009, os serviços de Proteção Social Especial de Média Complexidade são:
A
Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua e Serviço Especializado em Abordagem Social.
B
Serviço de Proteção Social a adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC) e Serviço de Proteção em situações de calamidades públicas e de emergências.
C
Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias Indivíduos (PAEFI) e Serviço de Proteção em situações de calamidades públicas e de emergências.
D
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Serviço Especializado em Abordagem Social.

Mais conteúdos dessa disciplina