Buscar

Avaliação II - Formação Integral em Saúde

Prévia do material em texto

1Em 1986, na 8ª Conferência Nacional de Saúde, foi possível desenhar as bases do SUS que desencadearam mudanças administrativas importantes no sistema de saúde do Brasil e que evoluíram para a construção efetiva do SUS, bem como de seus princípios. Sobre esse tema, assinale a alternativa CORRETA:
A
Conceder robustez para as competências da área da saúde, ampliar a abrangência de assistência para a população e um dos maiores ideais, realizar a junção da saúde pública e da medicina previdenciária, transformando-as em um sistema único.
B
Separar a saúde pública da medicina previdenciária, transformando-as em um sistema duplo de controle da saúde.
C
Diminuir a abrangência de assistência para a população, centralizando em cada município isolado do âmbito estadual e federal.
D
Transformar em um sistema único de saúde, com controle federal e atendimento somente nas capitais federativas.
2O modelo assistencial é o modo como são organizadas, em uma determinada sociedade, as ações de atenção à saúde, envolvendo aspectos assistenciais e tecnológicos. Isso é uma forma de organização e articulação entre os recursos físicos, humanos e tecnológicos disponíveis, utilizados para o enfrentamento das dificuldades relacionadas à saúde de uma coletividade. No Brasil, centraliza três tipos de modelos assistenciais que competem ou se agregam entre si. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Modelo Médico-Assistencial Privatista. II- Modelo Assistencial Sanitarista. III- Modelo Alternativo. ( ) São modelos que estão em construção ao longo do tempo e seus propósitos são a integralidade da atenção e a diminuição do impacto dos problemas de saúde, dispostos a consolidar os princípios e as diretrizes do SUS. ( ) É o modelo mais conhecido e dominante no Brasil, sendo utilizado pelos setores públicos e privados, de caráter curativo, só exigido quando o indivíduo está doente, não tem cobertura integral da população nem compromisso com o impacto de qualidade da saúde da população. ( ) Segue a saúde pública tradicional, apoiado em campanhas de vacinação e combate a endemias e programas especiais, apresentando uma gestão centralizada e está vinculado ao Ministério da Saúde. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
III - I - II.
B
III - II - I.
C
II - III - I.
D
I - II - III.
3A Estratégia de Saúde da Família (ESF) foi implantada pelo Ministério da Saúde em 1994, com o propósito de reorganizar a atenção básica e o modelo assistencial no Brasil, contribuindo para a melhoria das condições de vida do indivíduo, família e comunidade, na tentativa de assegurar uma abordagem integral e contínua, com ações intersetoriais e resolutivas quanto à recuperação, à prevenção, à proteção e à promoção da saúde. Assim, a Estratégia Saúde da Família (ESF) objetiva a elevada cobertura populacional, a facilidade no acesso e no atendimento integral dos indivíduos em seu contexto familiar. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A
A ESF tem como objetivo a cobertura populacional, dificultando o acesso e o atendimento integral dos indivíduos.
B
A ESF monitora as condições de vida e de saúde das coletividades, facilitando a programação e a execução das ações sanitárias.
C
A ESF não é delimitada em áreas, mas atende em qualquer local que tenha identificado os problemas de saúde da população.
D
A ESF prioriza a territorialização e a delimitação das áreas de abrangência das equipes, não necessita assim identificar os problemas de saúde da população.
4O programa de saúde da família o PSF foi criado pelo ministério da Saúde como uma estratégia que visa à reorientação do modelo assistencial, substituindo o modelo tradicional de assistência orientado para a cura de doenças e hospitalocêntrico, por um modelo cujas principais características são o enfoque sobre a família (PSF). Inicialmente, o PSF tinha como objetivo tornar-se um instrumento de reorganização do sistema de saúde nacional e da municipalização e sua implantação seria apenas em áreas de risco, assim o PSF, pela Portaria nº 648/06, passou a ser denominado Estratégia Saúde da Família (ESF). Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o motivo desta alteração de nomenclatura:
A
Buscou transcender à lógica do grande número de programas verticalizados em uma tentativa de garantir a integralidade de assistência, sem a criação de vínculo de compromisso e responsabilidade e sem compartilhar os serviços de saúde com a população.
B
Buscou transcender à lógica do grande número de programas verticalizados em uma tentativa de garantir a integralidade de assistência e a criação de vínculo de compromisso e responsabilidade, compartilhados entre os serviços de saúde e a população, favorecendo a consolidação do SUS.
C
Buscou transcender à lógica do grande número de programas horizontalizados em uma tentativa de garantir a integralidade de assistência sem criar compromisso e responsabilidade, mas partilhar os problemas entre os serviços de saúde e a população, favorecendo a consolidação do SUS.
D
Buscou transcender à lógica do grande número de programas horizontalizados em uma tentativa de garantir a integralidade de assistência e a criação de vínculo de compromisso e responsabilidade, compartilhados entre os serviços de saúde e a população, desfavorecendo a consolidação do SUS.
5O Programa de Saúde da Família (PSF) foi criado em 1994, pelo Ministério da Saúde, em virtude do êxito do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS), especialmente nas regiões Norte e Nordeste, quando os secretários municipais de saúde queriam apoio financeiro para efetuar mudanças na forma operacional da rede básica de saúde, expandindo o PACS para outros níveis de profissionais. Com relação ao Programa da Saúde da Família, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Foi fundamentado nos princípios da Atenção Primária à Saúde (APS) cujo desafio era concretizar a atenção integral, continuada e resolutiva à saúde da população brasileira. ( ) Foi alicerçado nos propósito de invasão de modelo com garantias de recursos de forma progressiva e ousada, além da ampliação conceitual do âmbito da atenção básica. ( ) Estimulou a municipalização e a descentralização dos serviços, propiciando que o gerenciamento municipal dos recursos seja realizado de forma mais adequada e resolutiva. ( ) Manteve a tradição de programas conservadores, sem a possibilidade de reorganização das atividades através do trabalho em equipe (médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e agentes comunitários). Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - F - F.
B
V - V - V - F.
C
F - V - F - V.
D
V - F - V - V.
6O Sistema Único de Saúde (SUS) é resultado da segunda reforma sanitária, da década de 1970. Antes dele, existia o Sistema Nacional de Saúde, que atendia somente trabalhadores que exerciam atividade remunerada e seus dependentes. Sobre o SUS e sua história, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Antônio Sérgio da Silva Arouca foi um dos principais líderes e idealizadores do modelo de atenção à saúde no Brasil. Conduziu a 8ª Conferência Nacional de Saúde e participou diretamente na construção do capítulo sobre Saúde na Constituição Federal, formulando o SUS. ( ) Na 8ª Conferência Nacional de Saúde, Arouca defendeu e aprovou as características fundamentais da reforma sanitária, como também traçou as bases do SUS. ( ) O SUS no início era Sistema Unificado e Descentralizado (SUDS), gerido pelo INAMPS (Instituto Nacional de Assistência Médica de Previdência), uma espécie de convênio firmado entre os governos estaduais, Ministério da Saúde e o INAMPS. ( ) A Assembleia Nacional Constituinte regulamentou a criação do SUS em 1988 e entre 1989/90 elaboraram e aprovaram as Leis Orgânicas de Saúde. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - V - V - V.
B
V - V - F - F.
C
V - F - V - V.
D
F - V - V - V.
7Em dezembro de 1993, numa reunião sobre "Saúde da Família", o Programa de Saúde da Família (PSF) foi concebido. O Ministério daSaúde então lançou o PSF como uma estratégia para a reordenação dos serviços da atenção básica com enfoque na promoção à saúde. Anos mais tarde, devido ao grande números de pessoas (família) sendo atendidas e resolvendo os problemas de saúde da comunidade, evitando internações e melhorando a qualidade de vida da população, passou a se chamar por outro nome. Qual é esse nome?
A
Estratégia Saúde da Família (ESF).
B
Agentes comunitários de Saúde (PACS).
C
Projeto de Saúde no Território (PST).
D
Equipe de Acolhimento (EA).
8O Plano Municipal de Saúde diz respeito à direcionalidade das políticas de saúde no âmbito do município, definidas pelo Conselho Municipal de Saúde, bem como as intenções do gestor. Sobre o Plano Municipal de Saúde (PMS), que faz parte do sistema de planejamento do SUS. Assinale a alternativa CORRETA:
A
É um instrumento que viabiliza uma visão geral e detalhada da situação da saúde local, em que cada município elabora suas linhas de gestão de acordo com a sua realidade, obedecendo aos princípios e às diretrizes adotadas na legislação básica e dentro das normas do SUS.
B
É uma forma de comunicação entre o município e o estado para discussão das diretrizes adotadas na legislação básica e dentro das normas do SUS.
C
É uma planilha sobre as linhas de gestão de acordo com a sua realidade de cada município sem obedecer aos princípios e às diretrizes adotadas na legislação básica e dentro das normas do SUS.
D
São as regras impostas pela legislação básica que devem ser seguidas pelos municípios sem adequação à realidade em que está inserida.
9Em março de 1986, foi realizada a 8ª Conferência Nacional da Saúde. Foi a primeira Conferência Nacional da Saúde aberta à sociedade e que resultou na implantação do Sistema Unificado e Descentralizado de Saúde (SUDS), um convênio entre o INAMPS e os governos estaduais. Sobre a 8ª Conferência Nacional da Saúde, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Essa conferência é um marco na saúde, pois viabilizou debates, decisões e concepções de leis a partir dos ideais defendidos pelo movimento sanitarista, que posteriormente resultou na formação do SUS. ( ) As principais questões discutidas na conferência foi: direito de saúde para todos os cidadãos, instituir dever do Estado, prover saúde para todos e reestruturação e unificação do sistema nacional de saúde. ( ) Sérgio Arouca guiou a 8ª Conferência Nacional da Saúde e estava presente mais de cinco mil representantes dos diferentes setores da sociedade. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - V.
B
F - F - F.
C
V - V - V.
D
F - V - F.
10São várias as nomenclaturas destinadas à forma de adequar todas as técnicas e tecnologias, a fim de solucionar problemas e assistir às necessidades de saúde individuais e coletivas. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta essas nomenclaturas:
A
Tecnologia de ponta com foco nos modelos de sobrevivência e/ou modalidades assistenciais.
B
Comunicação de rádio e televisão, focando nas modalidades assistenciais e modelos científicos.
C
Ciência aplicada a modelos de atenções e/ou modalidades assistenciais, menos no uso de modelos tecnológicos.
D
Modelos assistenciais e/ou modelos de atenções e/ou modos de intervenções em saúde, e/ou modalidades assistenciais e ainda modelos tecnológicos.

Continue navegando