Logo Passei Direto
Buscar

Conjunto de questões de múltipla escolha sobre gestão escolar, políticas e legislação educacional. Inclui gabaritos comentados sobre definição de educação na LDB, papel do gestor, data da LDB (1996) e influência dos contextos dos anos 1980/90.

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O primeiro título da LDB n. 9.394/1996 é “Da Educação”, e é apresentada a definição de educação adotada.
Qual é essa definição?
A educação é entendida como os processos diretivos que podem acontecer somente na vida familiar e nas instituições de ensino e pesquisa.
A educação é entendida como os processos formativos que podem acontecer nas mais variadas instâncias da sociedade: vida familiar, convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.
A educação é entendida como formação necessária ao desenvolvimento do indivíduo nas potencialidades como elemento de autorrealização, qualificação para o trabalho e preparo para o exercício consciente da cidadania.
A educação é entendida com foco na pesquisa, no desenvolvimento das ciências, letras e artes e na formação de profissionais.
A educação é entendida com base nos princípios de liberdade e dos ideais de solidariedade humana, para compreensão dos direitos e deveres da pessoa humana, do cidadão, do Estado, da família e dos demais grupos que compõem a comunidade.

Quando se discute o papel do gestor escolar com relação à legislação e às políticas públicas educacionais.
O que podemos entender como atuação protagonista do gestor escolar?
I. Não é papel do gestor escolar preocupar-se com o papel social da escola e dos processos relativos à organização, cultura e gestão intrínsecos a ela.
II. Discutir a gestão escolar de forma consciente exige considerar as relações de subordinação e dominação que existem em nossa sociedade, nas resistências, na vida e na luta cotidiana das pessoas.
III. A gestão da educação básica deve promover análises críticas das ações, programas e estratégias articulados pela gestão pública no contexto escolar, envolvendo a comunidade, além de participar de forma ativa das discussões, buscando contribuir e entender se os programas e estratégias estão sendo eficientes.
IV. Compreender que as condições históricas, sociais e políticas são determinantes em relação às políticas e legislação educacionais, e que é por meio das mobilizações que identificamos, no decorrer da história, transformações importantes.
I e III apenas.
I, II, e III apenas.
I e IV apenas.
I, III e IV apenas.
II, III e IV apenas.

A legislação educacional no Brasil, de forma sistemática, é bem recente.
A atual LDB n. 9.394 que é considera a segunda, foi promulgada em que ano?
No ano de 1996.
No ano de 1968.
No ano de 1961.
No ano de 1988.
No ano de 1971

Os contextos social, político e econômico das décadas de 1980 e 1990 influenciaram de forma significativa a legislação e as políticas educacionais.
Com base nessa afirmação, analise as afirmativas a seguir e assinale-as com V (verdadeiro) ou F (falso):
( ) Período em que os movimentos sociais e a participação popular, entre outros elementos, ocorreram pela luta por direitos sociais negados até o momento; mas lutas e reivindicações não resultaram em êxito.
( ) Abertura do mercado e globalização econômica e social.
( ) A educação passava por sérios problemas e desigualdade social.
( ) Neste período não houve interferência de organismos internacionais nas políticas sociais e educacionais, o que ocorreu somente após os anos 2000.
( ) A abertura de mercado provocou mudanças significativas nas relações de trabalho, e novas competências passaram a ser exigidas dos profissionais.
V – V – F – V – F.
F – V – V – F – V.
V – V – F – F – F.
V – F – V – V – F.
F – V – F – V – F.

Observe as informações a seguir: Domínio e conhecimento da Pedagogia e das legislações educacionais.
São habilidades e competências que dizem respeito ao profissional que está corretamente descrito na alternativa:
Conselheiro escolar.
Inspetor escolar.
Representante dos pais na escola.
Administrador escolar.
Gestor escolar

No Brasil, os efeitos tanto da Conferência mundial sobre educação para todos quanto da Declaração Mundial sobre a Educação Para Todos oriunda dele, consolidou-se na elaboração de políticas públicas.
Assinale a alternativa que completa adequadamente as lacunas:
Conferência mundial sobre educação para todos os países da América; Declaração Mundial sobre a Educação Para Todos; políticas.
Conferência mundial sobre educação para todos; Declaração Mundial sobre a Educação Para Todos; políticas.
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; Declaração Mundial sobre a Educação Para Todos; políticas.
Conferência mundial sobre educação para todos; Diretrizes Curriculares de Educação Para Todos; políticas.
Conferência mundial sobre educação para todos; Declaração Mundial sobre a Educação Para Todos; consultas.

Qual o contexto político-econômico-social em que são elaboradas e aprovadas a Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394 de 1996?
Analise as afirmativas a seguir e assinale a que representa esse contexto político-econômico-social:
Período marcado pelo início do processo de democratização do país, dando sequência às reivindicações revolucionárias. Garantia do voto universal e secreto, estendido às mulheres, da pluralidade sindical e do direito à livre expressão.
Período marcado pela Guerra Fria, que teve seu início logo após a Segunda Guerra Mundial (1945) e a extinção da União Soviética (1991). Período histórico de disputas estratégicas e conflitos indiretos entre os Estados Unidos da América e a União Soviética, competindo pela hegemonia política, econômica e militar no mundo.
Período em que a democracia brasileira é colocada à prova com um governo predominantemente populista. Os processos de industrialização e urbanização fizeram com que os centros de disputa pelo poder saíssem das mãos das antigas e conservadoras elites agrárias.
Período marcado pela restrição do direito do voto e da participação popular. Defesa do projeto desenvolvimentista com o país em uma fase de industrialização e crescimento econômico acelerados, sem beneficiar a maioria da população, em particular a classe trabalhadora.
Período marcado pela efervescência política no país, por uma crise do modelo econômico dos anos de ditadura e pelo contexto pós-ditadura. Período de redemocratização do país e abertura de mercado, com a globalização, a partir de 1990.

O Financiamento, o Plano Nacional e a Gestão da Educação são políticas indissociáveis ao longo da história da educação pública no Brasil.
O que é correto afirmar acerca do papel do gestor escolar com relação ao Financiamento e ao Plano Nacional da Educação?
( ) Controlar todos os gastos na sua escola, prezando pela sustentabilidade desses gastos, além de prestar contas para a Secretaria Municipal de educação.
( ) Acompanhar a implementação e resultados do Financiamento e Plano Nacional da Educação, identificando as falhas e os avanços, e levando propostas até os setores que podem influenciar ou tomar as decisões.
( ) Compreender o financiamento da educação básica no Brasil, assim como as fontes adicionais de recursos, e fazer a gestão do que compete à escola, junto com o colegiado e a comunidade acadêmica.
( ) Cabe apenas a responsabilidade de elaboração do orçamento geral da escola, com a aprovação do colegiado escolar.
( ) Compreender essas políticas, com o objetivo de ajudar na tomada de decisões e no enfrentamento dos desafios da gestão escolar, além de contribuir com a melhoria da educação brasileira.
V – V – F – F – F.
F – V – F – F – V.
V – V – F – V – F.
V – F – V – V – F.
F – V – V – V – F.

A partir da década de 1990, a Educação Brasileira, em todas as suas etapas e modalidades, desde a educação infantil ao ensino médio e ensino superior, de acordo com as suas particularidades e necessidades, passou a ser regulamentada e acompanhada por meio de quê?
Monitoramento dos Conselhos Estaduais e Municipais.
Avaliações externas e indicadores educacionais.
Conselhos escolares.
Fiscais do governo estadual.
Avaliações internas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

details

Libere esse material sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O primeiro título da LDB n. 9.394/1996 é “Da Educação”, e é apresentada a definição de educação adotada.
Qual é essa definição?
A educação é entendida como os processos diretivos que podem acontecer somente na vida familiar e nas instituições de ensino e pesquisa.
A educação é entendida como os processos formativos que podem acontecer nas mais variadas instâncias da sociedade: vida familiar, convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.
A educação é entendida como formação necessária ao desenvolvimento do indivíduo nas potencialidades como elemento de autorrealização, qualificação para o trabalho e preparo para o exercício consciente da cidadania.
A educação é entendida com foco na pesquisa, no desenvolvimento das ciências, letras e artes e na formação de profissionais.
A educação é entendida com base nos princípios de liberdade e dos ideais de solidariedade humana, para compreensão dos direitos e deveres da pessoa humana, do cidadão, do Estado, da família e dos demais grupos que compõem a comunidade.

Quando se discute o papel do gestor escolar com relação à legislação e às políticas públicas educacionais.
O que podemos entender como atuação protagonista do gestor escolar?
I. Não é papel do gestor escolar preocupar-se com o papel social da escola e dos processos relativos à organização, cultura e gestão intrínsecos a ela.
II. Discutir a gestão escolar de forma consciente exige considerar as relações de subordinação e dominação que existem em nossa sociedade, nas resistências, na vida e na luta cotidiana das pessoas.
III. A gestão da educação básica deve promover análises críticas das ações, programas e estratégias articulados pela gestão pública no contexto escolar, envolvendo a comunidade, além de participar de forma ativa das discussões, buscando contribuir e entender se os programas e estratégias estão sendo eficientes.
IV. Compreender que as condições históricas, sociais e políticas são determinantes em relação às políticas e legislação educacionais, e que é por meio das mobilizações que identificamos, no decorrer da história, transformações importantes.
I e III apenas.
I, II, e III apenas.
I e IV apenas.
I, III e IV apenas.
II, III e IV apenas.

A legislação educacional no Brasil, de forma sistemática, é bem recente.
A atual LDB n. 9.394 que é considera a segunda, foi promulgada em que ano?
No ano de 1996.
No ano de 1968.
No ano de 1961.
No ano de 1988.
No ano de 1971

Os contextos social, político e econômico das décadas de 1980 e 1990 influenciaram de forma significativa a legislação e as políticas educacionais.
Com base nessa afirmação, analise as afirmativas a seguir e assinale-as com V (verdadeiro) ou F (falso):
( ) Período em que os movimentos sociais e a participação popular, entre outros elementos, ocorreram pela luta por direitos sociais negados até o momento; mas lutas e reivindicações não resultaram em êxito.
( ) Abertura do mercado e globalização econômica e social.
( ) A educação passava por sérios problemas e desigualdade social.
( ) Neste período não houve interferência de organismos internacionais nas políticas sociais e educacionais, o que ocorreu somente após os anos 2000.
( ) A abertura de mercado provocou mudanças significativas nas relações de trabalho, e novas competências passaram a ser exigidas dos profissionais.
V – V – F – V – F.
F – V – V – F – V.
V – V – F – F – F.
V – F – V – V – F.
F – V – F – V – F.

Observe as informações a seguir: Domínio e conhecimento da Pedagogia e das legislações educacionais.
São habilidades e competências que dizem respeito ao profissional que está corretamente descrito na alternativa:
Conselheiro escolar.
Inspetor escolar.
Representante dos pais na escola.
Administrador escolar.
Gestor escolar

No Brasil, os efeitos tanto da Conferência mundial sobre educação para todos quanto da Declaração Mundial sobre a Educação Para Todos oriunda dele, consolidou-se na elaboração de políticas públicas.
Assinale a alternativa que completa adequadamente as lacunas:
Conferência mundial sobre educação para todos os países da América; Declaração Mundial sobre a Educação Para Todos; políticas.
Conferência mundial sobre educação para todos; Declaração Mundial sobre a Educação Para Todos; políticas.
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; Declaração Mundial sobre a Educação Para Todos; políticas.
Conferência mundial sobre educação para todos; Diretrizes Curriculares de Educação Para Todos; políticas.
Conferência mundial sobre educação para todos; Declaração Mundial sobre a Educação Para Todos; consultas.

Qual o contexto político-econômico-social em que são elaboradas e aprovadas a Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394 de 1996?
Analise as afirmativas a seguir e assinale a que representa esse contexto político-econômico-social:
Período marcado pelo início do processo de democratização do país, dando sequência às reivindicações revolucionárias. Garantia do voto universal e secreto, estendido às mulheres, da pluralidade sindical e do direito à livre expressão.
Período marcado pela Guerra Fria, que teve seu início logo após a Segunda Guerra Mundial (1945) e a extinção da União Soviética (1991). Período histórico de disputas estratégicas e conflitos indiretos entre os Estados Unidos da América e a União Soviética, competindo pela hegemonia política, econômica e militar no mundo.
Período em que a democracia brasileira é colocada à prova com um governo predominantemente populista. Os processos de industrialização e urbanização fizeram com que os centros de disputa pelo poder saíssem das mãos das antigas e conservadoras elites agrárias.
Período marcado pela restrição do direito do voto e da participação popular. Defesa do projeto desenvolvimentista com o país em uma fase de industrialização e crescimento econômico acelerados, sem beneficiar a maioria da população, em particular a classe trabalhadora.
Período marcado pela efervescência política no país, por uma crise do modelo econômico dos anos de ditadura e pelo contexto pós-ditadura. Período de redemocratização do país e abertura de mercado, com a globalização, a partir de 1990.

O Financiamento, o Plano Nacional e a Gestão da Educação são políticas indissociáveis ao longo da história da educação pública no Brasil.
O que é correto afirmar acerca do papel do gestor escolar com relação ao Financiamento e ao Plano Nacional da Educação?
( ) Controlar todos os gastos na sua escola, prezando pela sustentabilidade desses gastos, além de prestar contas para a Secretaria Municipal de educação.
( ) Acompanhar a implementação e resultados do Financiamento e Plano Nacional da Educação, identificando as falhas e os avanços, e levando propostas até os setores que podem influenciar ou tomar as decisões.
( ) Compreender o financiamento da educação básica no Brasil, assim como as fontes adicionais de recursos, e fazer a gestão do que compete à escola, junto com o colegiado e a comunidade acadêmica.
( ) Cabe apenas a responsabilidade de elaboração do orçamento geral da escola, com a aprovação do colegiado escolar.
( ) Compreender essas políticas, com o objetivo de ajudar na tomada de decisões e no enfrentamento dos desafios da gestão escolar, além de contribuir com a melhoria da educação brasileira.
V – V – F – F – F.
F – V – F – F – V.
V – V – F – V – F.
V – F – V – V – F.
F – V – V – V – F.

A partir da década de 1990, a Educação Brasileira, em todas as suas etapas e modalidades, desde a educação infantil ao ensino médio e ensino superior, de acordo com as suas particularidades e necessidades, passou a ser regulamentada e acompanhada por meio de quê?
Monitoramento dos Conselhos Estaduais e Municipais.
Avaliações externas e indicadores educacionais.
Conselhos escolares.
Fiscais do governo estadual.
Avaliações internas.

Prévia do material em texto

Gestão escolar, políticas e legislação educacional
1)
O primeiro título da LDB n. 9.394/1996 é “Da Educação”, e é apresentada a definição de educação adotada. Qual é essa definição?
Alternativas:
· A educação é entendida como os processos diretivos que podem acontecer somente na vida familiar e nas instituições de ensino e pesquisa.
· A educação é entendida como os processos formativos que podem acontecer nas mais variadas instâncias da sociedade: vida familiar, convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.
checkCORRETO
· A educação é entendida como formação necessária ao desenvolvimento do indivíduo nas potencialidades como elemento de autorrealização, qualificação para o trabalho e preparo para o exercício consciente da cidadania.
· A educação é entendida com base nos princípios de liberdade e dos ideais de solidariedade humana, para compreensão dos direitos e deveres da pessoa humana, do cidadão, do Estado, da família e dos demais grupos que compõem a comunidade.
· A educação é entendida com foco na pesquisa, no desenvolvimento das ciências, letras e artes e na formação de profissionais.
Resolução comentada:
A educação é entendida como os processos formativos que podem acontecer nas mais variadas instâncias da sociedade: vida familiar, convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.
Código da questão: 64984
2)
Quando se discute o papel do gestor escolar com relação à legislação e às políticas públicas educacionais, o que podemos entender como atuação protagonista do gestor escolar?
I. Não é papel do gestor escolar preocupar-se com o papel social da escola e dos processos relativos à organização, cultura e gestão intrínsecos a ela.
II. Discutir a gestão escolar de forma consciente exige considerar as relações de subordinação e dominação que existem em nossa sociedade, nas resistências, na vida e na luta cotidiana das pessoas.
III. A gestão da educação básica deve promover análises críticas das ações, programas e estratégias articulados pela gestão pública no contexto escolar, envolvendo a comunidade, além de participar de forma ativa das discussões, buscando contribuir e entender se os programas e estratégias estão sendo eficientes.
IV. Compreender que as condições históricas, sociais e políticas são determinantes em relação às políticas e legislação educacionais, e que é por meio das mobilizações que identificamos, no decorrer da história, transformações importantes.
Quais afirmativas estão corretas?
Alternativas:
· I e III apenas.
· I, II, e III apenas.
· I e IV apenas.
· I, III e IV apenas.
· II, III e IV apenas.
checkCORRETO
Resolução comentada:
A gestão escolar deve ter uma atuação protagonista, preocupando-se com o papel social da escola e dos processos relativos à organização, cultura e gestão intrínsecos a ela. Além disso, discutir a gestão escolar de forma consciente exige considerar as relações de subordinação e dominação que existem em nossa sociedade, nas resistências, na vida e na luta cotidiana das pessoas. É papel da gestão escolar promover análises críticas das ações, programas e estratégias articulados pela gestão pública no contexto escolar, envolvendo a comunidade, além de participar de forma ativa das discussões, buscando contribuir e entender se os programas e estratégias estão sendo eficientes. Ainda, compreender que as condições históricas, sociais e políticas são determinantes em relação às políticas e legislação educacionais, e que é por meio das mobilizações que identificamos, no decorrer da história, transformações importantes.
Código da questão: 64983
3)
A legislação educacional no Brasil, de forma sistemática, é bem recente. A atual LDB n. 9.394 que é considera a segunda, foi promulgada em que ano?
Alternativas:
· No ano de 1996.
checkCORRETO
· No ano de 1968.
· No ano de 1961.
· No ano de 1988.
· No ano de 1971
Resolução comentada:
A primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 4.024 é de 1961; em seguida, as Leis n. 5540/68 e n. 5.692/71, que reformaram, respectivamente, o ensino superior e o ensino de 1º e 2º graus. A segunda e atual Lei de Diretrizes e Bases Nacionais n. 9.394, é de 1996, e teve como base a atual Constituição Federativa do Brasil de 1988.
Código da questão: 64977
4)
Os contextos social, político e econômico das décadas de 1980 e 1990 influenciaram de forma significativa a legislação e as políticas educacionais.
Com base nessa afirmação, analise as afirmativas a seguir e assinale-as com V (verdadeiro) ou F (falso):
( ) Período em que os movimentos sociais e a participação popular, entre outros elementos, ocorreram pela luta por direitos sociais negados até o momento; mas lutas e reivindicações não resultaram em êxito.
( ) Abertura do mercado e globalização econômica e social.
( ) A educação passava por sérios problemas e desigualdade social.
( ) Neste período não houve interferência de organismos internacionais nas políticas sociais e educacionais, o que ocorreu somente após os anos 2000.
( ) A abertura de mercado provocou mudanças significativas nas relações de trabalho, e novas competências passaram a ser exigidas dos profissionais.
Assinale a alternativa que contenha a sequência correta de V e F:
Alternativas:
· V – V – F – V – F.
· F – V – F – V – F.
· V – V – F – F – F.
· F – V – V – F – V.
checkCORRETO
· V – F – V – V – F.
Resolução comentada:
Os componentes essenciais do contexto das décadas de 1980 e 1990 foram:
Os movimentos sociais e a participação popular, entre outros elementos, que ocorreram pela luta por direitos sociais negados até o momento. Tais lutas e reivindicações resultaram em êxito.
A abertura da economia comercial e financeira, em um processo mundial e de globalização.
A desigualdade social e sérios problemas educacionais.
As novas relações de trabalho com novos perfis profissionais.
As intervenções dos organismos internacionais se intensificaram, com planos para a economia e questões sociais, a partir da década de 1990, e não após os anos 2000.
Código da questão: 64981
5)
O período da globalização e abertura de mercado a nível mundial provocou impactos nos contextos político, econômico e social brasileiro. Quais foram esses impactos?
Analise as afirmativas a seguir e assinale-as com V (verdadeiro) ou F (falso):
( ) Mudanças nas relações de trabalho, que passaram a ser orientadas por um contexto mundial e, portanto, pela exigência de novas competências profissionais.
( ) As políticas educacionais passaram a ser influenciadas por organismos internacionais, com padrões de qualidade educacional comparados aos demais países.
( ) O comércio, a comunicação e as relações de trabalho passaram a acontecer em uma escala mundial.
( ) O Estado passou a garantiu o direito de todo indivíduo aos bens e serviços públicos e educacionais de forma eficiente.
Assinale a alternativa que contenha a sequência correta de V e F:
Alternativas:
· V – V – V – F.
checkCORRETO
· F – V – F – V.
· F – V – V – V.
· V – F – V – V.
· V – V – F – V.
Resolução comentada:
O período da globalização e abertura de mercado a nível mundial provocou impactos nos contextos político, econômico e social brasileiro. As mudanças nas relações de trabalho passaram a ser orientadas por um contexto mundial e, portanto, pela exigência de novas competências profissionais; as políticas educacionais passaram a ser influenciadas por organismos internacionais com padrões de qualidade educacional comparados aos demais países; o comércio, a comunicação e as relações de trabalho passaram a acontecer em uma escala mundial. Mas os desafios com relação à garantia do direito de todo indivíduo aos bens e serviços públicos e educacionais de forma eficiente continuaram.
Código da questão: 64974
6)
Observe as informações a seguir:
• Domínio e conhecimento da Pedagogia e das legislações educacionais.
• Comunicação.
• Delegação de atividades.
• Liderança.• Resolução de conflitos.
• Proatividade.
São habilidades e competências que dizem respeito ao profissional que está corretamente descrito na alternativa:
Alternativas:
· Conselheiro escolar.
· Inspetor escolar.
· Representante dos pais na escola.
· Administrador escolar.
· Gestor escolar
checkCORRETO
Resolução comentada:
Ter o domínio e conhecimento da Pedagogia e das legislações educacionais, saber comunicar-se bem e prezar por uma boa comunicação, saber delegar atividades, exercer uma liderança que motive as pessoas, saber resolver conflitos e ter proatividade, são habilidades e competências que o gestor escolar deve possuir.
Código da questão: 64993
7)
No Brasil, os efeitos tanto da _________________________ quanto da(s) _______________________ oriunda(s) dele, consolidou-se na elaboração de _________ públicas, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN nº 9.394/1996), a elaboração de várias diretrizes curriculares para as mais variadas modalidades de ensino (Educação Básica, EJA, Relações étnico-raciais e Educação Especial), as versões do Plano Nacional de Educação e a promulgação de outras leis, programas e políticas, sendo a mais recente a Base Nacional Curricular Comum (BNCC).
Assinale a alternativa que completa adequadamente as lacunas:
Alternativas:
· Conferência mundial sobre educação para todos os países da América; Declaração Mundial sobre a Educação Para Todos; políticas.
· Conferência mundial sobre educação para todos; Declaração Mundial sobre a Educação Para Todos; políticas.
checkCORRETO
· Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; Declaração Mundial sobre a Educação Para Todos; políticas.
· Conferência mundial sobre educação para todos; Diretrizes Curriculares de Educação Para Todos; políticas.
· Conferência mundial sobre educação para todos; Declaração Mundial sobre a Educação Para Todos; consultas.
Resolução comentada:
No Brasil, os efeitos tanto da Conferência mundial sobre educação para todos quanto da Declaração Mundial sobre a Educação Para Todos oriunda dele, consolidou-se na elaboração de políticas públicas, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN nº 9.394/1996), a elaboração de várias diretrizes curriculares para as mais variadas modalidades de ensino (Educação Básica, EJA, Relações étnico-raciais e Educação Especial), as versões do Plano Nacional de Educação e a promulgação de outras leis, programas e políticas, sendo a mais recente a Base Nacional Curricular Comum (BNCC).
Código da questão: 64994
8)
Qual o contexto político-econômico-social em que são elaboradas e aprovadas a Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394 de 1996?
Analise as afirmativas a seguir e assinale a que representa esse contexto político-econômico-social:
Alternativas:
· Período marcado pelo início do processo de democratização do país, dando sequência às reivindicações revolucionárias. Garantia do voto universal e secreto, estendido às mulheres, da pluralidade sindical e do direito à livre expressão.
· Período marcado pela restrição do direito do voto e da participação popular. Defesa do projeto desenvolvimentista com o país em uma fase de industrialização e crescimento econômico acelerados, sem beneficiar a maioria da população, em particular a classe trabalhadora.
· Período em que a democracia brasileira é colocada à prova com um governo predominantemente populista. Os processos de industrialização e urbanização fizeram com que os centros de disputa pelo poder saíssem das mãos das antigas e conservadoras elites agrárias.
· Período marcado pela Guerra Fria, que teve seu início logo após a Segunda Guerra Mundial (1945) e a extinção da União Soviética (1991). Período histórico de disputas estratégicas e conflitos indiretos entre os Estados Unidos da América e a União Soviética, competindo pela hegemonia política, econômica e militar no mundo.
· Período marcado pela efervescência política no país, por uma crise do modelo econômico dos anos de ditadura e pelo contexto pós-ditadura. Período de redemocratização do país e abertura de mercado, com a globalização, a partir de 1990.
checkCORRETO
Resolução comentada:
O contexto político-econômico-social em que são elaboradas e aprovadas a Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, ao longo de sua tramitação no período entre 1989 e 1996, foi marcado pela efervescência política no país, por uma crise do modelo econômico dos anos de ditadura e pelo contexto pós-ditadura. Foi um período de redemocratização do país e de abertura de mercado, com a globalização, a partir de 1990.
Código da questão: 64972
9)
O Financiamento, o Plano Nacional e a Gestão da Educação são políticas indissociáveis ao longo da história da educação pública no Brasil.
O que é correto afirmar acerca do papel do gestor escolar com relação ao Financiamento e ao Plano Nacional da Educação?
Assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
( ) Controlar todos os gastos na sua escola, prezando pela sustentabilidade desses gastos, além de prestar contas para a Secretaria Municipal de educação.
( ) Acompanhar a implementação e resultados do Financiamento e Plano Nacional da Educação, identificando as falhas e os avanços, e levando propostas até os setores que podem influenciar ou tomar as decisões.
( ) Compreender o financiamento da educação básica no Brasil, assim como as fontes adicionais de recursos, e fazer a gestão do que compete à escola, junto com o colegiado e a comunidade acadêmica.
( ) Cabe apenas a responsabilidade de elaboração do orçamento geral da escola, com a aprovação do colegiado escolar.
( ) Compreender essas políticas, com o objetivo de ajudar na tomada de decisões e no enfrentamento dos desafios da gestão escolar, além de contribuir com a melhoria da educação brasileira.
Assinale a alternativa que contenha a sequência correta de V e F:
Alternativas:
· V – V – F – F – F.
· F – V – V – V – F.
· F – V – F – F – V.
checkCORRETO
· V – F – V – V – F.
· V – V – F – V – F.
Resolução comentada:
O gestor escolar, com relação ao Financiamento e Plano Nacional da Educação, deve acompanhar a implementação e os resultados do Financiamento e do Plano Nacional da Educação, identificando as falhas e os avanços, levando propostas até os setores que podem influenciar ou tomar as decisões. Também é papel dele compreender essas políticas, com o objetivo de ajudar na tomada de decisões e no enfrentamento dos desafios da gestão escolar, além de contribuir com a melhoria da educação brasileira.
Não basta compreender o Financiamento e o Plano Nacional da Educação. O compromisso do gestor escolar precisa ser maior, político, contribuindo para a qualidade da educação nacional.
Código da questão: 64988
10)
A partir da década de 1990, a Educação Brasileira, em todas as suas etapas e modalidades, desde a educação infantil ao ensino médio e ensino superior, de acordo com as suas particularidades e necessidades, passou a ser regulamentada e acompanhada por meio de quê?
Alternativas:
· Monitoramento dos Conselhos Estaduais e Municipais.
· Avaliações externas e indicadores educacionais.
checkCORRETO
· Conselhos escolares.
· Fiscais do governo estadual.
· Avaliações internas.
Resolução comentada:
A regulamentação e acompanhamento da educação passou a ser feita, a partir da década de 1990, por meio das avaliações externas e indicadores da educação brasileira, e vem se fortalecendo a cada década. Atualmente, a educação brasileira é avaliada em todas as suas etapas e modalidades, desde a educação infantil ao ensino médio e ensino superior, de acordo com as suas particularidades e necessidades.
Código da questão: 64979

Mais conteúdos dessa disciplina