Buscar

Alimentos Funcionais- BENEFICIOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Alimentos Funcionais: Benefícios
Desafio
Você foi a um congresso de saúde em que, além de profissionais da Nutrição, também participaram médicos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, entre outros. Durante o Coffee break, você encontra um amigo da faculdade que se tornou um Fonoaudiólogo e iniciam uma conversa sobre doenças cardiovasculares (DCV).
a) Seu colega quer saber quais tipos de alimentos geralmente são recomendados pelos Nutricionistas para a prevenção e o tratamento de DCV. Dê a ele 3 exemplos de alimentos funcionais que podem ser utilizados na dieta para a mencionada patologia.
b) Esclareça o motivo de prescrever esses alimentos e explique a função do composto bioativo de cada um.
Padrão de resposta esperado
a) Uma alimentação rica em hortaliças e reduzida em frituras e gorduras saturadas é prescrito para os pacientes com doenças cardiovasculares, melhorando a qualidade dos carboidratos ingeridos. Em geral, é recomendada a ingestão de alimentos como alho, cebola, uvas, aveia, hortaliças e até vinho.
b) Prescrevemos alimentos como os antioxidantes, os quais podem ser vitaminas, minerais e fitoquímicos que participem na inibição do processo oxidativo, como, por exemplo, as vitaminas C e E, os carotenoides, os polifenóis que são vasodilatadores, o ômega 3 que, conforme evidências, ajuda no controle do colesterol e os fitoesteróis que diminuem a concentração de triglicerídeos.
A uva tem vitaminas e minerais antioxidantes, assim como os flavonóides que possuem a capacidade de aumentar as taxas de HDL. Esses nutrientes evitam o enrijecimento das artérias e combatem os radicais livres. A cebola possui compostos fenólicos, atividade antiplaquetária, anti-inflamatoria e antioxidante, o que ajuda na prevenção e no auxílio nas doenças cardiovasculares. A aveia possui fibras solúveis que reduzem os níveis de colesterol total e de colesterol LDL, entre outras funções benéficas para o organismo. A redução dos níveis de colesterol total e LDL previnem agravos nas doenças cardiovasculares.

Continue navegando