Buscar

Ted de endo - Clinica III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Unichristus Parque Ecológico 
Aluna: Ana Cristina Uchôa Araújo 
Matrícula: 20.2.000093
Turno: Noite 
Sede: Parque Ecológico
Disciplina: Clínica III
1. Paciente M.A.S, 28 anos, compareceu à Clínica Escola de Odontologia da Unichristus para atendimento de urgência queixando-se de dor espontânea e lancinante na região superior esquerda. Durante o exame clínico observou-se edema intra-oral na região de fundo de sulco do dente 24. Foi observada uma lesão periapical e cárie extensa no referido dente e a resposta do mesmo aos testes para auxílio no diagnóstico foram: Sensibilidade ao frio: negativo Palpação e percussão: positiva
a) Qual o diagnóstico pulpar e periapical do dente 24? 
 
O diagnóstico do dente 24 é pulpite irreversível sintomática e abscesso periapical.
b) Qual o desafio do tratamento endodôntico em dentes com polpa morta?
Não realizando o tratamento de forma correta, a polpa irá necrosar e uma infecção poderá vir a se instalar no sistema de canais radiculares, uma vez que a capacidade de defesa tecidual foi perdida em decorrência da necrose, além disso, também se torna um desafio pois o dente fica um pouco mais frágil correndo o risco de fraturar com facilidade.
c) Durante o preparo químico-mecânico do referido dente, houve dúvida durante a odontometria com o uso do localizador sendo indicado a realização da odontometria radiográfica. Explique como foi feito a técnica radiográfica periapical para que houvesse a dissociação da imagem e como identificar qual o canal vestibular e palatino.
Para que tenha distorção em imagens sobrepostas é necessário fazer variações na radiografia para que consiga ser visualizado, como por exemplo: variação horizontal (movimento para esquerda e para direita, avalia a sobreposição de imagem) e vertical (movimento para cima e para baixo, encurtamento e alongamento de imagens). Pode-se usar também da técnica de Clark: variação horizontal
Quem está na palatina que acompanha o feixe, pois o feixe está próximo a palatina, o que for sentido contrário é o canal vestibular.

Continue navegando