Buscar

Teoria Gestaltista

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Teoria Gestaltista.
 
A psicologia da Gestalt é uma teoria da Psicologia iniciada no final do século XIX, na Áustria e na Alemanha. Neste sentido, marque a opção que indique o seu foco de estudo:
B. 
O estudo da percepção humana.
O foco do estudo da Gestalt é o estudo da percepção humana. Já o estudo do todo e das partes, não é FOCO de estudo, mas uma percepção que a Gestalt leva em conta. O estudo do comportamento faz parte, mas a percepção do indivíduo tem mais relevância para a Gestalt, assim como a sensação. A mente humana foi estudada também, porém no que diz respeito à percepção.
Feldman (2015) apresenta leis/princípios utilizados na teoria gestáltica que demonstram como as informações captadas no ambiente são processadas e organizadas no processo de percepção. Identifique a opção que apresenta corretamente os processos destacados por Feldman (2015).
A. 
Simplicidade é a tendência à percepção da maneira mais simples possível.
Fechamento ou boa continuidade: Quando se observa uma imagem, essa lei diz respeito à tendência a fechá-la para produzir um todo com sentido.
Proximidade: tendência de identificação de pontos próximos (pares de pontos), devido à sua organização, e não uma linha contínua.
Semelhança: ao perceber um estímulo, há maior probabilidade de que se organize a imagem de forma a agrupar os elementos semelhantes, produzindo um todo com sentido.
Simplicidade: tendência à percepção da maneira mais simples possível.
 
A partir das referências apresentadas nesta Unidade de Aprendizagem sobre a importância do “TODO e PARTE” na perspectiva da Gestalt, analise as afirmativas abaixo e marque a opção correta.
I- A percepção do todo não é determinada pelos seus elementos constitutivos (ou suas partes).
II- Todo é diferente da soma das suas partes
III- As características das partes determinam o todo 
E. 
Afirmativas I e II estão corretas.
Importante compreensão defendida pela teoria gestaltista é a de que a percepção do todo não é determinada pelos seus elementos constitutivos (ou suas partes), pois o todo é diferente da mera soma de partes, e, o todo que determina as características das partes e não o contrário como as demais perspectivas acreditavam naquela época.
A teoria da Gestalt se propõe a estudar a vida psíquica sob o aspecto da combinação de elementos. Em relação a estes elementos, marque V para verdadeiro e F para Falso:
( ) Sensação e percepção
( ) Sensação e forma
( ) Forma e percepção
( ) Todo e parte
Marque a opção correta:​​​​​​​
B. 
F, V, F, F
A Sensação e a forma, correspondem aos elementos da vida psíquica. A percepção não faz parte dos elementos que dizem respeito aos elementos da vida psíquica. Já o todo e a parte são conceitos para a compreensão da percepção.
A Gestalt desenvolve a sua teoria levando em conta as leis que regem esta ciência. As Leis da Organização da Gestalt apresentam uma compreensão do
processo de percepção, demonstrando uma forma de organização de sentido
a partir da noção do todo. Neste sentido, relacione as colunas:
A. ( )Lei da proximidade
B. ( )Lei da semelhança
C. ( )Lei da simplicidade
( ) Demonstra a tendência à percepção da maneira mais simples possível. Assim, ao observar um estímulo visual, há maior probabilidade de que se descreva a imagem da maneira mais simples. No exemplo, a tendência é que se observe um quadrado com linhas dos lados, e não uma sobreposição das letras W e M (que seria uma compreensão mais elaborada).
( ) Demonstra que, ao analisar um estímulo visual, a tendência é que se observe linhas compostas por quadrados e círculos (não colunas de círculos e quadrados). Assim, ao perceber um estímulo, há maior probabilidade de que se organize a imagem de forma a agrupar os elementos semelhantes, produzindo um todo com sentido.
( ) Demonstra a tendência de identificação de pontos próximos (pares de pontos),
devido à sua organização, e não uma linha contínua.
Marque a opção correta:
D. 
C, B, A.
Demonstra a tendência à percepção da maneira mais simples possível. Assim, ao observar um estímulo visual, há maior probabilidade de que se descreva a imagem da maneira mais simples. No exemplo, a tendência é que se observe um quadrado com linhas dos lados, e não uma sobreposição das letras W e M (que seria uma compreensão mais elaborada). Lei da semelhança: Demonstra que, ao analisar um estímulo visual, a tendência é que se observe linhas compostas por quadrados e círculos (não colunas de círculos e quadrados). Assim, ao perceber um estímulo, há maior probabilidade de que se organize a imagem de forma a agrupar os elementos semelhantes, produzindo um todo com sentido. Lei da simplicidade: Demonstra a tendência de identificação de pontos próximos (pares de pontos), devido à sua organização, e não uma linha contínua.

Continue navegando