Buscar

Filme Vem Dançar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA-UNEB DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS-CAMPUS VI
CURSO: Licenciatura em Ciências Biológicas
DOCENTE: Eugênia da silva Pereira
DISCIPLINA: PRÁTICA PEDAGÓGICA III 
 3° SEMESTRE DATA: 21/11/2018
 DISCENTE: Keila Mirelle Gonçalves Duques
Produção Textual - Filme “Vem Dançar”
O filme retrata uma realidade em uma determinada escola com estudantes carentes, de baixa renda e um professor que se dispõe a ajudar esses adolescentes dos quais eram considerados delinquentes pela coordenação, direção e professores da instituição, onde por meio da dança de salão consegue transformar o comportamento destes alunos.
Os professores do colégio se demostravam desinteressados com esse determinado grupo de alunos, sendo desprezados, desacreditavam no potencial dos mesmos. Estes eram colocados em uma sala isolada, após os horários de aulas, sendo a detenção, em todos os dias letivos, com o intuito de passarem, mas tempo na escola do que vivenciando os problemas nas ruas ou em suas residências.
A questão é que esse isolamento não contribuía em nada para uma melhoria de comportamento, estes não eram orientados a executar alguma tarefa ou determinadas atividades durante esses períodos, pois o que importava era mantê-los na escola. Apesar de serem problemáticos, esquecidos e a escola não auxiliá-los em melhorias algumas, eles começam a superar pela ajuda de um professor, que a principio é hostilizado, mas com sua perseverança e determinação demonstra-os que podem mudar, ganhando o respeito dos meninos.
A escola é inadequada e ineficaz para os alunos, pois estes apresentavam comportamentos agressivos e desrespeitosos, numa das cenas do filme, um rapaz em um momento de raiva da diretora destrói o carro dela que estava estacionado na rua depois de ter sido barrado de adentar em uma festa na escola. Revelando a falta de uma ação educadora e disciplinar por parte da escola para com estes estudantes problemáticos que acabam se tornando cidadãos marginalizados ligados ao crime e ao tráfico.
Os alunos conviviam com inúmeros problemas e dificuldades familiares, com condições precárias e realidades duras vivenciando a pobreza, exclusão, desigualdade e violência. Encontravam na escola um refúgio para seus problemas internos, almejavam melhorar suas condições neste ambiente escolar, embora sofressem com inúmeras desvantagens devido à deficiência na escolaridade e a falta de estimulo para progredirem como cidadãos competentes e responsáveis.
Os métodos trabalhados pelos professores em sua grande maioria criticavam os alunos de comportamento difícil afastando-os de um convívio com os demais, deixando suas responsabilidades com estes indivíduos e menosprezando aqueles que tentavam fazer a diferença. Percebido em uma das cenas do filme, onde o professor de matemática em uma conversa com a diretoria relata: ‘’que é preciso construir um laboratório para os melhores alunos, evidenciando que são mais inteligentes que os outros’’. Demostrando a falta de interesse pelos demais.
Contudo o novo professor Pierre Dulaine, um voluntário utiliza da dança como método de ensino, embora encontre inúmeras resistência e dificuldades devido à turma já possuir um estilo de dança, o hip hop. O mestre utiliza esse conhecimento da dança dos educandos para aplicar a dança de salão, numa mistura de remix com as músicas clássicas, sendo trabalhados paralelamente ambos os ritmos, despertando uma motivação nos adolescentes que ficarão encantados ao saber que poderiam participar de uma competição.
Percebe- se no filme um distanciamento entre professor e aluno, não há diálogo, compressão e nem atratividade, o objetivo é apenas aplicar os conteúdos e manter os aprendizes problemáticos inseridos na instituição. Essa concepção é modificada quando um profissional excelente faz a diferença, porque além de ensinar dança, conseguia através de suas aulas transmitir emoções e condutas capazes de estimular mudanças comportamentais. Na cena em que Pierre, demonstra com auxílio da diretora, passos de dança, compreende essa conduta do professor para com seus alunos, numa reunião de pais e metres, expressando a confiança, o respeito com as mulheres e pessoas através de uma dança.
A ação do professor foi tão transformadora, que os alunos começaram a mudar suas posturas, surpreendendo a todos que desacreditavam neles. Ocorrendo uma relação professor aluno tornando-se respeitosa a troca de opiniões e criticas estabelecendo uma verdadeira amizade. Essa confiança aumenta ainda mais quando o educador relata de um campeonato de dança de salão e no qual iria arranjar um meio de arrecadar fundos para a inscrição da competição com o intuito dos jovens participarem.
Embora os jovens possuíssem dificuldade de aprender o estilo de dança, imposto pelo professor, percebe-se no decorrer do filme que os obstáculos, não estavam restritos apenas a um ambiente conturbado, constatando isso quando uma jovem de classe média possui inúmeras dificuldades com os movimentos de dança, mesmo com todo investimento dos seus pais. Sendo assim o professor demonstra por meio da dança, a superação de barreiras ultrapassando os limites para vencer os contratempos do cotidiano dentro e fora da escola.
O filme reflete principalmente sobre a dedicação de um professor, servindo de lição para alunos de licenciatura, docentes e para aqueles que atuam com ensino. Destacando a cena em que o professor entra na sala e visualiza seus alunos dançando um remix das músicas clássicas com o hip hop, sendo assim começou a trabalhar com ambos simultaneamente. Nesta ocasião o docente aproveita os conhecimentos dos alunos, fazendo uma junção com o conteúdo trabalhado.
Servindo de inspiração para futuros atuantes como lecionadores, sabe-se que nem todos os alunos aprendem da mesma forma e maneira que se trabalha em sala de aula, o que torna cada conteúdo especifico, sendo assim os conhecimentos prévios dos estudantes devem ser levados sempre em consideração. Reforçando a importância do estudo contínuo do educador, além disso, não existe uma receita básica, cabe ao professor descobrir quais métodos usará para um bom desenvolvimento do aluno. 
Sendo assim graças à boa vontade de um professor de dança, esses alunos foram conseguindo se libertar dos preconceitos em relação à dança de salão, conquistando o respeito que nunca tiveram. Ao final do filme, aqueles jovens considerados delinquentes, futuros marginais, tornaram-se exemplo, sendo modelos de superação e motivações. Executaram um belíssimo espetáculo de dança, encantando e surpreendendo todos os telespectadores.

Continue navegando