Seja Premium

FICHAMENTO

Leia este e milhares de outros materiais parecidos. Crie seu perfil agora!

Você viu 1 do total de 4 páginas deste material

Prévia do material em texto

Autor: Prof. William Antônio Zacariotto. Tecnologia da Informação e Comunicação em Educação.
Colaboradores: Prof. Nonato de Assis Miranda 
	 Prof. Silmara Maria Machado 
 Prof. Fábio vieira do Amaral 
 Academico
“Utilizar a tecnologia em sala de aula não é tão simples assim, temos uma série de fatores que acabam promovendo sucesso ou fracasso na utilização do recurso. Como já abordamos anteriormente, não basta colocar uma televisão, um vídeo ou um computador para que a tecnologia seja empregada, é necessária a participação de todos, desenvolvendo um projeto de apoio pedagógico que utilize os recursos como uma ferramenta de apoio, e não uma solução pronta.” ( p. 22)
“A escola, face à revolução tecnológica, sofre as mesmas influências que qualquer outra organização, ou seja, não há como ignorar ou deixar de aproveitar os benefícios tecnológicos proporcionados. Mas é necessário tomar cuidado, pois a escola não deve agir como as empresas, que procuram sucesso em pequeno prazo. Com a tecnologia educacional, o sucesso pode vir de duas ou três intervenções realizadas com alunos. O foco é identificar a dificuldade de ensino e buscar formas de melhoria do aprendizado.” (p. 22) 
“Uma escola que possui um controle de notas e pagamentos informatizado, biblioteca toda catalogada em um micro, site disponibilizando notas dos alunos etc. É informatizada. Portanto, uma escola informatizada nem sempre utiliza os recursos tecnológicos como ferramenta de apoio pedagógico, o conceito administrativo não pode ser levado em conta.” (p. 22)
“Os pilares da tecnologia não são leis, não são obrigatórios, e sim pontos importantes, norteadores para uma boa aplicação da ferramenta como apoio pedagógico.” (p. 25) 
“Também se sabe que grande parcela são resultados pessoais, de um diretor, de um colaborador, de um coordenador pedagógico ou de um professor, que se aventura a utiliza‑lo e percebe que a ferramenta pode auxilia‑lo na elaboração de uma boa aula.” (p. 25) 
Lembrete
Os pilares são fundamentais
“Os quatro pilares da tecnologia são Estrutura física, Participação da administração e Coordenação pedagógica, o Professor e o Contexto pedagógico. O funcionamento coletivo deles pode melhorar significativamente o uso da tecnologia nas escolas.” (p. 25)
“Grande parte dessas melhorias do espaço físico já ocorreu em escolas onde houve a participação da comunidade. Mas não basta às escolas simplesmente ter microcomputadores e programas para uso em atividades de ensino, é preciso também que esses microcomputadores estejam interligados e em condições de acessar a internet e todos os demais sistemas e serviços disponíveis nas redes, multiplicando assim as possibilidades educativas. É necessário adequar a tecnologia ao alcance das expectativas de seu uso: telecomunicações, por exemplo, facilitam a coleta de dados e o acesso às informações da escola; o audiovisual favorece a apresentação explicativa e ilustrativa do real; e a informática pode colaborar para classificação, seleção e simulação de situações.” (p. 26)
“Os principais problemas encontrados nas escolas quanto à utilização das tecnologias são falta de acesso, apoio técnico inadequado, tempo insuficiente para aprendizagem e planejamento. O envolvimento da direção e da coordenação nos cursos de capacitação auxiliam na disseminação da ideia de utilização da tecnologia como ferramenta de apoio no ensino‑aprendizagem. Além de frequentarem os cursos de capacitação em informática na educação, é de vital importância que os professores estejam dispostos a colaborar nos aspectos de diminuição dos problemas de acesso à tecnologia, providenciando apoio técnico necessário, mostrando interesse pelo assunto e pelos projetos que venham a surgir com o uso da informática, e finalmente proporcionando tempo de aprendizagem aos professores.” (p. 27)
Sobre o uso da tecnologia nas salas de aula não e nada fácil, podemos encontra vários desafios porem o sucesso ou fracasso na utilização desse recuso, para ter um sucesso tem que ter a participação de todos principalmente dos pais e professores, as escolas podem deixa de aproveitar os benefícios tecnológicos proporcionados, também tem que toma cuidado ao agir, pois a escola precisa tenta várias vezes para ter o sucesso com os alunos com a tecnologia, vão buscar e identificar a dificuldade do aluno para melhorar o aprendizado. 
A escola que tem um site quem proporciona as notas dos alunos e documentos, e uma ideia boa, porem ter seus desafios, o site pode para ou até mesmo ter a perca de dados, para isso dá certo o governo tem que ajuda, com uma estrutura boa e uma internet de qualidade para que possam acessar.
Os pilares da educação da tecnologia e formado por quatro porte que são: Estrutura física, Administração e Coordenação, Professor e contexto Pedagógico, eles não são leis e nem obrigatório, e sim importante para uma boa aplicação da ferramenta como apoio pedagógico, ele pode melhorar significativamente o uso da tecnologia na escola.
 
 
1 Academicos do curso de licenciatura em pedagogia, pela universidade paulista.