Seja Premium

questoes dm e gestao I II e discursiva

Seja Premium e tenha acesso liberado!

São milhões de conteúdos disponíveis pra você.

Já tem cadastro?

Você viu 3 do total de 16 páginas deste material

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
(CONCURSO- Centro Federal de Educação Tecnologica Celso Suckow da Fonseca- 2014)
Um gerente de médio escalão de uma empresa do setor de hotelaria observa alguns problemas de relacionamento em sua equipe. Por esse motivo, identificou que precisaria adquirir maior conhecimento sobre sua atividade, suas responsabilidades e competências para desempenhar seu papel com eficiência e gerenciar adequadamente sua equipe. A habilidade a ser utilizada, com maior ênfase, no desempenho das atividades desse gerente e em que consiste essa habilidade estão apresentadas, respectivamente, em:
	Humana- geração de cooperação entre os membros da equipe que está sendo liderada.
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
Trata-se do conceito aprendido até aqui, a evolução das escolas de gestão nos mostra que os seres humanos são seres sociais, dotados de necessidades psicológicas e portanto devem ser analisados e compreendidos dentro de sua concepção humana, muito mais do que reduzidos à uma visão operacional e mecanicista, fatores como a motivação, satisfação, bem estar, liderança e clima organizacional devem ser considerados ao lidar com os indivíduos nas organizações.
	
Questão 2/10 - Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
(CONCURSO CESPE 2014) Com relação aos processos de comunicação organizacional, julgue os itens subsecutivos.
I- O silêncio- ausência de palavras ou ruídos- pode ser reconhecido como uma forma de comunicação organizacional em diferentes situações, como, por exemplo, quando um executivo, para sinalizar descontentamento com seu subordinado, evita-o ou ignora-o.
II- O uso de termos técnicos e jargões deve ser estimulado em qualquer situação de comunicação, independentemente de quem seja o interlocutor, a fim de que a clareza e a objetividade da informação sejam garantidas.
III- Os fatores multiculturais certamente tem o potencial de aumentar os problemas de comunicação.
IV- Não somente a verbalização, mas qualquer transmissão de informação, como música, arte, gestos, posturas pode ser considerado comunicação.
	V-F-V- V
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
O item II é falso pois o uso de termos técnicos e jargões não deve ser estimulado em qualquer situação de comunicação, independentemente de quem seja o interlocutor, a fim de que a clareza e a objetividade da informação sejam garantidas, pois o objetivo da comunicação é a sua clareza de informação, é preciso assegurar que o destinatário entenderá o que está sendo dito, assim deve-se evitar o uso de jargões e termos técnicos, de forma a possibilizar que a comunicação cumpra o seu papel.
Questão 3/10 - Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
Considerando a importância dos quatro processos do P (Planejamento); O (Organização); D (Direção); C (Controle) a Administração pode ser definida como o conjunto das atividades integradas que realiza estes quatro processos. Logo, na busca de alcançar os objetivos globais de maneira eficiente e eficaz, a Administração/Gestão é todo o processo de planejamento, organização, direção e controle das ações organizacionais.
 CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração. 7. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
Com o que se apresenta na aula da disciplina, acerca do PODC, assinale a alternativa correta.
	A direção se relaciona com a tomada de decisões, sendo a responsável por fazer com que as ações realizadas fiquem alinhadas com o planejamento.
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
A direção é a função relacionada com a tomada de decisões e a responsável por fazer com que as ações realizadas fiquem alinhadas com o planejamento.
Questão 4/10 - Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
A organização pode ser vista enquanto entidade social e enquanto função administrativa. 
CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração. 7. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
A organização enquanto função administrativa se define:
	Como o ato de alocação de recursos e estruturação das responsabilidades por tal gestão.
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
Enquanto função administrativa e parte do processo administrativo, organização é o ato de alocação de recursos e estruturação das responsabilidades por tal gestão (Aula 01)
Questão 6/10 - Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
(Enade 2006, Administração) As novas políticas de pessoal, recentemente implantadas na Confecção Norma Modas, trouxeram insatisfação e estresse para o ambiente de trabalho e conseqüentes perdas financeiras. A insatisfação e o estresse foram detectados a partir dos seguintes indicadores:
I. custos associados a doenças ocupacionais; 
II. violência no trabalho;
III.  nível de responsabilidade atribuída ao cargo;
IV. inclinações pessoais; 
V. absenteísmo e rotatividade.
Como fontes adequadas de investigação, estão corretos, somente:
Nota: 10.0
	I, II e V.
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
A resposta correta é a alternativa “a”, pois a violência, o absenteísmo e a rotatividade são consequências (reflexos) diretas da insatisfação do trabalhador; insatisfação e o estresse no trabalho tendem a causar doenças ocupacionais, aumentando os custos da empresa para manter a saúde do trabalhador. Altos níveis de responsabilidade no trabalho não necessariamente são estressores, muito menos inclinações pessoais.
Questão 7/10 - Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
(MAPA- Agente Administrativo- 2010) Considere a frase: “significa um modo de vida, um sistema de crenças e valores, uma forma aceita de interação e de relacionamento típica de determinada organização”. Segundo Beckhard, essa frase corresponde ao conceito de:
	Cultura organizacional
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
a alternativa correta é letra c- cultura organizacional, pois essa se refere à um sistema de valores, compartilhados pelos membros de uma organização e que difere de uma para outra. Ela é composta pelos seguintes níveis: 1) Artefatos visíveis; 2) Padrões; 3) Valores e crenças; 4) Artefatos invisíveis.
Questão 8/10 - Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
( PCICONCURSOS, 2010) A organização formal é, classicamente, definida como aquela onde são determinados os padrões de inter-relação entre órgãos ou cargos, definidos logicamente através de diretrizes, normas e regulamentos visando ao alcance de seus objetivos. Em outras palavras, a organização é percebida como um conjunto de encargos funcionais e hierárquicos orientados para o objetivo da produção de bens e serviços.
Analise as opções abaixo e assinale aquela que apresenta as principais características de uma organização formal.
	Divisão do trabalho, especialização, distribuição da autoridade e responsabilidade, racionalidade e hierarquia;
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
Sob o ponto de vista formal, uma organização empresarial consiste em um conjunto de encargos funcionais e hierárquicos, orientados para o objetivo econômico de produzir bens ou serviços. As principais características da organização formal são: 1. Divisão do Trabalho; 2. Especialização; 3. Hierarquia; 4.Distribuição da autoridade e da responsabilidade; 5. Racionalismo. 6. Divisão do Trabalho.
Questão 9/10 - Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
(adaptada do ESAG/CGU 2008) A motivação é algo presente em nossa vida desde o momento que nascemos e seu entendimento tem-se constituído em um desafio para as pessoas que ocupam funções gerenciais. Assinale se as frases a seguir sobre motivação são falsas ou verdadeiras:
I. Por motivação se entende uma força intrínseca que impulsiona a direção de alguma coisa.
II. Estímulos são energias internas que determinam o comportamento dos indivíduos.
III. As motivações para o trabalho são iguais para os indivíduos que exercem cargos do mesmo grupo ocupacional.
Escolha ao opção correta:
	Apenas a alternativa I está correta;
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
A resposta correta é a letra ‘a’,apenas a alternativa I está correta. Pois: A motivação é uma força interna do individuo que impulsiona a ação. Porém, a alternativa II está incorreta, pois os estímulos são energias externas, e não internas, que podem gerar uma resposta do individuo. A alternativa III também está incorreta, pois cada individuo pode ter motivações diferentes, dependendo de suas percepções, contexto individual, cultura, etc.
Questão 10/10 - Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
A gestão como conhecemos e estudamos atualmente é o resultado da história e da integração de vários indivíduos que pensaram a organização da sociedade e das atividades humanas, entre eles engenheiros, sociólogos, economistas e até mesmos empresários. A soma de cada conhecimento produzido em épocas diferentes permite ao gestor da sociedade atual explorar melhor suas técnicas e habilidades, entendendo como e porque cada princípio administrativo surgiu.
A partir do que se apresenta acerca da gestão/administração, analise as afirmativas:
 Mesmo em sociedades tribais ou nas civilizações da Antiguidade, em que se destacam as atividades militares, seja nas sociedades atuais e mesmo em atividades comuns do cotidiano, o planejamento, a organização, a direção, e o controle se fazem presentes.
 PORQUE
Os conceitos de planejamento, organização, direção e o controle foram apresentados pela primeira vez de forma sistemática por Henri Ford, um teórico francês considerado como o pioneiro da Teoria Clássica da Administração
Assinale a alternativa correta:
	A afirmativa I é verdadeira e a II é falsa.
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
Sejam em sociedades tribais ou nas civilizações da Antiguidade, onde se destacam as atividades militares, seja nas sociedades atuais e mesmo em atividades comuns de nosso dia a dia, o planejamento, a organização, a direção e o controle se fazem presentes. Tais conceitos foram apresentados pela primeira vez de forma sistemática por Henri Fayol, um teórico francês considerado como o pioneiro da Teoria Clássica da Administração. 
Questão 1/10 - Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
( PCICONCURSOS, 2010) A organização formal é, classicamente, definida como aquela onde são determinados os padrões de inter-relação entre órgãos ou cargos, definidos logicamente através de diretrizes, normas e regulamentos visando ao alcance de seus objetivos. Em outras palavras, a organização é percebida como um conjunto de encargos funcionais e hierárquicos orientados para o objetivo da produção de bens e serviços.
Analise as opções abaixo e assinale aquela que apresenta as principais características de uma organização formal.
	Divisão do trabalho, especialização, distribuição da autoridade e responsabilidade, racionalidade e hierarquia;
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
Sob o ponto de vista formal, uma organização empresarial consiste em um conjunto de encargos funcionais e hierárquicos, orientados para o objetivo econômico de produzir bens ou serviços. As principais características da organização formal são: 1. Divisão do Trabalho; 2. Especialização; 3. Hierarquia; 4.Distribuição da autoridade e da responsabilidade; 5. Racionalismo. 6. Divisão do Trabalho.
Questão 2/10 - Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
A organização pode ser vista enquanto entidade social e enquanto função administrativa. 
CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração. 7. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
A organização enquanto função administrativa se define:
	Como o ato de alocação de recursos e estruturação das responsabilidades por tal gestão.
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
Enquanto função administrativa e parte do processo administrativo, organização é o ato de alocação de recursos e estruturação das responsabilidades por tal gestão (Aula 01)
Questão 4/10 - Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
A Linha de Montagem (imagem ilustrativa abaixo) consistia em manter os operários, cada um em uma posição, com as peças passando em esteiras e sendo trabalhadas em partes. O resultado disso era uma redução de custos de estoque, e o aumento da velocidade de produção que refletia no preço do produto final, deixando-o mais barato (Antonio Cesar Amaru Maximiano, Teoria Geral da Administração, 2009). 
Assinale a alternativa que completa de forma correta a seguinte frase: "O criador da Linha de Montagem foi...
	Henry Ford
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
Conforme Maximiano, a Linha de Montagem consistia em manter os operários, cada um em uma posição, e as peças passam em esteiras e eram trabalhadas em partes criação de Ford para a produção de automóveis. as demais opções referem-se a outros aspectos.
Questão 6/10 - Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
(CETRO - 2013 - ANVISA - Analista Administrativo - Área 7) Uma das mais importantes tarefas dos psicólogos organizacionais é avaliar a satisfação dos funcionários, fornecendo subsídios para que as empresas tomem medidas para melhorá-la. A respeito dos temas satisfação no trabalho e comprometimento organizacional, analise as assertivas abaixo.
I. A satisfação no trabalho é uma variável de atitude que mostra como as pessoas se sentem em relação ao seu trabalho.
II. A satisfação no trabalho é muito difícil de ser estudada e mensurada. Por isso, poucos estudos e pesquisas são realizados, o que dificulta a compreensão científica desse fenômeno.
III. O comprometimento organizacional é outra variável de atitude, e suas várias definições contemplam a ligação do indivíduo com a organização.
 
É correto o que se afirma em:
	I, II e III.
Questão 7/10 - Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
A base da organização é ser uma unidade social, onde os objetivos organizacionais têm várias funções, entre elas, ser a fonte de legitimidade que justifica suas atividades; padrões para avaliar sua eficiência e rendimento; unidade de medida, para verificar sua produtividade. A razão de ser então da organização é servir a esses objetivos. O autor destaca que existem muitas organizações que, simultaneamente e legitimamente, têm dois ou mais objetivos, isto é, possuem finalidades múltiplas; deixando claro que a organização deve ser vista como uma unidade social que procura atingir objetivos específicos, sendo estruturada para tal. Sob uma perspectiva estruturalista, as organizações são intencionalmente construídas e reconstruídas.
 MILANI, N. C. et al. Uma breve análise sobre os conceitos de organização e cultura organizacional. Revista Científica Eletrônica de Administração, vol. 08, n. 14, 2008.
A partir do que se apresenta na contextualização da questão e dos conteúdos trabalhados nas aulas, organização é...
	Pode ser a empresa que o indivíduo trabalha, o modo de distribuição de tarefas em sua rotina doméstica, a associação de moradores do bairro, uma Igreja, ou ainda, uma função administrativa.
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
Conforme trabalhado na aula 01, uma organização é toda unidade social onde haja ao menos um objetivo em comum, e suas atividades estejam direcionadas para o alcance desse(s) objetivo(s).
Questão 9/10 - Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
(ESAF-MPOG/EPPGG-2009)- Considerando o tema “motivação, clima e cultura”, assinale a única alternativa correta.
	O salário, isoladamente, não se constitui em um fator motivacional.
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
O salário é um benefício e uma obrigação da empresa, pois trata-se da remuneração pelos serviços prestados. Assim, não se trata de um fator motivacional. A letra ‘a’ está incorreta, pois motivação não é o mesmo que satisfação. A letra ‘b’ está incorreta, pois o clima organizacional é um importante fator da gestão de recursos humanos.  A letra ‘c’ está incorreta, pois o clima é, em certo aspecto, uma reação à cultura organizacional.
Questão 4/10 - Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
(CETRO - 2013 - ANVISA - Analista Administrativo - Área 7) Uma das mais importantes tarefas dos psicólogosorganizacionais é avaliar a satisfação dos funcionários, fornecendo subsídios para que as empresas tomem medidas para melhorá-la. A respeito dos temas satisfação no trabalho e comprometimento organizacional, analise as assertivas abaixo.
I. A satisfação no trabalho é uma variável de atitude que mostra como as pessoas se sentem em relação ao seu trabalho.
II. A satisfação no trabalho é muito difícil de ser estudada e mensurada. Por isso, poucos estudos e pesquisas são realizados, o que dificulta a compreensão científica desse fenômeno.
III. O comprometimento organizacional é outra variável de atitude, e suas várias definições contemplam a ligação do indivíduo com a organização.
 
É correto o que se afirma em:
	I e III, apenas.
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
A resposta correta é a alternativa “c”, pois tanto a satisfação quanto o comprometimento são atitudes perante o trabalho, ou seja, são compostos de crenças, afetos e comportamentos; além disso, apesar dos desafios em se mensurar a satisfação no trabalho, existem inúmeros estudos científicos dedicados a isso.
Questão 7/10 - Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
(CONCURSO- Analista Técnico Administrativo- Superior/ESAF/2014) Analise as afirmativas abaixo marcando C para Certo e E para Errado. A seguir selecione a opção correta.
( )Na comunicação formal a mensagem circula por meio de sistemas não convencionais e não oficiais.
( ) A comunicação nas organizações apresentam-se de forma diferenciada, podendo ser formais ou informais, orais ou escritas, ascendentes, descendentes e laterais.
( ) São propósitos da comunicação organizacional proporcionar informação e compreensão necessárias à condução das tarefas, e proporcionar motivação, cooperação e satisfação nos cargos.
( ) O processo de comunicação pode ser eficiente e eficaz. A eficiência se relaciona com os meios utilizados e a eficácia com o objetivo de transmitir uma mensagem com significado.
Nota: 10.0
	E, C, C, C
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
na comunicação formal a mensagem circula por meio de sistemas convencionais e oficiais, através de memorandos escritos, metas estipuladas, avaliações realizadas e objetivos desenvolvidos baseados nesse processo.
Questão 8/10 - Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
(adaptada do ESAG/CGU 2008) A motivação é algo presente em nossa vida desde o momento que nascemos e seu entendimento tem-se constituído em um desafio para as pessoas que ocupam funções gerenciais. Assinale se as frases a seguir sobre motivação são falsas ou verdadeiras:
I. Por motivação se entende uma força intrínseca que impulsiona a direção de alguma coisa.
II. Estímulos são energias internas que determinam o comportamento dos indivíduos.
III. As motivações para o trabalho são iguais para os indivíduos que exercem cargos do mesmo grupo ocupacional.
Escolha ao opção correta:
	Apenas a alternativa I está correta;
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
A resposta correta é a letra ‘a’, apenas a alternativa I está correta. Pois: A motivação é uma força interna do individuo que impulsiona a ação. Porém, a alternativa II está incorreta, pois os estímulos são energias externas, e não internas, que podem gerar uma resposta do individuo. A alternativa III também está incorreta, pois cada individuo pode ter motivações diferentes, dependendo de suas percepções, contexto individual, cultura, etc.
Questão 10/10 - Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
( PCICONCURSOS, 2010) A organização formal é, classicamente, definida como aquela onde são determinados os padrões de inter-relação entre órgãos ou cargos, definidos logicamente através de diretrizes, normas e regulamentos visando ao alcance de seus objetivos. Em outras palavras, a organização é percebida como um conjunto de encargos funcionais e hierárquicos orientados para o objetivo da produção de bens e serviços.
Analise as opções abaixo e assinale aquela que apresenta as principais características de uma organização formal.
Nota: 10.0
	Divisão do trabalho, especialização, distribuição da autoridade e responsabilidade, racionalidade e hierarquia;
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
Sob o ponto de vista formal, uma organização empresarial consiste em um conjunto de encargos funcionais e hierárquicos, orientados para o objetivo econômico de produzir bens ou serviços. As principais características da organização formal são: 1. Divisão do Trabalho; 2. Especialização; 3. Hierarquia; 4.Distribuição da autoridade e da responsabilidade; 5. Racionalismo. 6. Divisão do Trabalho.
Questão 1/10 - Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
(CESGRANRIO/PETROBRAS- 2006) Carmem, gerente de novos produtos de um laboratório, ao elogiar a política de horários flexíveis, adotada recentemente pela empresa, também enfatiza a questão da coresponsabilidade. Para ela, usufruir da flexibilização do horário traz autonomia ao mesmo tempo em que gera uma responsabilidade maior. Isso porque é preciso que o colaborador mostre ser capaz de aproveitar essa ótima oportunidade de compatibilizar os compromissos pessoais com os profissionais, sem comprometer o trabalho e alcançar metas e resultados definidos previamente pela empresa. As considerações tecidas por Carmem a respeito do binômio autoridade-responsabilidade ilustram a prática organizacional de:
	Empowerment
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
A atribuição de responsabilidade ao colaborador e autoridade sobre suas decisões incorre do empoderamento (empowerment) que lhe é conferido. Para Chiavenato (2004), empowerment ou empoderamento é fortalecer o papel das equipes e dos indivíduos ao atribuir-lhes responsabilidade sobre suas decisões, ações e autoridade. Para Adami (2014), significa ceder a alguém o poder e Long (1999) confirma declarando que é a permissão para que outras pessoas assumam as responsabilidades, recompensas e riscos das próprias decisões. Pode ser definido como um processo que proporciona autonomia para os funcionários ao compartilhar informações importantes e a provisão do controle sobre fatores que podem afetar o desempenho da organização, completa Newstrom (2008).
Araujo (2006) conceitua ainda como fortalecer ou criar o poder decisório nas mãos do indivíduo, concedendo aos funcionários a participação na tomada de decisão. Mills (1996) define como o estabelecimento de um grau maior de responsabilidade delegada pela organização e um nível mais elevado de trabalho em equipe entre os funcionários.
Questão 2/10 - Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
(CESGRANRIO/IBGE/2014) Geralmente os autores neoclássicos da administração dedicam um ou mais capítulos de seus trabalhos à questão do grau de descentralização administrativa de uma organização.
Quando se analisam as vantagens e as desvantagens da descentralização conclui-se que, em estruturas descentralizadas:
	 A qualidade das decisões pode melhorar, à medida que seu volume e complexidade se reduzem, mas as políticas e os procedimentos podem variar enormemente nos diversos departamentos.
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
Vantagens da Descentralização: A descentralização permite que as decisões sejam tomadas pelas unidades situadas nos níveis mais baixos da organização, proporcionando um considerável aumento de eficiência. As vantagens que a descentralização pode proporcionar são: 1.  Os gerentes ficam mais próximos do ponto onde se devem tomar as decisões. A descentralização corta os atrasos nas decisões causadas pelas consultas à matriz ou aos supervisores distantes. As pessoas que vivem os problemas são as mais indicadas para resolvê-los no local, economizando tempo e dinheiro; 2.  Aumenta a eficiência e motivação, aproveitando melhor o tempo e amplidão dos funcionários, evitando que fujam à responsabilidade, por ser mais fácil recorrer à matriz ou ao chefe; 3.  Melhora a qualidade das decisões à medida que seu volume e complexidade se reduzem, aliviando os chefes principais do excesso de trabalho decisório.Os altos funcionários podem concentrar-se nas decisões de maior importância, deixando as menores decisões para os níveis mais baixos; 4.  Reduz a quantidade de papel do pessoal dos escritórios centrais e os gastos receptivos. Além disso, ganha-se tempo: toma-se na hora uma decisão que levaria vários dias para ser comunicada; 5.  Permite a formação de executivos locais ou regionais mais motivados e mais conscientes dos seus resultados operacionais. A estrutura descentralizada produz gerentes gerais em vez de simples especialistas.
Desvantagens da Descentralização:  A descentralização tem suas limitações e traz certas desvantagens, a saber: 1.  Falta de uniformidade das decisões; 2.  Insuficiente aproveitamento dos especialistas; 3.  Falta de equipe apropriada ou de funcionários no campo de atividades.   
Questão 3/10 - Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
(CEFET-RJ, 2010) Eficácia é um conceito de desempenho que se relaciona com os objetivos e resultados. Entre seus significados está, portanto, o grau de coincidência dos resultados em relação aos objetivos (MAXIMIANO, 2000, p. 123). 
Outro significado importante de eficácia é:
	Capacidade de um sistema, processo, produto ou serviço de resolver um problema.
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
o conceito correto de eficácia é: Resolver problemas. Capacidade de um sistema, processo, produto ou serviço de resolver um problemas.
Questão 4/10 - Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
(TRE-AM-2014) Em gerenciamento de projetos existe um termo técnico, em inglês, que de maneira ampla, compreende todos os envolvidos em um processo, que pode ser de caráter temporário (como um projeto) ou duradouro (como o negócio de uma empresa ou a missão de uma organização). Esse termo técnico, em inglês, é denominado de:
	Stakeholder
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
Para Sobral e Peci (2013), stakeholders são grupos ou indivíduos externos ou internos da organização e afetados por ela, seja diretamente ou indiretamente, fazendo parte do ambiente operacional como fornecedores e clientes ou parte do ambiente interno da organização como empregados e acionistas, ou seja, são aqueles que são importantes ou influenciam o sucesso da organização.
Questão 5/10 - Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
A afirmação “tem foco em resultados, ou seja, enfoque na concretização de resultados como premissa” refere-se ao conceito de: 
	Eficácia
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
Eficácia para Frasson (2001) é a capacidade de atingir as metas e objetivos já estabelecidos e para Cohen e Franco (1998) é o grau de alcance dos objetivos no projeto em determinado período, independente dos custos. Para Wagner III e Hollenbeck (2006), eficácia organizacional é a meta do desempenho da organização, é o alcance de seus objetivos ou alvos, como rentabilidade, participação no mercado, crescimento, qualidade, estabilidade e eficiência.
Eficácia diferencia-se de efetividade no momento que o último é a capacidade de promover os resultados desejados, através do método de execução, independente das falhas de orientação e especificação dos objetivos (MARINHO; FAÇANHA, 2001), ou seja, efetividade é a capacidade de produção de mudanças duradouras e significativas aos beneficiários (FRASSON, 2001). Para Albuquerque (2010), se uma organização não atinge suas metas, não cumpre seus propósitos e é ineficaz.
Castro (2006) declara que a organização eficaz é aquela preocupada com os fins e em alcançar seus objetivos focada nos seus aspectos externos. Escolher a solução certa para uma necessidade ou problema, como colocar o volume pretendido do produto correto para a necessidade da população, é ser uma organização eficaz (BIO, 1996) (Rota 04).
Questão 6/10 - Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
(ENADE 2009) Durante sua atividade profissional, os administradores precisam tomar inúmeras decisões que envolvem riscos com impacto no desempenho de suas organizações. Fazem-no num contexto em que não dispõem de informações suficientes e têm restrições de recursos e de tempo para coletar mais informações para apoiar o seu processo decisório. Além disso, possuem limitações cognitivas que impedem de alcançar uma solução ótima para os problemas que enfrentam. Com base no texto, é CORRETO afirmar que os administradores tomam decisões num contexto de racionalidade:
	c) limitada
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
Gabarito: Para Sobral e Peci (2013), a teoria de Simon sugere que a tomada de decisão é baseada em informações inadequadas, limitações de tempo e recursos para análises mais completas, além de restrições de memória, inteligência e percepção da informação disponível: a isto damos o nome de racionalidade limitada.
Questão 7/10 - Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
(MPE-MS-2013) O desenvolvimento sustentável orienta as ações no campo da gestão ambiental e do desenvolvimento econômico do país. A respeito do conceito de sustentabilidade, assinale a alternativa correta.
	Abrange um leque de dimensões relevantes, tais como a social, a econômica, a ambiental, a cultural e a política.
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
Há dois tipos de objetos do desenvolvimento sustentável: os que serão desenvolvidos (como a economia, as pessoas e a sociedade- envolvendo todos os aspectos da sociedade, tais como os culturais e políticos) e os que se deseja sustentar (como a comunidade, a natureza e o suporte à vida).
Questão 8/10 - Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
Em 2006 a Vale do Rio Doce se viu sob os holofotes por não conseguir se entender com os índios que viviam próximo a uma reserva em Carajás, no Pará. Dias antes da aquisição da Inco, 200 índios armados com arco e fecha invadiram as instalações da empresa e fizeram 600 funcionários reféns. O impasse não afetou apenas o caixa da empresa, como também arranhou a sua imagem, sobretudo em um momento em que ela ganhava ares de gigante mundial. O caso da Vale do Rio Doce foi um exemplo de:
	Como o bom relacionamento de uma empresa e seus stakeholders é importante.
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
Conforme contido em nossa Rota 06 e em Sobral e Peci (2013, p.128), o caso da Vale do Rio doce é um exemplo de como o bom relacionamento de uma empresa e seus stakeholders é importante.
Questão 9/10 - Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
(IADES/EBSERH/2013) Joseph Juran foi o primeiro a aplicar a qualidade à estratégia empresarial. Para ele, a qualidade se divide em três pontos (trilogia da qualidade): planejamento, controle e melhoria da qualidade. A partir do que foi descrito, avalie as afirmações a seguir e identifique qual é a correta.
	A busca da satisfação do cliente e de todos os stakeholders.
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
O conceito do TQM foi desenvolvido por numerosos consultores empresariais norte-americanos tais como Juran. O conceito de Qualidade foi primeiramente associado à definição de conformidade às especificações. Posteriormente o conceito evoluiu para a visão de Satisfação do Cliente. Em 1961, Feigenbaum o definia como um sistema eficaz que integra o desenvolvimento da qualidade, a manutenção da qualidade e os esforços de melhoria da qualidade entre os diferentes setores da empresa, com o objetivo de criar produtos/serviços com o máximo de economia e a plena satisfação dos consumidores. Obviamente a satisfação do cliente não é resultado apenas e tão somente do grau de conformidade com as especificações técnicas mas também de fatores como prazo e pontualidade de entrega, condições de pagamento, atendimento pré e pós-venda, flexibilidade, etc... O termo Qualidade Total representa a busca da satisfação, não só do cliente, mas de todos os "stakeholders" (entidades significativas na existência da empresa) e também da excelência organizacional da empresa.
Questão 10/10 - Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
(FUMARC-CEMIG-TELECOM/2010) Recomenda-se a descentralização à uma organização,quando, por exemplo:
	A carga de trabalho da alta administração está volumosa e/ou demasiadamente complexa
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
Situações em que ocorre a descentralização: A carga de trabalho da alta administração está volumosa e/ou a demasiadamente complexa; A situação anterior provoca morosidade no processo decisório; Pela maior ênfase que a empresa quer dar à relação produtos ou serviços versus segmentos de mercado; Para encorajar o processo decisório de seus executivos alocados na média e baixa administração;  Para proporcionar maiores participação, motivação e comprometimento dos executivos e funcionários da empresa.
(FUMARC-CEMIG-TELECOM/2010) Recomenda-se a descentralização à uma organização, quando, por exemplo:
	A carga de trabalho da alta administração está volumosa e/ou demasiadamente complexa
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
Situações em que ocorre a descentralização: A carga de trabalho da alta administração está volumosa e/ou a demasiadamente complexa; A situação anterior provoca morosidade no processo decisório; Pela maior ênfase que a empresa quer dar à relação produtos ou serviços versus segmentos de mercado; Para encorajar o processo decisório de seus executivos alocados na média e baixa administração;  Para proporcionar maiores participação, motivação e comprometimento dos executivos e funcionários da empresa.
	Abrange um leque de dimensões relevantes, tais como a social, a econômica, a ambiental, a cultural e a política.
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
Há dois tipos de objetos do desenvolvimento sustentável: os que serão desenvolvidos (como a economia, as pessoas e a sociedade- envolvendo todos os aspectos da sociedade, tais como os culturais e políticos) e os que se deseja sustentar (como a comunidade, a natureza e o suporte à vida).
Questão 3/10 - Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
(CESGRANRIO/IBGE/2014) Geralmente os autores neoclássicos da administração dedicam um ou mais capítulos de seus trabalhos à questão do grau de descentralização administrativa de uma organização.
Quando se analisam as vantagens e as desvantagens da descentralização conclui-se que, em estruturas descentralizadas:
	 A qualidade das decisões pode melhorar, à medida que seu volume e complexidade se reduzem, mas as políticas e os procedimentos podem variar enormemente nos diversos departamentos.
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
Vantagens da Descentralização: A descentralização permite que as decisões sejam tomadas pelas unidades situadas nos níveis mais baixos da organização, proporcionando um considerável aumento de eficiência. As vantagens que a descentralização pode proporcionar são: 1.  Os gerentes ficam mais próximos do ponto onde se devem tomar as decisões. A descentralização corta os atrasos nas decisões causadas pelas consultas à matriz ou aos supervisores distantes. As pessoas que vivem os problemas são as mais indicadas para resolvê-los no local, economizando tempo e dinheiro; 2.  Aumenta a eficiência e motivação, aproveitando melhor o tempo e amplidão dos funcionários, evitando que fujam à responsabilidade, por ser mais fácil recorrer à matriz ou ao chefe; 3.  Melhora a qualidade das decisões à medida que seu volume e complexidade se reduzem, aliviando os chefes principais do excesso de trabalho decisório. Os altos funcionários podem concentrar-se nas decisões de maior importância, deixando as menores decisões para os níveis mais baixos; 4.  Reduz a quantidade de papel do pessoal dos escritórios centrais e os gastos receptivos. Além disso, ganha-se tempo: toma-se na hora uma decisão que levaria vários dias para ser comunicada; 5.  Permite a formação de executivos locais ou regionais mais motivados e mais conscientes dos seus resultados operacionais. A estrutura descentralizada produz gerentes gerais em vez de simples especialistas.
Desvantagens da Descentralização:  A descentralização tem suas limitações e traz certas desvantagens, a saber: 1.  Falta de uniformidade das decisões; 2.  Insuficiente aproveitamento dos especialistas; 3.  Falta de equipe apropriada ou de funcionários no campo de atividades.   
Questão 5/10 - Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
(EBSERH-2013) Complete o texto a seguir com a alternativa correta. Segundo a literatura em geral o tripé da sustentabilidade organizacional (empresarial) é alcançada por meio da:
	Sustentabilidade Econômica, Sustentabilidade Ambiental e Sustentabilidade Social.
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
Desse modo, o cerne do pensamento do desenvolvimento sustentável reside em três dimensões principais, que se inter-relacionam, conhecidas como tripple bottom line: ambiental, econômica e social.
Questão 6/10 - Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
(FUMARC-CEMIG-TELECOM/2010) Recomenda-se a descentralização à uma organização, quando, por exemplo:
	A carga de trabalho da alta administração está volumosa e/ou demasiadamente complexa
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
Situações em que ocorre a descentralização: A carga de trabalho da alta administração está volumosa e/ou a demasiadamente complexa; A situação anterior provoca morosidade no processo decisório; Pela maior ênfase que a empresa quer dar à relação produtos ou serviços versus segmentos de mercado; Para encorajar o processo decisório de seus executivos alocados na média e baixa administração;  Para proporcionar maiores participação, motivação e comprometimento dos executivos e funcionários da empresa.
Questão 7/10 - Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
Em 2006 a Vale do Rio Doce se viu sob os holofotes por não conseguir se entender com os índios que viviam próximo a uma reserva em Carajás, no Pará. Dias antes da aquisição da Inco, 200 índios armados com arco e fecha invadiram as instalações da empresa e fizeram 600 funcionários reféns. O impasse não afetou apenas o caixa da empresa, como também arranhou a sua imagem, sobretudo em um momento em que ela ganhava ares de gigante mundial. O caso da Vale do Rio Doce foi um exemplo de:
	Como o bom relacionamento de uma empresa e seus stakeholders é importante.
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
Conforme contido em nossa Rota 06 e em Sobral e Peci (2013, p.128), o caso da Vale do Rio doce é um exemplo de como o bom relacionamento de uma empresa e seus stakeholders é importante.
Questão 10/10 - Administração e Gestão: Conceitos e Aplicações
(CEFET-RJ, 2010) Eficácia é um conceito de desempenho que se relaciona com os objetivos e resultados. Entre seus significados está, portanto, o grau de coincidência dos resultados em relação aos objetivos (MAXIMIANO, 2000, p. 123). 
Outro significado importante de eficácia é:
	Capacidade de um sistema, processo, produto ou serviço de resolver um problema.
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
o conceito correto de eficácia é: Resolver problemas. Capacidade de um sistema, processo, produto ou serviço de resolver um problemas.