Buscar

Processo 0827246-37 2014 8 12 0001

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Processo 0827246-37.2014.8.12.0001
Tema: Ação de Usucapião Extraordinário
Tipo de Audiência: Instrução e Julgamento
Presidente do ato: Alessandro Meliso Rodrigues
Em 21/02/2022, assisti audiência cível de instrução que pesava sobre ação de usucapião extraordinário com pedido de liminar realizado pelos autores Josué Ferreira Novais e Luzia dos Santos Novais em face de Elizabete Dias Pires.
Em um breve resumo, conforme petição inicial do processo, os fatos ocorreram na cidade de Campo Grande - MS, onde em 1998 os autores passaram a ter posse de um imóvel. Não fica claro na petição qual foi o meio de entrada dos autores no imóvel, mas alegam que estes possuem a posse mansa e duradoura, visto que já se fazia mais de dezessete anos que moravam no local. 
Na petição é descrito que o imóvel que até o referido momento pertencia a ré estava sendo alvo de penhora visto uma dívida contraída pela empresa dos réus.
Na contestação a parte ré alega que os autores realizaram um contrato verbal de compra e venda do imóvel, onde eles se comprometeriam a realizar a quitação do imóvel junto a CEF, uma vez que os réus haviam adquirido a propriedade através da Caixa e ainda não teriam quitado o contrato. Contudo, em um determinado momento estes haviam quebrado o compromisso não arcando com a situação a CEF e deixando a réu com mais dívidas.
Na audiência de instrução e julgamento, o Juiz faz a oitiva de duas testemunhas da parte autora que declaram que há a posse do imóvel de forma ininterrupta e mansa por partes dos requerentes.
Saneada todas as dúvidas, o Juiz profere a sentença que defere o usucapião aos autores, passando estes a serem proprietários do imóvel após o pagamento dos tributos junto ao cartório de notas.

Continue navegando