Buscar

O Perfil do Professor na Escola Inclusiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Para começar, análise com atenção o texto e, em seguida, elabore sua resposta!
Seguindo a lógica que os estudantes são sujeitos de direito à aprendizagem, bem como, frente a demanda atual precisamos nos constituir novos professores, destacamos a formação de professores para o contexto da educação inclusiva, pois vivemos, na atualidade, um momento que repudia a segregação das populações historicamente excluídas, provocando um forte movimento em favor da inclusão. Nesse sentido, exige-se da escola e seus professores que se organizem no sentido tanto de garantir o respeito e a valorização das diferenças para que possam atender ao que se espera de uma escola inclusiva. Tal expectativa, demanda a reconstrução da docência, pois a educação inclusiva pressupõe que nossas práticas considerem as diferentes formas e ritmos de aprendizagem, salientando a necessidade de uma escola cada dia mais justa, plural e democrática. Nesse sentido, reitera-se a urgência de práticas contrárias à exclusão e segregação.
2. Com base na interpretação do texto acima, juntamente com seus conhecimentos adquiridos ao longo da disciplina, elabore o seu texto argumentativo-dissertativo, respondendo aos questionamentos abaixo:
Considerando os estudos da nossa disciplina e o conteúdo do e-book, elabore um texto argumentativo-dissertativo sobre o perfil do professor no contexto da escola inclusiva.
Em uma escola o professor tem um papel fundamental no que se refere a inclusão, afinal é o professor que vive o dia a dia com o aluno, então cabe a ele observar as características do mesmo e suas dificuldades, preparar o ambiente de sala de aula e estar preparado para receber e integrar o discente a turma. A partir dessas observações é possível tomar medidas, propor a atividade ideal, por exemplo se o aluno tem dificuldade de locomoção precisa que a sala esteja preparada para que ele consiga transitar.
O professor inclusivo tem quer ter um perfil motivador, que saiba instigar a curiosidade do aluno em busca de novos conhecimentos, ser observador, e ser aquele que prepara a sala ofertando espaço para locomoção, integrando alunos ao convívio e bom relacionamento entre eles. Está sempre atualizado e bem informado, buscando leituras atuais, atualizar o formato de suas aulas, ferramentas e se atualizar os seus métodos.
É necessário para incluir não somente observar as dificuldades, mas observa também os pontos positivos dos alunos com necessidade especiais e trabalhar em cima deles, trazer esses pontos positivos para auxiliar e impulsiona o aprendizado. 
Portanto, um professor com um perfil para a educação inclusiva ele estará preparado para receber alunos independente de sua etnia, sexo, deficiência, idade, condição social, espectro ou quaisquer condições que este aluno apresente, um bom educador ele buscará formas de tornar a aprendizagem de cada aluno prazerosa e proveitosa, e que todo tenham oportunidades igualitárias para atender bem as crianças e seus familiares e tornar o ambiente escolar acolhedor.

Continue navegando