Buscar

9 A e B história revolução Russa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Educandário Paraíso da Criança 
9° ANO A e B
Resumo da Revolução Russa
A Revolução Russa, ocorrida em 1917, consistiu em dois levantes populares ocorridos em fevereiro e outubro.
No entanto, a agitação social vinha de longe. Em 1905, manifestantes pediram ao czar Nicolau II melhores condições de vida, mas foram rechaçados à bala. Como consequência, o monarca procurou modernizar o país com eleições para um parlamento (Duma) e uma Constituição.
Com a entrada da Rússia na Primeira Guerra (1914-1917), a situação só piorou. Vários soldados desertaram, oficiais passaram a conspirar contra o czar e este foi deposto através da Revolução de Fevereiro de 1917.
Embora tenham abolido a monarquia, muitos revolucionários achavam que não era suficiente. Assim, um novo golpe é dado, desta vez pelos bolcheviques e camponeses, que instituem um regime mais próximo ao socialismo através da Revolução de Outubro.
Conclusão da Revolução Russa
Em 1922 foi estabelecida a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), sob liderança de Lenin. Após sua morte, em 1924, iniciou-se uma luta pelo poder entre Trotsky e Stalin.
Derrotado, Trotsky foi expulso do país e, em 1940, foi morto na cidade do México, por um assassino a serviço de Stalin. Sob seu governo, a URSS conheceu uma das mais violentas ditaduras da história, ao mesmo tempo que passava por um crescimento econômico vertiginoso.
Durante a II Guerra Mundial, o país seria um dos principais inimigos do nazismo, aliado dos Estados Unidos e do Reino Unido.
Após o conflito, seria alçada à condição de segunda potência mundial.
ATIVIDADES 
1. Assinale V para verdadeiro ou F para falso nas seguintes frases:
A.( ) A maior parte da população no Império Russo era formada por camponeses.
B.( ) Os operários russos tinham boas condições de trabalho, com jornadas reduzidas de 6 horas e protegidos pela legislação trabalhistas.
C.( )Os trabalhadores começaram a organizar sindicatos e greves e tinham inspiração nas ideias de Karl Marx e Friedrich Engels.
D.( )O czar Nicolau II exercia o poder na Rússia de forma absolutista, com apoio da nobreza rural e do clero da Igreja Ortodoxa
2. Em janeiro de 1905, ocorreu uma grande manifestação popular em São Petersburgo, o que eles queriam expressar? 
R. A insatisfação com a pobreza e reivindicar direitos, como a reforma agrária. 
3. O czar Nicolau II autorizou uma violenta repressão à manifestação. Como ficou conhecido esse episódio? 
R: O Domingo Sangrento, e acabou se transformando no estopim da Revolução de 1905. 
4. Em 1914, a Rússia se envolveu na Primeira Guerra Mundial, enfrentando os exércitos alemães e austro-húngaros ao longo de uma extensa fronteira. Como foi essa participação da Rússia na guerra? 
R: Com tropas destinadas, desmotivadas e mal equipadas, além de submetidas a um comando militar quase sempre desinteressado e mal preparado, as forças armadas russas logo começaram a sofrer expressiva derrotas. 
5. Visando normalizar a situação econômica do país e abrir caminho para as grandes reformas que iriam resultar na implantação do socialismo. Do que se trata esse novo repertório de medidas econômicas? 
R: Estimular os lucros privados, como única forma de promover o crescimento da produção e normalização do abastecimento em curto prazo. 
6. Com Stálin, teve início a implantação do socialismo na União Soviética. Como foi esse começo de governo? 
R: Os bancos e grandes conglomerados industriais já haviam sido estatizados desde o início do movimento, restando agora abolir tanto a pequena burguesia quanto a nova classe de empreendedores e, ao mesmo tempo, promover a coletivização da agricultura

Continue navegando