Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO 4- PRODUÇÃO RUMINANTES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIANDO APRENDIZADO – PRODUÇÃO ANIMAL: RUMINANTES
NOTA 0,3 (ACHO Q ESTÃO ERRADAS AS DUAS PRIMEIRAS)
		1.
		O confinamento de bovinos de corte é mais indicado na terminação, que é a fase que antecede o abate do animal, de modo a intensificar a deposição de gordura na carcaça que será comercializada. Vários fatores influenciam a deposição de gordura na carcaça de bovinos. Diante do exposto, marque a alternativa correta.
	
	
	
	
	Na partição da energia proveniente da alimentação, a deposição de gordura na carcaça tem prioridade sobre a mantença do animal.
	
	
	Animais de maior tamanho corporal apresentam carcaças mais magras a um mesmo peso que animais de menor tamanho sob uma mesma condição alimentar.
	
	
	A taxa de desenvolvimento do tecido muscular aumenta, e o do tecido adiposo diminui, à mediada que o bovino vai se aproximando do peso adulto.
	
	
	Animais terminados em dietas com forragens de alto valor nutritivo apresentam maior % de gordura de marmoreio que animais terminados com dietas a base de grãos.
	
	
	Animais que apresentaram crescimento normal na fase pré-terminação, apresentaram a composição indesejável de gordura na carcaça precocemente.
	
	
	
		Quest.: 2
	
		2.
		Os bovinos de corte são submetidos a confinamento onde recebem dietas formuladas a fim de que o gado bovino ganhe peso em menor tempo. Algumas doenças podem surgir neste sistema de confinamento. Sobre o confinamento é correto afirmar
	
	
	
	
	O confinamento deve ser evitado em épocas de chuva a fim de se evitar a lama formada neste período.
	
	
	Nos períodos de seca, o confinamento fica prejudicado pela poeira, mas como a duração é por poucos meses, não é necessária nenhuma intervenção.
	
	
	A maior parte dos animais enviados ao confinamento são bovinos machos jovens, sendo desnecessário a preocupação na ambientação ao novo local.
	
	
	O uso de ionóforos no confinamento é benéfico, pois auxilia na prevenção da acidose.
	
	
	O timpanismo ruminal pode ser provocado pela baixa ingestão de grãos de fermentação rápida.
	
	
	
		Quest.: 3
	
		3.
		A intensificação da pecuária, ou seja, a concentração dos animais, tanto para a produção de leite, quanto para a produção de carne, gerou um problema: um maior acúmulo de resíduos da produção. O esterco, a urina, o resto da alimentação dos animais e o resto de camas podem significar um problema se o produtor não souber manejar. Para o manejo correto destes dejetos devem ser levados em consideração o teor de sólidos. Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
	Dejetos misturados a materiais usados como cama para as vacas podem ter teor de sólidos acima dos 20%. Este material é de manejo mais complexo, devido à dificuldade de bombeamento e de carregamento em pá carregadeira.
	
	
	Lodos são dejetos com consistência cujo conteúdo de sólidos vai até 4%. Essa é a consistência típica de sistemas de produção de leite nos quais a limpeza dos estábulos é feita por raspagem mais água, e o efluente da sala é adicionado ao sistema de armazenamento. Sistemas especiais de bombeamento são necessários para dejetos com esta consistência, sendo poucas as opções de tratamento. Sólidos ou líquidos devem ser adicionados para maior eficiência de tratamento.
	
	
	O conteúdo de sólidos em dejetos classificados como semi-sólidos vai de 10% a 20%. A excreta in natura (mistura de fezes e urina) de vacas leiteiras tem conteúdo de sólidos de aproximadamente 13%, portanto, dejetos raspados do estábulo, sem adição de água, se encaixam nesta categoria. Este material é de manejo mais complexo, devido à dificuldade de bombeamento e de carregamento em pá carregadeira. Aqui também as opções de tratamento são poucos e de eficiência limitada, e sólidos ou líquidos devem ser adicionados aos dejetos para maior eficiência de tratamento.
	
	
	O conteúdo de sólidos em dejetos classificados como semi-sólidos vai de 10% a 20%. Essa é a consistência típica de sistemas de produção de leite nos quais a limpeza dos estábulos é feita por raspagem mais água, e o efluente da sala é adicionado ao sistema de armazenamento. Sistemas especiais de bombeamento são necessários para dejetos com esta consistência, sendo poucas as opções de tratamento. Sólidos ou líquidos devem ser adicionados para maior eficiência de tratamento.
	
	
	Dejetos líquidos são aqueles cujo conteúdo de sólidos está entre 4 e 10%. Essa é a consistência típica de sistemas de produção de leite nos quais a limpeza dos estábulos é feita por raspagem mais água, e o efluente da sala é adicionado ao sistema de armazenamento. Sistemas especiais de bombeamento são necessários para dejetos com esta consistência, sendo poucas as opções de tratamento.
	
	
	
		Quest.: 4
	
		4.
		A ILPF tem como grande objetivo a mudança do sistema de uso da terra, fundamentando-se na integração dos componentes do sistema produtivo, visando atingir patamares cada vez mais elevados de qualidade do produto, qualidade ambiental e competitividade. Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
	Integração Lavoura-Floresta ou Silviagrícola: sistema de produção que integra os componentes agrícola, pecuário e florestal em rotação, consórcio ou sucessão, na mesma área. O componente "lavoura" restringe-se ou não à fase inicial de implantação do componente florestal.
	
	
	Integração Pecuária-Floresta ou Silvipastoril: sistema de produção que integra o componente agrícola e pecuário em rotação, consórcio ou sucessão; na mesma área e em um mesmo ano agrícola ou por múltiplos anos.
	
	
	Integração Lavoura-Pecuária-Floresta ou Agrossilvipastoril: sistema de produção que integra o componente florestal e agrícola, pela consorciação de espécies arbóreas com cultivos agrícolas (anuais ou perenes).
	
	
	Integração Lavoura-Pecuária ou Agropastoril: sistema de produção que integra o componente florestal e agrícola, pela consorciação de espécies arbóreas com cultivos agrícolas (anuais ou perenes).
	
	
	Integração Pecuária-Floresta ou Silvipastoril: sistema de produção que integra o componente pecuário e florestal, em consórcio.
	
	
	
		Quest.: 5
	
		5.
		O manejo adequado dos resíduos da fazenda é fundamental para que se obtenha o chamado saneamento ambiental, que é produzir com segurança, qualidade ambiental e segurança do trabalhador. O conteúdo de umidade do esterco determina parcialmente como ele pode ser manejado e armazenado. O esterco pode ser classificado de acordo com três consistências básicas: sólido (16% ou mais de sólidos), semi-sólido (12 a 16% de sólidos), e líquido (12% ou menos de sólidos). Uma propriedade leiteira onde é realizada o flushing para limpeza do estábulo e adicionados apenas os efluentes provenientes da sala de ordenha é caracterizada como esterco líquido. O melhor sistema de tratamento deste dejeto é:
	
	
	
	
	Compostagem.
	
	
	União da lagoa de decantação e a compostagem
	
	
	Biogás
	
	
	Lagoa de decantação.
	
	
	União do Biogás com a compostagem

Outros materiais