Buscar

FÓRUM I DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FÓRUM I – DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM
Imagine, por um instante, a vida nos oceanos. O mar, em sua vasta biodiversidade, possui água, animais marinhos, flora e processos que acontecem sempre, a fim de manter o equilíbrio debaixo d’água. Existem diferentes espécies de peixes, uns mais rápidos, outros mais lentos. Uns de grandes proporções, outros pequenininhos. Peixes que atingem maiores profundidades e nadam até o fundo do mar, e outros que preferem ficar no raso. Assim acontece com a sala de aula e os alunos que lá frequentam: uns aprendem mais rápido, conseguindo assimilar e se aprofundar mais nos assuntos, enquanto outros, possuem mais dificuldade de acompanhar, ficando, muitas vezes, no raso.Mas os peixes que nadam mais devagar ou que ficam sempre no raso não o fazem por vontade própria. É da natureza deles. 
Por vezes, alunos que possuem dificuldade em aprender são tachados de preguiçosos, mas não é nada disso. Eles podem estar enfrentando algum obstáculo passageiro e causando dificuldades na aprendizagem, ou possuir alguma defasagem maior, caracterizando os transtornos de aprendizagem, parte da natureza de algumas pessoas.
Após a leitura e reflexão do texto, diferencie Dificuldades de aprendizagem de Transtornos de aprendizagem.
Dificuldade: defasagens abrangentes referentes ao processo de aprendizagem;
Transtorno: defasagens específicas e pontuais.
Dificuldade: dificuldade em assimilar e acompanhar os conteúdos;
Transtorno: disfunção neurológica de assimilação de conteúdos referentes a escrita, leitura e capacidades matemáticas
Dificuldade: as causas partem mais de fatores externos, como metodologia de ensino inapropriada, conflitos familiares, mudanças frequentes de escola, diferenças socioeconômicas e/ou culturais;
Transtorno: embora os fatores externos também participem da defasagem, as causas moram no aspecto biológico por ser um transtorno do neurodesenvolvimento.

Continue navegando