Buscar

questões afecções do sistema nervoso, digestório e cardiológico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

01. Em relação ao Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), leia as frases abaixo e marque (F) se a afirmativa for falsa e (V) se for verdadeira. Em seguida, assinale a alternativa que contém a sequência correta: (1,0 ponto) 
 
( ) O IAM resulta da obstrução de uma das artérias coronárias, ocorrendo por motivo de um aterosclerose, trombose, agregação placentária, estenose ou espasmo da artéria coronária. 
( ) São alguns fatores predisponentes: envelhecimento, hipertensão arterial, obesidade, sedentarismo e tabagismo. 
( ) Para o paciente internado, organizar os cuidados e as atividades a fim de possibilitar períodos de repouso ininterrupto. 
( ) O infarto do miocárdio não é desencadeado por nenhuma circunstância específica, podendo acontecer quando se está passeando, descansando ou dormindo, sem qualquer esforço violento prévio. 
( ) O infarto tipo 4 está associado à revascularização do miocárdio. 
 
a) F, V, V, F, F 
b) V, V, V, V, F 
c) V, F, V, F, V 
d) V, V, F, V, V 
e) V, V, V, V, V 
 
02. Sobre o sistema cardiológico, julgue os itens a seguir: (1,5 ponto) 
 
I- ( ) Na insuficiência cardíaca descompensada o volume de líquidos excessivo, intolerância à atividade e fadiga são alguns dos seus diagnósticos de enfermagem. 
II- ( ) A angina do peito é uma síndrome clínica, que se caracteriza por episódios de dor ou pressão na região anterior do tórax. Na angina estável, a dor ocorre nos esforços e alivia no repouso. 
III- ( ) Dor torácica repentina e persistente apesar do repouso e da medicação é o sintoma apresentado pela maioria dos clientes com Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e estar associado diretamente com a cirurgia de revascularização do miocárdio. 
IV- ( ) Os sopros diastólicos ocorrem por estenose da válvula aórtica ou da válvula pulmonar e insuficiência da válvula mitral ou da válvula tricúspide. 
V- ( ) O fator de risco mais importante de Estenose Mitral (EM) é a febre reumática, a qual gradativamente espessa os folhetos da valva mitral. A substituição cirúrgica da valva é indicada quando a estenose não responde ao procedimento percutâneo ou quando há regurgitação mitral concomitante. 
Estão CORRETAS: 
A) I, III e IV, apenas. 
B) II e III, apenas. 
C) I e V, apenas. 
D) II, III e IV, apenas. 
E) I, II e V, apenas. 
 
03. (ENADE-2016) A adaptação à mudança de hábitos intestinais e os novos cuidados de higiene são dificuldades a serem enfrentadas pelos pacientes submetidos à colostomia. Após o procedimento cirúrgico, o acompanhamento e o incentivo do enfermeiro são imprescindíveis para que o paciente e sua família aceitem a nova realidade e recebam as orientações necessárias às práticas relacionadas ao autocuidado. Considerando os cuidados necessários à promoção da saúde do paciente submetido a esse procedimento cirúrgico, avalie as afirmações a seguir. (1,0 ponto) 
I. É necessário observar rotineiramente o estoma, no que se refere a cor, brilho, umidade, tamanho, forma, localização, tipo e drenagem, e cuidar das condições da pele perilesional. 
II. O enfermeiro deve verificar o tipo de bolsa mais adequado ao caso e mostrar interesse em ajudar o paciente e seus familiares, por meio do esclarecimento de dúvidas e da orientação quanto aos procedimentos com a ostomia, de acordo com a evolução do paciente. 
III. O medo de sangramento e dor podem causar sentimentos negativos no paciente, por isso não se estimula a autonomia e somente o enfermeiro deve manusear a bolsa de colostomia nos primeiros momentos. 
IV. As bolsas de colostomia adequadas apresentam diâmetro correspondente ao estoma para que não ocorram compressão e necrose do local, evitando-se, assim, trocas e risco de lesão na pele. 
V. A segurança e a intimidade do paciente devem ser preservadas, e a sua autonomia estimulada, evitando-se que os familiares participem das primeiras trocas de bolsa. 
É CORRETO apenas o que se afirma em: 
A) II e III. 
B) I, II e III. 
C) I, III e V. 
D) III, IV e V. 
E) I, II, IV e V. 
 
04. A respeito da doença diverticular dos cólons, assinale a opção correta. (1,0 ponto) 
 
A) Cólicas dolorosas, ou sensibilidade na porção inferior do abdômen não é um sintoma característico. 
B) O número de relatos de casos de diverticulite está diminuindo em todo o mundo. 
C) Na maior parte dos pacientes acometidos por essa doença, a presença de divertículos está associada à diminuição da pressão nos cólons. 
D) A ocorrência de diverticulite está associada à maior ingestão de grãos e sementes. 
E) A diverticulite ocorre quando há inflamação e infecção em um ou mais divertículos. 
 
05. Descreva 04 diagnósticos de enfermagem ao paciente com câncer gástrico e para cada diagnóstico uma prescrição de enfermagem. (2,0 pontos) 
D: déficit de conhecimento relativo as atividades de autocuidado.
PE: promover o autocuidado.
D: Nutrição desequilibrada: ingestão menor do que as necessidades corporais relacionada com a saciedade precoce ou anorexia.
PE: Registrar nível de aceitação das dietas oferecidas, sempre após as principais refeições.
D: Ansiedade relacionada ao câncer e o tratamento previsto.
PE: Fornecer, de forma clara e concisa, informações quanto ao tratamento e procedimentos a serem executado.
D: Risco para desequilíbrio hidroeletrolítico, devido à perda anormal de líquidos e eletrólitos.
PE: Monitorar hidratação e equilíbrio eletrolítico.
 
06. O enfermeiro (a) deve estar capacitado a reconhecer os sinais que identificam uma vítima com possível Acidente Vascular Cerebral – AVC. Três deles são: (1,0 ponto) 
 
A) Anormalidades na deglutição, dor de cabeça e desvio na coluna em forma de 
S. 
B) Desvio de rima labial, fraqueza em apenas um lado do corpo e dificuldade para falar. 
C) Parestesia de membros inferiores, edema nas articulações e dor em flanco esquerdo. 
D) Fraqueza muscular, queda facial e displasia esquelética. 
E) Dificuldade para engolir, ausência de rugas frontais e dor no peito intensa. 
 
07. (PASES) Em 2011, a cantora Ivete Sangalo contraiu meningite viral, um tipo mais brando da doença, que também pode ser causada por bactérias. A meningite bacteriana pode levar à morte e, em alguns casos, mesmo quando tratada, pode deixar sequelas auditivas, cegueira, paralisia, disfunção renal ou problemas de memória. Dentre as formas bacterianas, a meningocócica, causada pela bactéria Neisseria meningitidis, é a mais comum. 
Considerando as informações acima, responda às questões propostas: (1,5 ponto) 
 
A) Cite duas formas de adquirir a meningite bacteriana. 
Se a pessoa apresentar uma infecção bacteriana e se essa bactéria cair na corrente sanguínea e chegar ao cérebro, pode desencadear a meningite.
Transmitida quando pequenas gotas de saliva da pessoa infectada entram em contato com as mucosas do nariz ou da boca de um indivíduo saudável.
 
B) Cite dois sintomas da meningite bacteriana. 
Febre alta com início súbito
Dor de cabeça intensa e contínua
 
C) Cite três cuidados de enfermagem ao paciente. 
 
Manter o quarto escuro a fim de atenuar a fotofobia.
Avaliar com frequência os sinais vitais e estado neurológico.
Avaliar a pressão arterial quanto à ocorrência de choque, o qual precede a insuficiência cardíaca e respiratória.
08. O aneurisma cerebral é uma dilatação anormal na parede de uma artéria do cérebro que se forma quando o fluxo sanguíneo pressiona uma região arterial enfraquecida e cria uma saliência, de forma arredondada ou irregular, que cresce gradativamente. Os aneurismas podem se romper, levando a hemorragia para dentro das meninges (membranas que cobrem o cérebro), quadro conhecido como hemorragia subaracnóidea, um subtipo de acidente vascular cerebral, responsável por, aproximadamente, 5% de todos os casos de AVC. Assinale a alternativa correta. (1,0 ponto) 
A) A maioria dos pacientes com aneurismas cerebrais apresentam sintomas. O aneurisma, assim que existe, causa sintomas, podendo, inclusive, levar à morte. 
B) Os aneurismas podem ocorrer quando as pessoas apresentam pontos frágeis na parede das artérias que ao longo dos anos se dilatam; trata-se de um processocrônico, nunca em decorrência de um trauma físico. 
C) Quando há um aumento significativo do aneurisma pode haver compressão de estruturas dentro da calota craniana. Essa compressão, apesar de grave, é sempre assintomática, o que pode fazer com que o paciente demore a procurar o serviço de atendimento, agravando o quadro e impossibilitando a reversibilidade do caso e a minimização dos danos. 
D) O tratamento do aneurisma roto se dá somente de forma conservadora evitando danos ao paciente; 
E) Quando há a ruptura, ocorre a hemorragia subaracnóidea. O sangue se espalha pelas meninges (membranas que cobrem o cérebro) e provoca sinais como dor de cabeça intensa e repentina, náuseas e vômitos, confusão mental, déficits neurológicos, alterações nos batimentos cardíacos e na respiração, chegando à perda da consciência e até morte.

Continue navegando