Buscar

Classificação da pele

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Classificação da pele: biotipos
1. 
Analise o relato de caso a seguir.
“Maria é estudante e tem 27 anos. Na última semana, procurou uma clínica de estética, para realizar uma limpeza de pele e um tratamento preventivo para rugas e linhas de expressão. Antes de iniciar o tratamento, o profissional de estética realizou a avaliação da pele da paciente, identificando, dentre outras informações, o biotipo de pele dela. Com base nas características apresentadas, o profissional identificou que Maria tem um biotipo de pele alipídica".
I - Presença de poros dilatados.
II - Pele mais fina e frágil.
III - Maior tendência a descamação.
IV - A pele envelhece mais lentamente.
V - Maior quantidade de sebo.
Acerca das características que se espera encontrar no biotipo de pele apresentado por Maria, assinale a alternativa correta.
A. 
As alternativas I, II e III são verdadeiras.
B. 
As alternativas II e III são verdadeiras.
C. 
As alternativas II, III e IV são verdadeiras.
D. 
As alternativas III e V são verdadeiras.
E. 
As alternativas II, III e V são verdadeiras.
2. 
Cada biotipo de pele apresenta características particulares em relação à hidratação natural, produção de sebo, sensibilidade, espessura, dentre outras. Conhecer as principais características dos biotipos cutâneos é essencial para poder compreender quais são os cuidados necessários, visando respeitar as particularidades de cada tipo de pele.
Sobre os cuidados estéticos, assinale os exemplos de cuidados voltados à pele lipídica.
A. 
Para higiene desse tipo de pele, indica-se a utilização de tensoativos suaves, em forma de leites ou loções de limpeza. Para tonificação, produtos com ativos hidratantes associados. A hidratação deve ser intensiva, com aplicação de cremes emolientes no período diurno e noturno, visando potencializar a hidratação tecidual. Para fotoproteção, indica-se o uso de emulsões cremosas.
B. 
Para limpeza, indica-se a utilização de produtos de higiene suave, de preferência livres de sabão, seguidos de aplicação de tônico hidratante, livre de álcool e com ativos calmantes (como camomila). Para hidratação, indica-se a utilização de emulsões ou fluidos, especialmente os ricos em lanolina, e aplicação de filtro solar com textura leve, formulado em gel.
C. 
Indica-se o uso de agentes de limpeza mais eficientes, seguido da aplicação de tônico com função adstringente ou descongestionante. A aplicação de hidratante deve ser feita em gel ou gel creme, evitando o uso de hidratantes com formulações cremosas. A pele deve ser esfoliada semanalmente (1 ou 2 vezes) com produtos abrasivos, com bases livres de óleo ou formuladas em gel.
D. 
Para higiene, opta-se por produtos de ação seletiva, como sabonetes líquidos suaves ou loções de limpeza. Em seguida, aplica-se tônico adstringente em toda a região e um hidratante com propriedades emolientes, de base oleosa e não comedogênica. A esfoliação da pele nesses casos está contraindicada. Máscaras hidratantes podem ser aplicadas semanalmente.
E. 
Realiza-se a limpeza da pele com sabonete líquido de ação potente, seguida da aplicação de tônico adstringente, optando por produtos livres de álcool. Para hidratação, utiliza-se base mais oleosa, visando aumentar o teor de hidratação natural da pele. Por fim, aplica-se o filtro solar, evitando o uso de filtros em gel ou gel creme, pois podem intensificar as características da pele.
3. 
Fitzpatrick propôs uma classificação da pele humana em seis fototipos, com base no teor de pigmentação e na resposta cutânea à exposição solar. Essa classificação é muito antiga, mas ainda é amplamente utilizada na área da estética para classificar diferentes tipos de pele. Analise as características a seguir:
I - Pele pouco sensível ao sol.
II - Pessoas de pele clara, olhos e cabelos castanhos ou pretos.
III - Pele que bronzeia facilmente.
IV - Tipo de pele comum em europeus.
V - Pele que raramente queima.
São características da pele de fototipo V, segundo a classificação de Fitzpatrick:
A. 
I, III e V.
B. 
I, IV e V.
C. 
II, IV e V.
D. 
III e IV.
E. 
IV e V.
4. 
A pele apresenta características específicas que caracterizam os diferentes biotipos cutâneos. Contudo, algumas situações externas podem interferir no biotipo de pele, desencadeando quadros passageiros, mas que alteram níveis de hidratação, espessura, resistência e sensibilidade. Dentre essas situações, cita-se o etilismo, frio ou calor excessivos, tabagismo, exposição solar excessiva, estresse e, ainda, a presença de algumas doenças de pele.
Assinale a alternativa que descreve o biotipo de pele que tem uma maior tendência a sofrer com as alterações externas descritas acima.
A. 
Pele oleosa.
B. 
Pele lipídica.
C. 
Pele combinada.
D. 
Pele desidratada.
E. 
Pele acneica.
5. 
Analise a descrição do caso a seguir:
“Paciente J.K, 34 anos, dona de casa. Procura por tratamento estético em virtude do aparecimento de telangiectasias na região facial. Na avaliação cutânea, o profissional percebeu sinais de fragilidade aumentada e pouca espessura, associadas a um quadro de eritema facial (pele avermelhada na face). Paciente relata que não pode se expor ao sol e nem utilizar qualquer produto cosmético, porque causam coceira e ressecamento da pele”.
Com base nas características apresentadas na descrição do caso, assinale a alternativa correta, que se refere ao biotipo cutâneo a que essas características são comuns.
A. 
Alípica.
B. 
Acneica.
C. 
Sensível.
D. 
Combinada.
E. 
Oleosa.

Continue navegando