Buscar

Durante muitos anos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Durante muitos anos, o foco dos estudos relacionados aos hormônios vegetais era o crescimento da planta, o que limitava o número de classes hormonais. Com o avanço científico, novas moléculas e suas atividades são descobertas, ampliando o estudo da fisiologia e bioquímica vegetal. Hoje, auxinas, citocininas, giberelinas, etileno, ácido abscísico, brassinoesteroides, ácido jasmônico e ácido salicílico são os grupos hormonais conhecidos, além de peptídeos hormonais que regulam respostas ao crescimento. Sobre os fitormônios, escolha a alternativa correta:
a.
As citocininas exercem grande influência em muitos aspectos do crescimento e desenvolvimento das plantas, incluindo o crescimento de muitos tecidos, abscisão de frutos e folhas e o amadurecimento de frutos.
b.
As giberelinas são um fitormônio que desencadeia o processo de abscisão ou queda de frutos e folhas, pela sua capacidade de estimular a produção de etileno. Também desempenha um importante papel na resposta ao estresse hídrico, à seca, à baixa temperatura e à salinidade, assim como na maturação de sementes e na dormência de gemas.
c.
Ácido abscísico (ABA), assim como as auxinas, desempenha papel variado na quebra de dormência e na germinação de sementes. Em muitas espécies, incluindo alface, tabaco e aveia, o ABA substitui o tratamento de luz e frio para a quebra de dormência e promovem o crescimento do embrião e a emergência da plântula.
d.
O etileno participa da regulação de muitos processos nos vegetais, incluindo proliferação celular, morfogênese da parte aérea e raízes, obtenção de nutrientes, desenvolvimento vascular, resposta à luz e senescência.
e.
As auxinas são uma classe de fitormônios relacionada ao crescimento por promoverem o aumento das taxas de alongamento celular, ou seja, as auxinas aumentam rapidamente a extensibilidade da parede celular.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
Questão 2
Completo
Atingiu 0,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
Os frutos são importantes estruturas envolvidas no ciclo reprodutivo das plantas. Eles envolvem a semente, conferindo proteção e mecanismos de transporte, o que influencia diretamente na disseminação das espécies vegetais. Os frutos apresentam uma estrutura básica formada pelo fruto propriamente dito e pela semente. Avalie as afirmações a seguir em verdadeiras (V) ou falsas (F): 
 I – O epicarpo pode ser diferenciado em três tecidos, o exocarpo, o mesocarpo e o epicarpo, mas, dependendo de sua estrutura de origem na flor, pode apresentar uma série de morfologias diferentes. 
 II – Três camadas podem ser distinguidas em um fruto: o mesocarpo que o reveste externamente; o exocarpo que é a parte mais desenvolvida dos frutos carnosos (geralmente é a porção comestível), e o endocarpo, a camada que reveste a cavidade do fruto. 
 III – O fruto é composto de duas partes: o fruto propriamente dito, ou mesocarpo (originado no óvulo), e a semente (originada no ovário). 
 IV – Os frutos contribuem diretamente para a perpetuação das angiospermas.
a.
I – V; II – F; III – F; IV -V.
b.
I – F; II – F; III – F; IV -V.
c.
I – F; II – V; III – V; IV -V.
d.
I – V; II – V; III – F; IV -V.
e.
I – V; II – F; III – V; IV -V.
Feedback
Sua resposta está incorreta.

Outros materiais