Buscar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II ENSINO MÉDIO EOU EDUCAÇÃO PROFISSIONAL I

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?
Você viu 3, do total de 38 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR ANHANGUERA
FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
ROGÉRIO ROCHA
RELATÓRIO DO
Estágio Curricular Obrigatório Ii: Ensino Médio E/ou Educação Profissional I
Catu
2023
ROGÉRIO ROCHA
RELATÓRIO DO
Estágio Curricular Obrigatório Ii: Ensino Médio E/ou Educação Profissional I
Relatório apresentado à Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera, como requisito parcial para o aproveitamento da disciplina de Estágio Curricular Obrigatório II: Ensino Médio e/ou Educação Profissional I de Formação Pedagógica em Ciências Biológicas.
Catu
2023 
SUMÁRIO
1	RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS	7
2	RELATO DA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)	9
3	RELATO DA ANÁLISE DO PLANO DE TRABALHO DOCENTE	11
4	RELATO DA ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS DA ESCOLA	13
5	PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA ABORDAGEM DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS DA BNCC	15
6	RELATO DA ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE	16
7	RELATO DE REUNIÃO PEDAGÓGICA OU CONSELHO DE CLASSE	18
8	RELATO DO LEVANTAMENTO DE MATERIAIS DE APOIO ESPECÍFICOS PARA ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS	19
9	ROTEIRO PARA ANÁLISE DO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC NA ESCOLA	21
10	ROTEIRO PARA ANÁLISE DOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS UTILIZADOS PELO PROFESSOR	23
11	ROTEIRO PARA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA	25
12	RELATO DA OBSERVAÇÃO	27
13	PLANOS DE AULA	29
14	RELATO DA APRESENTAÇÃO DOS PLANOS DE aula AO PROFESSOR	32
15	RELATO DA REGÊNCIA	34
16	VALIDAÇÃO DO RELATÓRIO	36
CONSIDERAÇÕES FINAIS	37
REFERÊNCIAS	38
INTRODUÇÃO
Para que o docente tenha prosperidade no âmbito escolar articulando de maneira efetiva os conhecimentos adquiridos durante sua formação e uma dinâmica de trabalho, é necessário que o estágio supervisionado tenha ocorrido de maneira competente e comprometimento. O estágio supervisionado é responsável pelo crescimento profissional e pessoal dos futuros docentes. Ele possibilita uma relação teoria-prática bem fundamentada, o conhecimento do campo de trabalho, conhecimento pedagógico, administrativos, além de conhecimento na organização do ambiente escolar (BORSSOI, 2008). 
Ademais, é durante o estágio que os alunos têm a possibilidade de cometer erros e até mesmo perceber os erros já presentes no ensino em uma perspetiva de analisá-los e gerar soluções. Nesse momento da formação docente o estágio supervisionado deve se diferenciar das demais matérias no sentido de se desenvolver análises críticas a respeito da formação de professores e do contexto educacional no geral evitando assim as imitações de modelos tradicionais da atuação docente. 
Através desta problemática os supervisores e orientadores possuem uma enorme responsabilidade de promover uma sensibilização nos estudantes de licenciatura para que estes percebam a essência desse processo, induzindo-os a realizar as atividades não por obrigação, mas como uma experiência construtiva. 
O presente trabalho tem por objetivo relatar as atividades desenvolvidas no Colégio Dr. Antônio Carlos Magalhães na turma do 1º ano, no turno noturno, através de visitação e observação das aulas de Ciências Biológicas, supervisionado pela professora Geane da Silva Carvalho, como cumprimento da disciplina de Estágio Curricular Obrigatório II: Ensino Médio E/ou Educação Profissional I. O Estágio é um instrumento de integração dos conhecimentos teóricos e práticos do aluno com a realidade vivenciada no espaço escolar, permitindo experiências pessoais e profissionais que enriquecerá a aprendizagem dos acadêmicos.
Portanto, a função do estágio é reforçar o aprendizado profissional do educando através da experiência prática.
1 RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS
Essas dificuldades na construção do pensamento biológico são preocupantes, pois a compreensão dos conceitos básicos da Biologia é fundamental para que os estudantes possam entender e participar dos debates sobre as questões científicas e tecnológicas que permeiam a sociedade contemporânea. Além disso, a falta de compreensão adequada desses conceitos pode levar a interpretações equivocadas e disseminação de informações incorretas.
Diante desse contexto, é necessário repensar a forma como a Biologia é ensinada nas escolas, buscando estratégias que favoreçam a construção de um pensamento biológico mais sólido e crítico por parte dos estudantes. Isso envolve não apenas transmitir os conteúdos de forma expositiva, mas também promover atividades práticas, discussões em grupo, análise de casos e conexões com situações do cotidiano, de forma a tornar o ensino mais significativo e contextualizado.
Além disso, é importante abordar as questões éticas, morais e sociais relacionadas às biotecnologias e pesquisas científicas, permitindo que os estudantes reflitam sobre os impactos dessas tecnologias na sociedade e desenvolvam um senso crítico para avaliar seus benefícios e riscos.
Em suma, o ensino de Biologia precisa ser repensado para que os estudantes possam compreender, questionar e utilizar os conhecimentos científicos de forma significativa e crítica. Isso contribuirá para que eles se tornem cidadãos mais informados e preparados para lidar com os desafios da sociedade contemporânea, especialmente aqueles relacionados às transformações científicas e tecnológicas que afetam diretamente suas vidas.
Este trecho sugere que os estudantes têm dificuldade em compreender conceitos científicos fundamentais, como cromossomos, genes, alelos, dominância e recessividade. Embora eles possam usar esses termos, suas respostas revelam uma falta de compreensão dos processos de divisão celular, estrutura e função do material genético e como eles estão relacionados à transmissão de características hereditárias. Os estudos mencionados indicam que o ensino atual não está sendo eficaz na promoção do desenvolvimento conceitual nessa área.
Uma consequência desse tipo de ensino é a falta de compreensão ou compreensão equivocada dos avanços biotecnológicos, como a transgenia, o mapeamento e sequenciamento de genomas, clonagem de organismos e células-tronco. De acordo com Leite (2000), a população em geral não está preparada cientificamente para participar de debates críticos e democráticos sobre esses avanços biotecnológicos.
A escola desempenha um papel fundamental na abordagem da Ciência de forma abrangente, transdisciplinar e contextualizada. Isso implica em fornecer uma educação que permita aos cidadãos adquirir conhecimentos para tomar decisões conscientes e informadas. Conhecer não se resume apenas a reter informações temporariamente, mas significa ser capaz de aplicar o que foi aprendido para resolver problemas ou esclarecer situações.
Questões como essas levaram à realização da pesquisa mencionada, que teve como objetivo investigar o nível de conhecimento dos alunos sobre conceitos e fenômenos biológicos, bem como suas opiniões sobre transgênicos. O estudo também buscou refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem na disciplina de Biologia.
É discutido como várias representações oferecidas pelos meios de comunicação podem transmitir uma visão antropocêntrica da vida, o que dificulta a aquisição de certos conhecimentos em biologia.
Além disso, muitas vezes é difícil avaliar o nível de aprendizagem dos conceitos e fenômenos biológicos pelos estudantes. Giordan e Vecchi (1996) sugerem duas possibilidades para as ideias alternativas dos alunos: ou eles entenderam, mas a transmissão do conhecimento foi simplificada a ponto de distorcer a mensagem original, ou eles constroem explicações equivocadas com base em palavras ou conceitos mal compreendidos e os gravam na memória.
	
2 RELATO DA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)
Todos os profissionais do Colégio Estadual Dr. Antônio Carlos Magalhães, estão comprometidos para que a proposta pedagógica do Colégio contemple os parâmetros curriculares vigentes a nível nacional e estadual. No ensino busca capacitar o aluno a utilizaras diferentes fontes de informações e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos, questionar a realidade formulando problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação. 
O Colégio oferta o ensino médio 1º, 2º e 3º ano, na modalidade EJA, organizado em séries. A Proposta Pedagógica do Colégio Estadual Dr. Antônio Carlos Magalhães leva em conta a lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB nº 9.394/96, a constituição Brasileira, o Estatuto da Criança e do Adolescente, o disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNS, dentre outras normas reguladoras da Educação no Brasil. 
Para o ensino de Ciências Biológicas no Ensino médio, a proposta pedagógica privilegia a formação integral do aluno que entende a vivência constante do conjunto de valores e princípios sobre os quais o colégio está assentado. São propostos conteúdos que objetivam aprimorar o aprendizado sempre voltado para construção da pessoa como cidadão do meio social em que vive. O colégio funciona nos dois turnos, vespertino e noturno, ficando aberta das 13:00 às 17:30, das 19:00 às 21:00, atende um total de 577 alunos, sendo 317 no período vespertino e 260 no período noturno. 
O colégio possui Regimento Interno, com regras e normas, possui um corpo docente altamente qualificado, desenvolve projeto, como semana da água, família o colégio. Quanto a organização curricular, a mesma ocorre mediante aéreas de conhecimento, que englobam linguagens, códigos e suas tecnologias (Língua Portuguesa, Artes, Educação Física, Inglês), Ciências da Natureza e Matemática, Ciências Humanas (História e Geografia geral). Com 4 aulas diárias de duração de 50 minutos de segunda a sexta feira, totalizando 800 horas/ano em 200 dias letivos.
Para isso, o planejamento das ações pedagógicas pactuadas de modo sistemático e integrado é pré-requisito indispensável à organicidade, sequencialidade e articulação do conjunto das aprendizagens perspetivadas, o que requer a participação de todos.
Temos um projeto a cada trimestre com um tema escolhido em rede um subtema posteriormente na nossa escola. Todos os profissionais do corpo docente se envolvem, bem como o apoio escolar.
O colégio recebe no período vespertino os alunos vindos da zona rural, que são transportados por ônibus escolares.
O colégio encontra-se em local de fácil acesso, feita em alvenaria, com uma área construída de 1500.00m², sendo composta por 10 salas de aulas em funcionamento, 06 salas de aulas anexas, 01 laboratório de informática, 01 cantina, 2 banheiros para alunos, 01 cozinha, 01 almoxarifado, 01 sala de coordenação, 01 sala de professores, 01 sala depósito, 01 pátio coberto, 01 sala de diretor, 01 área de serviço, 01 banheiros para professores, 01 secretaria, 01 sala de jogos. Temas como saúde, sexualidade e gênero, vida familiar e social, direitos das crianças e adolescentes, preservação do meio ambiente, educação para o consumo, educação fiscal, trabalho, ciência e tecnologia e diversidade cultural, são componentes curriculares do colégio. 
Os profissionais realizam formação continuada em encontros semanais, com três horas de duração, que são contadas como hora atividade do profissional, servindo também para a contagem de pontos na atribuição das aulas, tem como objetivo ampliar os conhecimentos e a troca de experiências entre os pares, além de propor soluções imediatas para os problemas enfrentados no ambiente escolar.
34
PÚBLICA
3 RELATO DA ANÁLISE DO PLANO DE TRABALHO DOCENTE
A proposta da professora quanto aos conteúdos a serem trabalhados pela disciplina de Biologia do Ensino Médio. Em geral, os conteúdos de Biologia abrangem temas como: ciência, cultura e ética; biotecnologia e bioética; engenharia genética; teorias evolutivas; morfofisiológica humana; multicelularidade; homeostase; integração dos sistemas fisiológicos. Eles devem estar relacionados com os fenômenos naturais e a explicação racional da natureza, contribuindo para a formação de sujeitos críticos, reflexivos e atuantes. 
Os objetivos da disciplina de Biologia no ensino médio são: levar o aluno a se preocupar com o entendimento dos fenômenos naturais e a explicação racional da natureza; contribuir para a formação de sujeitos críticos, reflexivos e atuantes; ensinar conceitos científicos importantes para o entendimento da vida; conhecer as características do meio ambiente e sua importância para a manutenção da vida na Terra; oferecer noções de higiene para possibilitar uma vida com mais qualidade. Os conteúdos a serem trabalhados pela disciplina de Biologia do Ensino Médio no 1º ano, incluem temas como: conceito de vida; biologia como ciência; cidadania e o cidadão no mundo e em sua comunidade; modelos científicos; importância da ciência, tecnologia e sociedade; avanços tecnológicos numa perspectiva sustentável; níveis de organização dos seres vivos; teoria celular. Eles devem estar relacionados com o entendimento dos fenômenos naturais e a explicação racional da natureza, contribuindo para a formação de sujeitos críticos, reflexivos e atuantes. 
Desta forma as metodologias, recursos e formas de avaliação na disciplina de Biologia no ensino médio são: Metodologias ativas: são aquelas que estimulam a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento, por meio da solução de problemas, projetos, desafios e investigações. As metodologias ativas ajudam a desenvolver o pensamento crítico e a resolução de problemas. Além disso, esses métodos também fortalecem a autonomia, confiança e criatividade. Os estudantes podem pensar fora da caixa e ainda aprender a trabalhar com colaboração, empatia e responsabilidade. As metodologias ativas são processos de aprendizagem em que os alunos participam ativamente da construção do conhecimento. Existem diversos tipos de metodologias ativas, como PBL, Ensino Híbrido, Gamificação, Design Thinking, entre outras. Cada uma delas tem suas características e vantagens para o ensino e a aprendizagem. Recursos didáticos: são materiais que auxiliam o ensino e a aprendizagem de Biologia, como livros, vídeos, jogos, experimentos, maquetes, etc. Ciências e Biologia são disciplinas que muitas vezes não despertam interesse dos alunos, devido à utilização de nomenclatura complexa para as mesmas. Isso exige do professor que faça a transposição didática de forma adequada e também faça uso diversas estratégias e recursos. A utilização de jogos, filmes, oficinas orientadas, aulas em laboratório, saídas de campo são alguns recursos que podem ser utilizados sendo que, podem possibilitar a compreensão dos alunos no sentido da construção de conhecimentos relacionados à área. Dessa forma, alguns autores ressaltam a sua importância de alguns recursos didáticos que foram citados acima: Formas de avaliação: são instrumentos que verificam o desempenho dos alunos em relação aos objetivos da disciplina, como provas escritas ou orais, trabalhos individuais ou em grupo, seminários, portfólios, etc. 
Existem diferentes instrumentos de avaliação formativa que podem ser usados para verificar o aprendizado dos alunos em biologia. Alguns exemplos são: − Autoavaliação: os alunos refletem sobre seus próprios pontos fortes e fracos e estabelecem metas para melhorar. − Testes tradicionais: os alunos respondem a questões objetivas e subjetivas sobre os conteúdos estudados. − Seminários: os alunos apresentam um tema relacionado à biologia para a turma, utilizando recursos visuais e orais. − Trabalhos em grupo: os alunos realizam pesquisas, experimentos ou projetos em equipe sobre algum assunto da disciplina. Outras modalidades de avaliação que podem ser usadas são: − Provas: no mínimo duas por trimestre, com questões objetivas e subjetivas. − Regimento escolar que estabelece as normas básicas de funcionamento pedagógico, disciplinar e administrativo da escola e o PPP (Projeto Político Pedagógico) são dois documentos que orientam a organização e o funcionamentoda escola. Eles devem estar alinhados entre si e com as leis e diretrizes educacionais. 
O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um documento que define as estratégias para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Ele é uma forma de sistematizar os planos educacionais e refletir criticamente sobre sua importância. Para elaborar o PPP, o diretor precisa definir um tema para o documento e traçar os objetivos gerais e específicos. Em seguida, é necessário especificar a proposta pedagógica da escola e inserir uma justificativa para essa proposta.
4 RELATO DA ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS DA ESCOLA
Fiz uma análise com relação aos materiais didáticos da escola e foi uma das mais difíceis para obter informações mais concisa, mas percebi que nas aulas teóricas na sala de aula, pude perceber que a professora fez a utilização de slides e projeção multimídia.
Mas em uma autorização para uma visita a biblioteca foi possível observar muitos livros existentes na mesma, livros estes de apoio a disciplina de ciências biológicas, bem como de todas as outras oferecidas pela escola. Porém, aparentemente pouco usado por parte do corpo docente. Pedir acesso ao laboratório de informática e verifiquei que tem somente cinco computadores os quais, não são usados pelos alunos devido à falta de profissional para instruir e dar as manutenções necessárias
Basicamente o material pontuado pela professora com sendo a sua principal fonte de apoio está ligada ao uso da internet, sendo a mesma usada para pesquisa de novas opções de atividades. Outro recurso por ela citado foi o uso de revistas que a mesma adquire.
O colégio possui vários livros didáticos, ressaltando que cada ano é adquirido novos materiais para dar um maior suporte aos professores, possibilitando assim um grande número de materiais disponíveis para serem usados por todos.
Foi possível observar que o colégio não possui uma coletânea de vídeos, ficando a cargo da professora quanto ao uso de vídeos para seu planejamento, necessitando da sua própria busca para fazer o download em casa ou no próprio colégio armazenar em pendrive para serem usados em notebook, facilitando assim um pouco o uso de vídeos como recurso das aulas.
Foi observado que os materiais ficam guardados em sala específica, ajudando na organização e seguimentos das aulas, é válido ressaltar o uso desses materiais, mesclando entre aulas teórica e práticas, no qual o docente seguirá seu plano de aula, assim sabendo o que será útil naquele dia.
Os materiais são utilizados seguindo uma sequência lógica e metodológica para que os alunos possam assimilar os conteúdos, e sempre o pedagogo busca mediar as atividades para que haja um bom desenvolvimento das habilidades cognitivas. No entanto caso necessite de intervenção a professora tem que estar sempre atenta para que os alunos superem as dificuldades apresentadas. Os conteúdos apresentam uma linguagem de fácil compreensão que facilita o desenvolvimento pelos alunos, sendo que eles se mantêm interessados a maior parte do tempo e atende as necessidades educativas de cada um. 
Na categoria de material de apoio para os alunos o colégio oferece uma biblioteca cheia de livros que possibilita seu uso para pesquisas e leituras, material estes disponibilizados para todos os alunos como uma grande fonte de recurso e para pesquisa e busca de informações, bem como também para ampliar a prática da leitura, mas a biblioteca está abarrotada de outros materiais que dificulta o acesso dos alunos em busca desses materiais didáticos e paradidáticos.
Tratando da multidisciplinaridade foi colocado em entrevista que no colégio existe uma equipe, trabalho este que tem como seu maior objetivo o bem maior de seus alunos.
A docência da disciplina de ciências biológicas bem como para as demais existentes na escola, são regidas pelo plano de estudo, com base nesta orientação se busca alternativas para realizar um melhor trabalho para todos.
5 PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA ABORDAGEM DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS DA BNCC
Tema contemporâneo transversal a ser abordado: Meio Ambiente
A quem será destinado: 1º Ano
Tempo de duração: 3 aulas
Objetivos: Transmitir aos alunos conhecimento sobre o tema para que eles possam entender a importância de cuidar do meio ambiente e do planeta e aplicar todo esse conhecimento adquirido em sua vida cotidiana para transformar o mundo em um lugar melhor com boa qualidade de vida. Trabalharemos a importância do uso da tecnologia nesse assunto, o que ela tem feito para melhorar a relação do homem com o meio ambiente e quais são os meios utilizados para este fim.
Encaminhamento metodológico: Pesquisas, fabricação de cartazes com amostras do uso das tecnologias no meio ambiente e debates. Utilizaremos os meios tecnológicos no laboratório de informática com o uso de computadores, dentro da sala de aula. Utilizaremos celulares e tablets para a pesquisa afim de fabricar os cartazes e fazer os debates, utiliza remos a notebook, projetor e o pen drive na sala de aula para assistirmos aos vídeos que oferecerão apoio ao conteúdo. Esses meios tecnológicos são de grande importância pois sem eles não seria possível fazer uma pesquisa mais detalhada sobre o assunto e não teríamos acesso as tecnologias que são constantemente renova das para o uso no meio ambiente.
Recursos a serem utilizados: Computadores com internet, Projetor e pen drive, celulares e tablets. Esses recursos são importantes pois são onde os alunos irão fazer pesquisas e entender melhor o tema a través de vídeos e pesquisas.
Avaliação: Observação das pesquisas, trabalhos realizados e participação durante as atividades.
6 RELATO DA ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE
1. Nome completo do professor regente.
Geane da Silva Carvalho
2. Ano em que concluiu a graduação.
1995
3. Realizou curso de especialização? Área do curso de especialização.
Sim, perícia e auditoria ambiental, gestão da qualidade e microbiologia
4. Tempo de magistério e locais de atuação.
Magistério desde 1996. Atuei na rede particular, rede estadual e municipal
5. Participa de cursos de capacitação ou formação continuada? Citar os últimos cursos realizados.
Curso de formação descentralizada de professores.
Curso de formação continuada para professores
Pós em Biologia Molecular
Atualmente começando um mestrado em Engenharia e Tecnologia Ambiental
6. Visão sobre o ensino da respectiva disciplina.
O ensino de biologia no ensino médio deve desenvolver competências que possibilitem o aluno a lidar com informações, compreendê-las, elaborá-las e interpretá-las, ou seja, compreender o mundo e nele agir com autonomia. É muito importante trabalhar a curiosidade dos alunos buscando assim uma melhor investigação científica.
7. Rotina de trabalho nas aulas.
Aulas expositivas e indagativas com resolução de fixação, desenho esquemático, texto complementares com utilização de livro didático, vídeos, atividades avaliativas, elaboração de resumos com registro em caderno e metodologias educacionais no ensino, como: apostilas, exposição dialogada, aulas práticas e investigativas, aula de campo.
8. Como desenvolve atividades de ensino: Utiliza vídeos (filmes/ desenhos), músicas, livros didáticos, computador, internet?
Sim, utiliza sempre a parte tecnológica para uma aula mais interativa e dinâmica, incluindo também vídeos relacionado ao tema.
9. Costuma desenvolver atividades voltadas para temas específicos, como “cultura afro-brasileira e africana” e “cultura indígena”, em sala de aula?
Não.
10. Recebe materiais de apoio enviados pela Secretaria Estadual de Educação ou Secretaria Municipal de Educação para trabalhar os temas citados? Relacionar os materiais.
Sim, apostilas e livros. Quando solicito cópias extras de alguns materiais a secretaria da escola fornece.
11. Como trabalha os temas contemporâneos transversais nas aulas?
Como são temas que permeiam as áreas do conhecimento e vividos pela sociedade, os temas transversais devem ser integrados aos conteúdos de modo contextualizados, através da interdisciplinaridade etransversalidade, evitando assim fragmentação do conhecimento em blocos rígidos e com isso torna a educação mais abrangente, dessa forma busco englobar o assunto nas aulas expositivos por meio de apostilas, aula de campo e pesquisa.
6
7 RELATO DE REUNIÃO PEDAGÓGICA OU CONSELHO DE CLASSE
As reuniões pedagógicas são oportunidades excelentes para debater o currículo e as estratégicas metodológicas, além de aproximar pessoas que exercem diferentes funções dentro da escola. Programe esse evento com muito carinho e, principalmente, com muita pesquisa teórica e de campo sobre as necessidades da sua comunidade escolar. Vocês são os mediadores de todos os conflitos e debates decorrentes desse planejamento.
A reunião ocorreu no mês de março, onde reuniram-se no Colégio Dr. Antônio Carlos Magalhães as 15:00h, com todos os funcionários para tratarem de assuntos referentes ao ano letivo de 2023. 
O assunto principal foi a necessidade de adequação do plano anual de ensino para que esteja em consonância com a BNCC. Foi estipulado que o estudo e a reformulação do PPP do colégio para que o mesmo venha estar de acordo com a BNCC, seriam feitas as quartas-feiras das 17:00 as 19:00 horas, até que esteja concluído, e que essas horas de trabalho serão contadas para formação continuada e certificadas pelo próprio colégio. 
Ficou acordado que os planejamentos trimestrais serão apresentados ao coordenador na primeira quinzena do mês em que se inicia o trimestre. Foi informado pelo diretor, que as câmeras de segurança instaladas no colégio precisam de manutenção porque algumas câmeras estão com mau funcionamento, para melhorar a segurança do pátio interno e corredores. 
As discussões foram conduzidas pelo coordenador contando também com a participação de todos os presentes. Ao final, todas as pessoas presentes assinaram a ata.
8 RELATO DO LEVANTAMENTO DE MATERIAIS DE APOIO ESPECÍFICOS PARA ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS
Foi realizada a análise de levantamento de materiais de apoio específicos para a abordagem dos temas contemporâneos transversais do Colégio Dr. Antônio Carlos Magalhães, pois os Temas Contemporâneos Transversais têm a condição de explicitar a ligação entre os diferentes componentes curriculares de forma integrada, bem como de fazer sua conexão com situações vivenciadas pelos estudantes em suas realidades, contribuindo para trazer contexto e contemporaneidade aos objetos do conhecimento descritos na BNCC. Há na instituição recursos que pode ser utilizado, além do colégio contribuir com materiais pedagógicos de compra imediata caso necessite para trabalhar algum tema. 
Para que seja possível à abordagem de conteúdos transversais: meio ambiente, economia, saúde, higiene, alimentação, cidadania, multiculturalismo e ciência e tecnologia os professores, tem planejado suas atividades através de pesquisas na internet para conhecer sugestões que possam auxiliar no processo de construção de seus planos de trabalho, e a secretária da educação também disponibiliza palestras aos alunos.
O colégio não informou a quantidade de materiais utilizados, neste texto será realizado o relato das atividades que são desenvolvidas na instituição de acordo com os temas contemporâneos e transversais. 
Através do tema meio ambiente os professores buscam trabalhar com sequência didáticas e projetos, pois a temática é extensa e merecem ser bem enfatizadas. Portanto são trabalhados através de histórias, dramatizações, imagens, músicas, multimídia e outros. 
Desta forma, possibilitam os alunos desenvolver suas habilidades cognitivas e motoras. O tema economia é muito importante para ser trabalhado buscando assim levar os alunos o conhecimento dos conteúdos de Educação Financeira de forma a desenvolver atitudes proativas e conscientes, que permitam às pessoas identificarem um melhor posicionamento com relação aos seus recursos.
Por meio da mudança de comportamento e no desenvolvimento de atitudes conscientes rumo à sustentabilidade financeira, preparando as futuras gerações para desenvolver as competências e habilidades necessárias para lidar com as decisões financeiras que tomarão ao longo de suas vidas. Portanto são realizados jogos didáticos e lúdicos.
Com o tema saúde a escola realiza projeto para a promoção da saúde com atividades e palestras enfatizando a importância dos cuidados com o corpo, manter uma alimentação saudável e equilibrada, realização de atividades físicas e outros aspectos relevantes. 
No multiculturalismo são incentivados os alunos a adquirir o reconhecimento das diferenças, da individualidade de cada um, do respeito ao gênero; é o resultado da mistura de raças, como: negra, branca, indígena, também são enfatizados o respeito pelos costumes, valores adquiridos no cotidiano. 
Através da ciência e tecnologia a instituição tem trabalhado através de criar condições para os alunos possa adquirir o conhecimento da ciência e da tecnologia visando despertar curiosidade e estimular seu desenvolvimento cognitivo, com isso possibilitando aulas dinâmicas e inovadoras. 
Apesar do colégio não contar com equipe multidisciplinar, a equipe pedagógica tem buscado apoiar as ações desenvolvidas pelos professores, assim contribuindo para uma educação de qualidade.
9 ROTEIRO PARA ANÁLISE DO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC NA ESCOLA
Para a implantação da BNCC no colégio Dr. Antônio Carlos Magalhães os gestores têm recebido as informações através de palestras, reuniões e cursos de capacitação um deles foi o curso “a realidade da implantação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, nas escolas”, que teve como objetivo oportunizar aos acadêmicos, discussões sobre temas atuais que fomentarão a ação educativa e formativa dos futuros profissionais da educação.
As estratégias propostas foram os professores buscassem conhecer o documento para que pudesse entender melhor os conceitos apresentados. Também foram incentivados a participarem das capacitações que ocorreram no decorrer do ano.
O corpo docente tem sido envolvido através da organização dos conteúdos elaborados pela Secretaria Municipal de Educação, que buscou organizar a BNCC em pequenas apostilas, em que foi subdividida por idades, no qual os conteúdos programáticos para as idades durante o trimestre foram organizados. Assim facilitariam os planejamentos. As formações com cursos de carga horarias foram gratificantes, pois os professores puderam compreender melhor o processo de implantação da Base.
Os professores têm discutido este documento como sendo norteador das práticas pedagógicas, pois contribuí para que todos os alunos tenham acesso aos conteúdos básicos preconizados na BNCC.
Os cursos de formação ocorreram durante todo, com palestras e cursos de curta duração, mas com o foco na BNCC, em que eram semanais ou quinzenais.
Os materiais didáticos da instituição estão de acordo com as diretrizes preconizadas pela BNCC, além disso, os professores também têm feito os seus planos de aula de acordo com a BNCC para que possa desenvolver as competências e habilidades dos alunos nesta etapa da educação.
Os professores receberam informações do material adotado para os planejamentos e como adaptá-los através dos diretores e coordenadores.
Para adequar a BNCC. Os professores têm sido envolvidos no processo de revisão curricular dos componentes curriculares em que atuam, para que os alunos possam desenvolver suas competências e habilidades definidas pela Base. Isso ocorre através da organização das atividades propostas, definição no Plano de Ação, atualização do currículo escolar, comunicação com os pais e comunidade escolar, atualização dos materiais didáticos para a Base Nacional Curricular, participação em formação continuada, revisão do PPP, e reelaboraram curricular para a Base Nacional Comum.
Os professores têm sido envolvidos no processo de revisão curricular dos componentes curriculares em que atuam, com o intuito de adequá-los às competências e habilidades apresentadas pela BNCC, através da adequação das metas do plano de ação da escola.
Não foi necessário realizarqualquer tipo de mudanças nos instrumentos avaliativos, já que todos são direcionados conforme as normas da BNCC.
10 ROTEIRO PARA ANÁLISE DOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS UTILIZADOS PELO PROFESSOR
O modelo avaliativo seguido pelos professores no Colégio Dr. Antônio Carlos Magalhães, ocorre por meio de observação do desenvolvimento e das habilidades do aluno que ocorrem durante as atividades cotidianas.
Essas atividades abordadas visam avaliar o envolvimento, o pensar, ações que valorizem o processo de ensino aprendizagem de cada aluno. Desta forma, o professor precisa ter o olhar reflexivo em sua mediação em sala de aula.
Esses instrumentos avaliativos são através da observação de desempenho, relato e registro na ficha individual sem provas. Portanto a avaliação se destina a obter informações e subsídios capazes de favorecer o desenvolvimento e ampliação de seus conhecimentos. Nesse sentido, avaliar não é apenas medir, comparar ou julgar. 
Devido à instituição, não é aplicado avaliação, sendo através da observação. Nessa etapa, a avaliação deve ter como objetivos auxiliar o processo de aprendizagem, fortalecer a autoestima do aluno e orientar as ações pedagógicas. 
A avaliação deve ser um processo sistemático e contínuo ao longo de todo o processo de ensino e de aprendizagem. As situações de avaliação devem ocorrer em atividades contextualizadas para que se possa observar a evolução de cada um. 
A validação da avaliação ocorre através de análise dos registros relatados nas fichas individuais dos, ao contrário se tiver alguma pendência, o educador será solicitado para fazer alterações. No Colégio Dr. Antônio Carlos Magalhães os instrumentos avaliativos são realizados através de elaboração colaborativa e observação, pois assim contribui para alcançar os objetivos, além disso, com intermediação do professor, na condução dos trabalhos possibilita a obtenção de resultados mais significativos.
Como instrumentos avaliativos são utilizadas, seminários debates e discussões trabalhos, análises textuais, produções textuais, relatórios, encenações e dramatizações.
De acordo com as habilidades e objetivos de aprendizagem de cada turma faz-se necessário utilizar os diferentes e variados métodos e instrumentos avaliativos, sendo assim dependendo da turma e público-alvo são utilizados três, quatro ou mais instrumentos avaliativos com o intuito de ajudar os estudantes a superar as dificuldades e avançar na aprendizagem.
Sabe-se que é de fundamental importância reconhecer as dificuldades e respeitar as diferenças e o tempo na capacidade de aprender dos alunos.
Este método de ensino permite, entre outras coisas, o desenvolvimento do senso de equipe dos alunos, a valorização e o compartilhamento dos saberes individuais de cada um e a obtenção de valores como respeito mútuo. Além disso, a técnica protege a liberdade de cada participante de expor suas próprias ideias, se expressar e falar livremente, visando atingir um senso comum.
Desta forma o educador deve proporcionar à criança situações em que ela possa vivenciar as mais diversas experiências, fazer escolhas, tomar decisões e socializar conquistas e descobertas. O educador deve ser o mediador e acompanhar os alunos para que elas possam se desenvolver e compreender que cada uma delas carrega culturas e histórias de vida diferentes umas das outras.
11 ROTEIRO PARA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA
Os responsáveis pelo acompanhamento do professor é a gestora que busca adequar as atividades escolares para melhor organização, como:
· Organizar o calendário letivo, estipulando datas para os diversos eventos Escolares Estipular os horários dos professores em sala de aula e organizar as atividades de planejamento de ensino.
· Planejar e organizar atividades culturais.
· Organizar e coordenar conselhos de classe.
· Desenvolver projetos pedagógicos de educação básica, coordenar a execução e avaliar o andamento destes projetos.
· Coordenar reuniões pedagógicas com pais de alunos.
· Promover a integração entre a escola e a família do estudante, através de eventos nos quais a família possa participar e conhecer o trabalho desenvolvido pela escola.
· Coordenar reformas curriculares, definindo que tipo de conhecimentos e competências os alunos devem adquirir em cada etapa do ensino regular.
Para validação dos planejamentos a gestora busca conhecer os temas trabalhados e analisa se estão de acordo com as diretrizes curriculares e assim válidas para o professor. Caso necessite de alteração a gestora orienta o professor.
Não há observação de aulas, mas caso surgirem necessidade para avaliar o trabalho do educador esse processo é desempenhado pela Secretaria Municipal de educação.
Nesta instituição os instrumentos avaliativos realizados são observação e realização dos registros em fichas individuais, que são avaliadas por semestre pela gestora.
Durante a avaliação dos registros pedagógicos do professor, a gestora realiza as devidas análises observando se estiver adequada a linguagem utilizada e se estar de acordo com as normas educativas da instituição.
A realização de reuniões se orientações pedagógicas só é feita caso haja necessidade, mas quando ocorre é realizado em horário de planejamento do professor ou horários de contraturnos, para que possam tratar os assuntos pendentes.
Durante o processo de avaliação do alinhamento da atuação do professor às diretrizes oficiais para o ensino na área, esta avaliação é realizada como um todo através da observação e acompanhamento de registro dentro de todas as disciplinas do currículo.
A resolução de conflitos no colégio ocorre através do diálogo, em que a equipe pedagógica busca sanar as dificuldades encontradas, já quando ocorre entre professor/aluno ou aluno com aluno em alguns casos é necessário realizar reunião com os pais ou responsável para que possam tomar medidas e solucionar o problema.
Portanto é funda mental que a equipe escolar tenha metas objetivas para a resolução de problemas para garantir um bom relacionamento instituição escolar, buscando sempre um clima de tranquilidade entre funcionário e alunos.
12 RELATO DA OBSERVAÇÃO
	RELATO DA OBSERVAÇÃO - 1
	Identificação da aula
	Escola
	Colégio Dr. Antônio Carlos Magalhães
	
	Datas
	17/04/2023
	
	Turnos
	Noturno
	
	Série e turma
	1º ano – N1
	
	Número de alunos
	25
	
	Conteúdo
	Importância da água
	
	Professor regente
	Geane da Silva Carvalho
	Descrição da aula
	A professora entregou a música Terra planeta água de Guilherme Arantes para os alunos, após a leitura a mesma explicou cada parte da música e as observações pertinentes que o autor mostra o quanto é importante a água do nosso planeta. Após essa parte todos cantaram a música e começaram a fazer a atividade proposta pela professora. 
	Reflexão sobre a aula
	A condução desta aula pela professora foi excelente conseguindo transmitir para seus alunos o que estava programado. Nesta aula a turma foi muito participativa principalmente por ser um tema em que os alunos já têm uma noção. 
A professora teve um grande profissionalismo conseguindo explicar o tema proposto deixando bem claro o que estava sendo exposto. Pude perceber um interesse grande dos alunos pela explicação de cada parte da letra da música e como a professora trouxe essas observações.
	RELATO DA OBSERVAÇÃO - 2
	Identificação da aula
	Escola
	Colégio Dr. Antônio Carlos Magalhães
	
	Datas
	17/04/2023
	
	Turnos
	Noturno
	
	Série e turma
	1º ano – N1
	
	Número de alunos
	25
	
	Conteúdo
	Ciclo da água
	
	Professor regente
	Geane da Silva Carvalho
	Descrição da aula
	A professora levantou questionamentos sobre a importância da água para a vida e para o planeta, explicou o conceito do ciclo da água, destacando as etapas principais: evapotranspiração, condensação, precipitação e escoamento, utilizou ou lousa para esboçar um diagrama simplificado do ciclo da água, com as etapas e as setas representando as transformações, forneceu exemplos e ilustrações para facilitar a compreensãodos processos envolvidos em cada etapa.
	Reflexão sobre a aula
	Novamente a professora conduziu muito bem a aula, explicando cada etapa do assunto a ser abordado. Abrindo espaço para discussão em sala de aula para explorar o conhecimento prévio dos alunos sobre o ciclo da água. Percebi que alguns alunos tiveram uma contribuição muito importante nas discussões e tirando dúvidas para entender melhor o ciclo da vida.
	RELATO DA OBSERVAÇÃO - 3
	Identificação da aula
	Escola
	Colégio Dr. Antônio Carlos Magalhães
	
	Datas
	17/04/2023
	
	Turnos
	Noturno
	
	Série e turma
	1º ano – N1
	
	Número de alunos
	25
	
	Conteúdo
	Ciclo da água
	
	Professor regente
	Geane da Silva Carvalho
	Descrição da aula
	Na aula anterior não deu tempo para que a professora pudesse realizar a atividade proposta. Primeiro ela fez uma revisão geral e entregou a atividade para que os alunos pudessem fazer. Logo após a professora fez a correção e foi tirando dúvidas referente as respostas dada por cada um.
	Reflexão sobre a aula
	A aula como todas as outras teve grande êxito, com grande contribuição por parte dos alunos. O assunto trazido pela professora abordou um assunto interessante e levou para várias opiniões, percebi que a maioria dos alunos ficaram fascinados pela aula. Os alunos trocaram opiniões juntamente com a professora que ouviu com atenção e respeitou a opinião de cada um.
13 PLANOS DE AULA
MODELO DE PLANO DE AULA
	PLANO DE AULA - 01
	Identificação
	Escola
	Colégio Dr. Antônio Carlos Magalhães
	
	Professor regente
	Geane da Silva Carvalho
	
	Professor estagiário
	Rogério Rocha
	
	Disciplina
	Ciências
	
	Série
	1º ano
	
	Turma
	N-1
	
	Período
	Noturno
	Conteúdo
	· As substâncias da Vida: água, sais minerais, açúcares e gorduras
	Objetivos
	· Conhecer um pouco a respeito da química no organismo e o seu papel em nossa vida;
· Compreender a respeito dos átomos e moléculas;
· Ampliar o conhecimento a respeito das substâncias dos seres vivos;
· Possibilitar o conhecimento a respeito da água e os sais minerais;
· Despertar a compreensão sobre substâncias energéticas.
	Metodologia
	Iniciei a aula falando sobre substâncias da vida com a água, sais, açúcares e gorduras, sobre os onze elementos mais comumente encontrados na composição dos seres vivos (hidrogênio, sódio, magnésio, potássio, cálcio, carbono, nitrogênio, oxigênio, fósforo, cloro e enxofre.
Além disso, mostrei para os alunos, vídeos, imagens e textos que demostrem e exemplifiquem a respeito da composição do organismo e a respeito dos átomos e moléculas.
Abordei a respeito dos carboidratos que se trata da principal fonte de energia e sobre lipídios responsável pela construção e reserva de energia no organismo.
Para finalizar, propus uma atividade em que os alunos terão que realizar uma pesquisa em grupo sobre: Alguns lipídios de importância biológica.
	Recursos
	Projetor;
Slide;
Vídeos.
	Avaliação
	A avaliação aconteceu mediante observação, participação e envolvimentos dos alunos na realização das atividades. Utilizei alguns critérios de avaliação:
· A participação dos alunos e a interação sobre os assuntos em questão;
· A interação dos alunos e a exposição de suas ideias frente ao tema proposto;
· Quais dúvidas eles apresentam a respeito do tema;
· Qual o ponto de vista dos alunos após falar sobre as substâncias da vida.
	Referências
	https://www.youtube.com/watch?v=Mvzhvl2_Nvo. Acesso em: 14 de maio de 2023 
	PLANO DE AULA - 02
	Identificação
	Escola
	Colégio Dr. Antônio Carlos Magalhães
	
	Professor regente
	Geane da Silva Carvalho
	
	Professor estagiário
	Rogério Rocha
	
	Disciplina
	Ciências
	
	Série
	1º ano
	
	Turma
	N-1
	
	Período
	Noturno
	Conteúdo
	· Morfologia de Caule
	Objetivos
	· Reconhecer o que é um caule
· Identificar os tipos de caule
· Identificar as partes do caule e suas funções
	Metodologia
	Organizei os alunos em semicírculo e comentei sobre o tema da aula. Dividi a turma em cinco grupos e entreguei um cartão para cada grupo com cinco exemplares de caules e quando finalizar as anotações propostas trocar os cartões com exemplares diferentes. Após o término da atividade, cada representante do grupo fez o comentário referente a atividade proposta e como foi a dificuldade de identificar cada tipo de caule.
	Recursos
	· Slides
· Projetor
· Cartões
	Avaliação
	A avaliação foi feita através da observação das atividade que cada grupo realizou e do desempenho individual. Também fiz um quiz com perguntas para fixar o conteúdo e pedir para colocarem no caderno a reação
	Referências
	https://www.youtube.com/watch?v=ub3WaX98o_s - Acesso em 16 de maio de 2023
	PLANO DE AULA - 03
	Identificação
	Escola
	Colégio Dr. Antônio Carlos Magalhães
	
	Professor regente
	Geane da Silva Carvalho
	
	Professor estagiário
	Rogério Rocha
	
	Disciplina
	Ciências
	
	Série
	1º ano
	
	Turma
	N-1
	
	Período
	Noturno
	Conteúdo
	Fatores do Ecossistema
	Objetivos
	· Abiótico: fatores não vivos
· Biótico: fatores vivos
· Fatores físicos
· Fatores químicos
	Metodologia
	Expliquei sobre os fatores bióticos e abióticos que são dois tipos de componentes que desempenham papéis essenciais nos ecossistemas. Eles influenciam o funcionamento e a dinâmica dos sistemas naturais de diferentes maneiras.
Salientei que é importante ressaltar que os fatores bióticos e abióticos estão interconectados e influenciam-se mutuamente. As interações complexas entre esses fatores são fundamentais para a compreensão da ecologia e da dinâmica dos ecossistemas.
Deixei bem claro esses fatores (abiótico, biótico, físicos e químicos) interagem de maneira complexa nos ecossistemas, influenciando a estrutura das comunidades, as dinâmicas populacionais, as interações tróficas, os ciclos de nutrientes e a biodiversidade. Alterações em um ou mais desses fatores podem ter efeitos significativos em todo o ecossistema, desencadeando mudanças nas populações e nos processos ecológicos.
Após toda explicação, entreguei uma atividade com algumas perguntas sobre o assunto.
	Recursos
	Vídeo
Projetor
Slides
	Avaliação
	Foi feita a avaliação através de acompanhamento e desenvolvimentos dos alunos atividades e participação nas aulas. Ao final acompanhei o resultado da experiência e pedir para compartilhar o que aprenderam entre eles e fiz um quis com perguntas para fixar melhor o assunto e pedir para anotarem as reações no caderno.
	Referências
	https://www.youtube.com/watch?v=3sNwuVQUr5U - Acesso em 18 de maio de 2023.
https://www.todamateria.com.br/fatores-bioticos-e-abioticos/ - Acesso: 18 de maio de 2023
14 RELATO DA APRESENTAÇÃO DOS PLANOS DE aula AO PROFESSOR
Elaborei o plano das aulas e apresentei a professora regente da turma e os três foram avaliados e ajustados pela mesma.
Apresentei primeiramente a ela os assuntos a serem abordados nas aulas, assuntos estes que entre outros foi sugerido pela professora para seguir com o plano de aula de forma a manter a sequência programada pela professora regente e dar continuidade com os assuntos. 
A professora sugeriu que não usasse somente o livro didático, pois alguns complementos podem vir de pesquisas na internet, pude levar em consideração a sugestão da regente, pois observei que a maioria dos alunos não possuem muitos recursos e, portanto, o maior recurso de pesquisa é o livro didático. Seguir com os conteúdos bem como suas práticas planejados aplicando de maneira a colocar os alunos na matéria aplicada.
A metodologia utilizada foi baseada nas observações realizadas contemplando uma explicação do assunto principal seguindo uma forma padrão contemplando uma explicação e atividades lúdicas.
Os recursos utilizados estiveram dentro do alcance do que a escola poderia oferecer, buscando através deles uma melhor opção para atingir o esperado, salientando que foram disponibilizados sem qualquer restrição.
Participação, leitura e completude das respostas foram os pontos apresentados para a avaliação das atividades, além da escrita contemplando coesão e coerência.
Além da base de aula apresentado, foram inseridos vídeose slides para uma maior interatividade e compreensão do assunto abordado.
Após a explicação das aulas planejada a primeira observação feita pela professora foi em relação ao tempo das atividades, informando que a turma ao qual foi regido as aulas, apresentava uma lentidão na realização das atividades aplicadas. Deixou claro também que talvez não houvesse tempo o suficiente para aplicar as atividades posta no plano de aula, e que poderia caso não houvesse tempo hábil, dividir o tem em duas aulas.
Em relação ao plano de aula, a professora regente aprovou a elaboração e a ordem de trabalho. Pontuou também, não ser necessário nenhuma alteração quanto ao plano, sendo possível ser conduzido como planejado.
Um fato interessante pontuado e sugerido pela professora foi a realização da atividade realizado na biblioteca, destacando seu uma atividade de grande valia para a turma, incentivando a busca, pesquisa e curiosidade nos livros didáticos para realizar resumo da leitura realizada.
15 RELATO DA REGÊNCIA
As aulas elaboradas no plano de unidade e aplicada nas aulas demonstram que os alunos conheciam um pouco da matéria, eles relataram que viram um pouco desse conteúdo no Ensino Fundamenta II. Eles demonstraram um interesse satisfatório pelo tema porque é um tema bastante comentado e dentro dele surgem várias opiniões diferentes, tornando as aulas bastantes debatidas.
Os alunos contribuíram nas aulas através de comentários através de seu conhecimento prévio sobre o assunto, isso gerou alguns de bates e as aulas ficaram mais interessantes, quando foi realizado o experimento, os alunos demonstraram bastante interesse pois eles ainda não tinham participado de nenhum experimento sobre o conteúdo, eles participaram observando e fazendo anotações.
A metodologia escolhida permitiu que as aulas tivessem um bom desenvolvimento, sendo em parte comum aos alunos, na minha opinião eles tiveram um bom conceito e um bom aprendizado porque no final das aulas foi notado um conhecimento maior vindo dos alunos, eles estavam interessados as aulas foram agradáveis, os alunos ficaram empolgados com o experimento e com as atividades.
Talvez em algum outro momento ao aplicar esse conteúdo, eu faria algumas modificações, trataria o tema de uma forma mais lúdica, se fosse possível levaria os estudantes para conhecer um museu, isso seria uma ótima aula pois sairia da rotina dos alunos e eles poderiam observar como aconteceu a Evolução dos seres vivos de uma forma mais realística e clara. A aula com certeza se tornaria mais divertida e dinâmica se os alunos pudessem realizar as aulas em campo, trazendo assim novas experiências e novas formas de avaliações. Eu realizaria também uma metodologia transversal juntamente com o professor de geografia, pois a aula de Evolução traz ideias de como seriam as formas da Terra com a evolução dos animais, como o clima interferiu na vida aqui na terra, como a alimentação dos seres vivos tiveram que se adaptar mediante vários fatores ambientais. 
Os recursos utilizados no decorrer das aulas contribuíram muito para um aprendizado diversificado, sem eles as aulas não seriam interessantes e os alunos perderiam o foco em muitos conteúdos, pois a matéria necessita de visualizações e pesquisas. As demonstrações também não seriam possíveis sem o auxílio de alguns recursos pois o livro não oferece todas as ferramentas para que o conteúdo seja apresentado de uma melhor forma.
As avaliações realizadas pelos estudantes permitiram verificar o aprendizado dos mesmos pois a partir das observações realizadas pela professora foi fundamental no conceito e nas notas. A maioria dos estudantes compreenderam o tema pois se mostraram interessados nele, outros alunos não conseguiram sanar suas dúvidas, mas por falta de interesse próprio na disciplina, por mais que sua atenção fosse chamada muitos não se mostraram sintonizados com a matéria. Alguns estudantes tiveram dificuldades somente nas partes de elaboração dos trabalhos, pois não sabiam por onde começar o trabalho e qual o melhor tem que gostariam de trabalhar.
Em alguns momentos nas aulas foi verificado a falta de disciplina por alguns alunos que não contribuíram com o aprendizado e geravam conversas aleatórias na sala de aulas, em alguns casos alguns eram chamados a atenção ignoravam ou por um momento ouviam, mas logo após continuavam.
Os objetivos previstos no plano de aula foram alcançados conforme o esperado. Eles foram atingidos de forma satisfatória pois os alunos conseguiram atingir uma boa média nas avaliações.
· 
16 VALIDAÇÃO DO RELATÓRIO
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Ao realizar Estágio Curricular Obrigatório II: Ensino Médio e/ou Educação Profissional I pude observar o quão importante é realiza-lo pois devemos observar a realidade escolar e como será a nossa conduta dentro de um estabelecimento de ensino. Pude ver como a professora interage com os alunos da maneira que a sua relação com eles seja saudável, gerando um ambiente de trabalho tranquilo e pacífico. 
O estágio também foi muito importante pois através dele pude observar a realidade escolar e como iremos enfrentar o ambiente, foi uma peque na experiência do que vivenciarei quando for exercer minha profissão. 
Eu pude avaliar as condições e pensar se esta é realmente a profissão que eu quero exercer na minha vida. 
Esse estágio também me propiciou uma percepção maior entre a diferença do aluno e a responsabilidade de ser professor, pude observar que ensinar é uma tarefa muito importante pois ela interfere na vida de pessoas que estão em processo de formação de comportamento na sociedade. Pude absorver o conhecimento que o colégio oferece aos alunos, e se realmente a professora utiliza o planejamento pedagógico do colégio em seus planos de aula e se o colégio está de acordo com aquilo que o PPP oferece. 
Observei também se o ambiente escolar oferta uma educação de qualidade, se os projetos são realmente aplicados e se influenciam para a formação dos alunos em cidadãos capacitados e conscientes. Observei a rotina da professora e se ele está satisfeito com sua rotina e profissão.
Foi muito gratificante para realizar esse trabalho pois ele ajudou muito a me sintonizar com o Ensino Médio enquanto professor, ele possibilitou que eu enxergasse a profissão de uma maneira mais clara e se eu tenho a capacidade de exercê-la. 
Foi muito importante passar esses dias no colégio pois quero levar esse aprendizado pela vida e retirar os pontos positivos dessa experiência para que eu me torne um professor capacitada e que contribui para o futuro da educação.
REFERÊNCIAS
BORSSOI, B. L. O estágio na formação docente: da teoria à prática, ação-reflexão.
Disponível em: <www.unioeste.br/cursos/cascavel/pedagogia/eventos/2008/1/Artigo%2028.pdf>. Acesso em: 20 de abril 2023
Giordan, A.; Vecchi, G. de (1996). As origens do saber: das concepções dos aprendentes aos conceitos científicos. 2 Ed. Porto Alegre: Artes Médicas. 
Leite, B. (2000). Biotecnologias, clones e quimeras sob controle social: missão urgente para a divulgação científica. São Paulo em Perspectiva, 14(3), 40-46. 
BRASIL. Lei número 6494, de 07 de dezembro de 1977. Disponível em: 
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L6494.htm>. Acesso em: 30 de setembro de 2022.
BRASIL. Projeto Político Pedagógico. Disponível em: <https://www.educacao.ma.gov.br/files/2016/12/Projeto-Pol%C3%ADtico-Pedag%C3%B3gico-PPP-SEDUC-PDF-1.pdf>. Acesso em: 15 de março de 2023.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/>. Acesso em 15 de março de 2022.