Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA
LICENCIATURA EM SOCIOLOGIA
PCC 1- Resenha Crítica
João Pedro Wendler Bahls- RA: 0551965
Guarapuava-PR
2023
Introdução 
A atividade consiste em realizar levantamento bibliográfico nos livros didáticos de Sociologia, pelo menos 3 livros, sobre a diversidade cultural na atualidade e os problemas causados pela intolerância e pela xenofobia. Analisar como os temas são abordados e elaborar uma resenha crítica de, aproximadamente, sete páginas contendo introdução, desenvolvimento, conclusão e referências bibliográficas completas. A atividade de Prática como Componente Curricular – PCC, referente às disciplinas: “Homem e Sociedade”, “História do Pensamento Filosófico”, “Fundamentos da Ciência Política” e “Prática de Ensino: Introdução à Docência”, cursadas no 1º semestre de 2023 do curso de Licenciatura em Sociologia – Polo de Guarapuava. 
O tema "Diversidade Cultural na Atualidade e os Problemas Causados pela Intolerância e pela Xenofobia" é um assunto relevante para a Sociologia. A diversidade cultural é um importante aspecto do nosso mundo moderno, pois nos traz um maior entendimento de diferentes culturas e contextos. No entanto, a intolerância e a xenofobia também têm um papel importante a desempenhar na nossa sociedade, levando a violência e divisão entre as culturas.
Desenvolvimento 
A diversidade cultural, segundo Tomazini citando Cerqueira e Francisco(s/d)” refere-se aos diferentes costumes de uma sociedade, entre os quais podemos citar: vestimenta, culinária, manifestações religiosas, tradições, entre outros aspectos” (2016, p.191). Sendo assim uma das principais características da sociedade atual e é resultado das diversas migrações, dos desenvolvimentos tecnológicos e dos intercâmbios comerciais entre diferentes países e regiões, No entanto, a diversidade cultural pode ser alvo de problemas relacionados à intolerância e à xenofobia, o que representa uma ameaça para a convivência harmoniosa entre as diferentes comunidades.
Nesse sentido que se destacam a intolerância e a xenofobia, que para Araujo seria o “[...] nome dado ao sentimento de ódio ou aversão ao que é estrangeiro” (ARAUJO, 2016,p. 179), que consistem em atitudes preconceituosas e discriminatórias em relação a diferentes culturas e etnias. Essas atitudes podem ser manifestadas de várias formas, desde a rejeição de diferenças culturais até a violência física e verbal contra pessoas de determinado grupo étnico ou cultural.
Os problemas causados pela intolerância e pela xenofobia afetam todas as esferas da sociedade, desde a macroeconomia até o cotidiano das pessoas. A falta de respeito à diversidade cultural pode levar à polarização e ao conflito entre diferentes grupos, prejudicando a coesão social e a estabilidade política de um país. Além disso, a intolerância e a xenofobia podem influenciar a economia do país. A falta da diversidade cultural pode desmotivar investidores estrangeiros, causando a queda do setor comercial ou mesmo afastando visitantes que deixariam dinheiro no país. A falta do capital econômico, tanto local quanto estrangeiro, afetará a economia em geral e dificultará a criação de empregos para a população.
Nesse contexto, é muito importante que sejam desenvolvidas políticas que garantam o respeito à diversidade cultural e que combatam a intolerância e a xenofobia. A educação é a ferramenta mais eficaz para isso, pois pode ensinar valores de tolerância e respeito às diferenças no espaço escolar. Sendo um dos conteúdos estruturantes e mais importantes da Sociologia no ensino médio, e deve ter tratada como relevante e importantíssima para a formação cidadã do aluno.
Ainda Sobre a Xenofobia é possível fazer um paralelo a ela com o racismo, que foi um processo de construção histórico como contextualizam KOHATSU e SAITO :
Xenofobia, palavra de origem grega, literalmente, significa medo daquele que é estrangeiro, estranho, figura supostamente desconhecida, que imaginariamente representa uma ameaça em potencial e provoca reações irracionais de aversão, intolerância, hostilidade e ódio. O crescimento dos fluxos migratórios internacionais, seja do Sul ao Norte ou mesmo nas migrações regionais Sul-Sul, tem reacendido a xenofobia em várias partes do mundo, mas com as particularidades de cada contexto social. No Brasil, a xenofobia tem raízes históricas geradas ao longo do processo de colonização (Seyferth, 2002), fortalecida pelo racismo, que afirmava a superioridade dos brancos em relação aos negros, indígenas e mestiços. Para solucionar o problema da diversidade étnica, o branqueamento da nação foi visto como a única solução para redimir e remediar a degeneração da população causada pela mestiçagem e, assim, superar o atraso do processo civilizatório.(2022, ONLINE)
	No brasil é evidente a questão da xenofobia principalmente com os povos nordestinos, mas isso também ocorrem e escalas menores até mesmo no mesmo estado por isso a importância da discussão da diversidade cultural após ela auxilia segundo Araujo com “ A construção de uma identidade nacional está ligada à ideia de pertencimento a um território, a um país ou a um povo. As diferenças culturais estão presentes na formação da sociedade.”(2016, p.181) Essa formação de identidade nacional só é reconhecida a partir do momento que os brasileiros reconhecem a multiculturalidade de seu país.
A diversidade cultural é um dos maiores patrimônios da humanidade e deve ser valorizada e protegida. A convivência pacífica entre diferentes culturas é um dos pilares da construção de uma sociedade justa e equilibrada, capaz de garantir o desenvolvimento e o bem-estar para todos. Nesse sentido discutindo sobre a diversidade cultural no apis Araújo caracteriza a diversidade Cultural Brasileira.
O Brasil é uma nação pluriétnica e multicultural, composta por diversas formas de organização social e diferentes grupos. Podemos observar essa diversidade e suas variações entre os proprietários de terras, os dirigentes e os representantes políticos, os moradores das grandes cidades e das comunidades rurais, a população jovem que cursa o Ensino Médio em escolas públicas e privadas. Neste país com indivíduos tão diferentes entre si – seja pela cor da pele, a classe
social que integram, a região onde moram, a geração a que pertencem, o estilo
de vida que expressam – existe um racismo difuso e uma discriminação velada,
porém efetivos. Essas manifestações estão presentes nas mais diversas relações
sociais (no trabalho, na escola, etc.) e, geralmente, se expressam na intolerância
cotidiana e na não aceitação da diferença.( Araújo, 2016, p.181).
Levantamento Bibliográfico:
1) Sociologia em Movimento;
Foi utilizada a unidade 2 Cultura e sociedade: Cultura, poder e diversidade nas relações cotidianas, especificamente os capítulos 3 Cultura e Ideologia e 5 Raça, etnia e multiculturalismo. Por mais que sejam capítulos sobre cultura não falam especificamente sobre a diversidade cultural e nem citam a xenofobia.
2) Sociologia para o Ensino Médio;
Foi utilizados a unidade 6 Cultura e Ideologia, neles os capítulos 18 Dois conceitos e suas definições e 19 Mesclando Cultura e ideologia. Nesses capítulos específicos de Cultura não é citada a diversidade Cultural nem a xenofobia.
3) Sociologia Editora Scipione ;
Foi utilizado o capítulo 6 a Cultura e suas raízes, nesse capítulo tem dois tópicos sobre a Diversidade cultural, um mais geral conceitual e outro sobre a Diversidade Cultural e a Sociedade Brasileira.
4) Sociologia hoje,
Foi utilizado em suma a unidade 1 Cultura, passando por todos os Capítulos nenhum trata sobre as diversidades Culturais ou a questão da Xenofobia.
Conclusão 
	A partir da análise sobre a cultura como conceito e como o conceito de diversidade cultural de suma importância para que o aluno consiga entender como a sociedade é múltipla e diversa e crie em si o sentimento de relativismo cultural. Apesar disso observa-se que nos livros didáticos de sociologia poucos realmente falam da diversidade Cultural e ainda menos das questões relacionadas coma xenofobia, talvez porque esse conceito é mais explorado em outras matérias como a História e Geografia, mas, mesmo assim, é necessário pensar a partir da Antropologia e a sociologia essas categorias de análise pois são de suam importância para um bom convívio e representação na sociedade.
Referencias:
KUPPER, Agnaldo. Sociologia. Editora Poliedro. 2012
TOMAZINE, Nelson Dacio. Sociologia para o ensino médio. 2.ed. São Pulo: Saraiva. 2010.
SILVA, Afrânio et al. Sociologia em Movimento.1.ed. São Paulo: Moderna, 2013
Araújo, Silvia Maria de.Sociologia : volume único : ensino médio / Silvia Maria de Araújo, Maria Aparecida Bridi, Benilde Lenzi Motim. -- 2. ed. -- São Paulo : Scipione, 2016.
Machado, Igor José de Renó Sociologia hoje : ensino médio, volume único / Igor José de Renó
Machado, Henrique Amorim, Celso Rocha de Barros. -- 2. ed. -- São Paulo : Ática, 2016.
KOHATSU, Lineu Norio; SAITO, Gabriel Katsumi. Xenofobia na escola pública: A perspectiva dos estudantes do Ensino Médio. Psicoperspectivas, v. 21, n. 1, p. 137-148, 2022.
Acredito que a relação entre aluno e professor deve ser uma relação de afeto, afeto no sentido em que o aluno deve se sentir afetado pela presença do professor em sala de aula e não apenas veja o professor como um mero trabalhador, mesmo com esse modelo de educação neoliberal em que o professor passa a apenas utilizar meios, plataformas, jogos, etc., o professor deve buscar auxiliar o aluno a construir conhecimento, me incomoda muito o termo transmissão de conhecimento, ninguém é ser cognoscente de ninguém já diria Paulo Freire, ou seja, não posso transmitir ou depositar conhecimento em ninguém.

Mais conteúdos dessa disciplina