Buscar

atividade contextualizada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CURSO(S) PROPONENTE(S):
	Gestão Pública
	ÁREA TEMÁTICA:
	Atividades Contextualizada
	DISCENTES RESPONSÁVEIS:
(nome e matrícula)
	Antonia Airla de Sousa Ferreira - 01445793 
1. Para começar, analise com atenção o texto e, em seguida, elabore sua resposta!
“Ludmila saiu com as amigas para comemorar o aniversário de uma delas em um barzinho. Após beberem cinco caipirinhas cada uma, Ludmila foi dirigindo o seu carro para deixar as amigas em casa. No percurso, Ludmila foi parada por uma Blitz, onde foi identificado que ela dirigia sob influência de álcool. Neste caso, por dirigir sob a influência de álcool, tendo em vista que qualquer concentração de álcool por litro de sangue ou por litro de ar alveola sujeita o condutor às penalidades, Ludmila cometeu uma infração gravíssima.
Em 2008 foi criada a Lei Nº 11.705, popularmente conhecida como “Lei Seca”, que alterou o Código de Trânsito Brasileiro (Lei no 9.503/1997), tem por objetivo fiscalizar e penalizar quem dirija sob influência de álcool, tendo em vista os acidentes causados por motoristas nesta condições, que muitas vezes, levam até a mortes. Desde 2008 até 2018, foi possível notar uma redução de 14% nas mortes de trânsito causadas por motoristas sob efeito de álcool.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro constitui em infração gravíssima dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência qualquer concentração de álcool por litro de sangue ou por litro de ar alveolar sujeita o condutor às penalidades previstas.
2. Com base na interpretação do texto acima, juntamente com seus conhecimentos adquiridos ao longo da disciplina, elabore o seu texto argumentativo-dissertativo, respondendo aos questionamentos abaixo:
A Lei Nº 11.705/2008 e a Lei no 9.503/1997 têm como objetivo criar regras de comportamento, neste caso, para reduzir os acidentes de trânsito provocados por condutores que estejam sob efeito de álcool. Considerando os estudos da nossa disciplina e o conteúdo do e-book, conforme a descrição das Tipologias de Políticas Públicas feita por Lowi (1972), elabore um texto argumentativo-dissertativo respondendo as seguintes questões:
a) Sinalize de que tipo de política trata o texto;
A política tratada no texto refere-se a uma política regulatória
b) Explique a política identificada no caso analisado.
3. Não se esqueça: Sua dissertação deverá conter até 30 (trinta) linhas.
Aguardo sua produção.
Bons estudos!
A política regulatória no Brasil avançou como resultado da alternância político-ideológica entre as coalizões políticas que governaram o país ao longo das duas últimas décadas. Contudo, esse não foi o único elemento a delinear a política. Desde a reforma de Estado dos anos 1990, a regulação está conceitualmente atrelada a uma lógica liberalizante da política econômica e é, do ponto de vista teórico, altamente dependente de correntes modernizadoras no campo da gestão pública internacional. A principal consequência disso são movimentos pouco estruturados e, em certo sentido, incoerentes em relação a essa política pública. Em diferentes momentos, assimilações de tendências globais modernizantes cederam lugar a antagonismos ideológicos ou períodos de significativa estagnação. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é explorar os principais estágios da história recente da política regulatória brasileira, por meio do exame detalhado dos aspectos mais relevantes por trás dessa política pública. São apresentados os três atos que demarcam fases distintas e os problemas específicos que alteraram o núcleo da política de gestão da regulação. A relação entre Estado, mercado e sociedade é fundamental para entender a constituição dessa política pública, assim como o grau de assimilação e resiliência de ferramentas regulatórias adotadas pelo país. Ao final, é possível notar que a política regulatória ainda é parcial e deficiente, em nível federal, embora tendências claras já sejam perceptíveis, particularmente a permeabilidade a elementos de ressocialização e descentralização.

Continue navegando