Buscar

E Dirigido- aparelho uro

Prévia do material em texto

Alterações endometriais ocorrem para que a gestação progrida de forma adequada. O endométrio sobre mudanças durante o ciclo menstrual. Sua camada funcional se prolifera, aumentando a espessura e recebendo maior quantidade de vasos sanguíneos, com o objetivo de receber o novo ser. Caso não ocorra a fecundação, no final da fase lútea a camada funcional do endométrio descama, originando o sangramento.
Qual das alternativas a seguir traz a informação correta a respeito dos níveis dos hormônios, poucos dias antes do término da fase lútea?
R: LH e FSH estão em níveis baixos no sangue.
Níveis de testosterona moderadamente elevados nos homens tendem a produzir poucos sintomas visíveis. Meninos com níveis mais altos de testosterona podem começar a puberdade mais cedo. Mulheres com testosterona acima do normal podem desenvolver características masculinas. A regulação e os efeitos da testosterona devem ser conhecidos na clínica.
Analise as afirmativas a seguir sobre a testosterona.
I. Os andrógenos apresentam efeito anabólico no metabolismo proteico, aumentando o metabolismo basal.
II. A testosterona promove estimulação da produção de eritrócitos nas células tronco da medula óssea, desta forma, o hematócrito no homem é maior quando comparado ao da mulher.
III. A testosterona não exerce influência na biotransformaça
IV. A testosterona produzida no testículo passa a ser armazenada no epidídimo e posteriormente alcança a corrente sanguínea.
V. A produção de testosterona está vinculada com a atividade da neurohipófise.
Agora, assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.
R: As afirmativas I e II estão corretas.
A síndrome nefrítica é um distúrbio da função renal, que afeta a filtração do néfron, afetando principalmente a membrana basal da membrana de filtração. Com isso, substâncias que não seriam normalmente filtradas acabam ganhando o interior dos néfrons e, consequentemente, são excretadas. O nível sérico dessas substâncias diminui, o que pode gerar outras complicações orgânicas, como o edema.
O paciente com a síndrome nefrítica apresentará perda excessiva na urina de:
R: proteínas. 
O parênquima mamário se prolifera na gestação, sabendo do enorme trabalho que terá meses pela frente. Ocorre aumento dos ácinos mamários, aumento do depósito de gordura na mama e de sua sensibilidade. Para que essas alterações ocorram é necessário sinalização hormonal.
Em relação a lactação, assinale a alternativa correta.
R: A estimulação da mama ocorre por ação estimulatória do estrógeno e progesterona. 
O trabalho de parto é um momento importante na vida da gestante. Geralmente, em pouco tempo dará à luz, sendo mãe. O feto encaixado, com apresentação cefálica (cabeça voltada para o colo do útero) é a posição ideal para o parto normal.
No momento em que o feto desce ocorre distensão da parede uterina, ativando mecanorreceptores do colo do útero, o que eles promovem? 
R:Feedback positivo para que as fibras do útero se contraiam
A taxa de filtração glomerular é um parâmetro importante para avaliação da função renal. Em um indivíduo normal a taxa de filtração glomerular é de 125ml/minuto. Alterações na taxa de filtração podem indicar insuficiência renal ou até mesmo falência renal. Para manter a atividade normal de filtração, os rins contam com mecanismos intrínsecos que promovem a regulação da taxa de filtração glomerular. 
Assinale a alternativa que contém um mecanismo que aumenta a taxa de filtração glomerular.  
R: Vasoconstrição da arteríola eferente.
O aparelho reprodutor tem como função básica a perpetuação da espécie, contudo, sua atuação hormonal caracteriza mudanças no corpo do indivíduo, no metabolismo e na dinâmica sistêmica como um todo. É imprescindível o conhecimento dos principais hormônios e suas funções.
Desta forma, assinale a alternativa que traz a localização em que o hormônio Inibina é produzido. 
R:Pelas células de Sertoli.
A di-hidrotestosterona (DHT) é um hormônio que estimula o desenvolvimento das características masculinas (um andrógeno). Acredita-se que o aumento da produção de DHT possa ser responsável pelo início da puberdade em meninos, causando o desenvolvimento dos órgãos genitais (pênis, testículos e escroto) e o crescimento dos pelos pubianos e corporais. O DHT é um hormônio produzido a base da conversão de testosterona.
O que é necessário para essa conversão ocorrer? 
R:5-alfarredutas

Continue navegando