Buscar

Conceito de Alimentação Saudável

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

NOTA: 8,7
Diversos são os aspectos que influenciam a escolha dos alimentos e a formação dos hábitos alimentares. Desta forma, ressalta-se que o equilíbrio nutricional não consiste somente no consumo de alimentos que possuem os nutrientes necessários ao indivíduo, é preciso também que essa combinação seja agradável e pertinente ao seu estilo de vida, atendendo suas necessidades nutricionais, culturais, sociais e econômicas (SWEZEY, 2015). 
SWEZEY, L. Nutrition and wound healing: nutritional assessment. Wound Educators, [2015]. Disponível em: https://woundeducators.com/nutritional-assessment/. Acesso em: 30 dez. 2021.
Sendo assim, descreva, de forma sucinta, o conceito de alimentação saudável:
RESPOSTA:
A alimentação tem um papel essencial, pois é por meio dela que o organismo deve receber, em quantidade e qualidade adequadas, todos os nutrientes necessários a manutenção das funções vitais e atividades de trabalho, lazer e exercício físico.
De acordo com os princípios de uma alimentação saudável, todos os grupos de alimentos devem compor a dieta diária. A alimentação saudável deve fornecer água, carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, fibras e minerais, os quais são insubstituíveis e indispensáveis ao bom funcionamento do organismo. A diversidade dietética que fundamenta o conceito de alimentação saudável pressupõe que nenhum alimento específico ou grupo deles isoladamente, é suficiente para fornecer todos os nutrientes necessários a uma boa nutrição e consequente manutenção da saúde.
A alimentação equilibrada e saudável não consiste somente no consumo de alimentos que possuam os nutrientes necessários ao indivíduo, mas sim que essa combinação seja agradável e pertinente ao seu estilo de vida, atendendo suas necessidades nutricionais, culturais, sociais, econômicas e emocionais.
Para garantirmos uma alimentação saudável devemos valorizar práticas alimentares culturais; garantir o acesso a alimentação, com custos acessíveis; comer uma boa variedade de alimentos; respeitar aspectos afetivos e comportamentais das pessoas; evitar alimentos ultraprocessados; etc.
Além da alimentação devemos também cultivar hábitos saudáveis, praticando exercícios físicos, se alimentando com companhias agradáveis; beber bastante água; dormir por pelo menos 8 horas e cuidar da saúde mental.

Continue navegando