Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

1. Nutrição e Digestão
A nutrição é o meio pelo qual os sistemas vivos podem continuamente se reabastecer dos seus combustíveis (alimentos). Os alimentos proporcionam ao organismo a energia necessária para a execução de suas atividades.
Etapas da nutrição
Alimentação, digestão, desassimilação, dejeção ou defecação.
A alimentação se define como ato de receber no interior do organismo o alimento proveniente do meio externo.
A digestão é todo um processo físico (mecânico) e químico, destinados a fragmentar as partículas alimentares a fim de serem assimiladas e utilizadas pelas células.
Processos Físicos:
Mastigação, deglutição e peristaltismo
Processos Químicos:
Insalivação, quimificação e quilificação
O sistema digestivo humano tem como finalidade capturar, transportar e digerir os alimentos, para depois absorver os nutrientes necessários.
O sistema digestivo compreende duas partes:
Tubo digestivo ---> boca, faringe, esôfago, estômago e intestinos (delgado e grosso)
Glândulas Anexas ----> Glândulas salivares, fígado e pâncreas
O sistema digestório (digestivo)
Nota. 1.boca; 2. faringe; 3. esôfago; 4. estômago; 5. intestino delgado; 6. intestino grosso; 7. fígado; 8. pâncreas
Boca
É uma cavidade natural, forrada por uma mucosa. No interior da boca ocorre a mastigação e a insalivação, constituindo o bolo alimentar.
Faringe
É um canal músculo membranoso que se comunica por uma extremidade com a boca, através do istmo da garganta (orofaringe), e por outra, com o esôfago. A faringe, também se comunica com as fossas nasais, por meio de orifícios chamados coanas (nasofaringe).
A faringe é considerada um órgão duplo, pois dá passagem tanto para o sistema digestivo como para o respiratório.
Esôfago
É um conduto musculoso com aproximadamente 25 centímetros de comprimento, que une a faringe ao estômago. Este conduto, realiza contrações involuntárias que conduzem o alimento para o estômago. Essas contrações constituem o chamado peristaltismo.
A parte inferior do estômago se comunica ao estômago através da válvula cárdia.
Estômago
É uma dilatação do tubo digestivo, cuja finalidade é de armazenar alimentos e realizar a digestão.
O estômago está localizado no abdome, logo abaixo do músculo diafragma e encaixando-se a esquerda do fígado. Apresenta uma pequena curvatura superior (côncava) e uma grande curvatura inferior (convexa). O estômago vazio mede de 15 - 20 centímetros de comprimento por 12 - 15 centímetro de largura. Internamente, é revestido pela mucosa gástrica, que possui glândulas que produzem o suco gástrico.
O estômago se comunica inferiormente com o intestino delgado (duodeno), através de um músculo em forma de anel, denominado válvula piloro, que impede a passagem prematura do alimento para o intestino.
Como órgão de absorção, o estômago transfere para o sangue apenas uma quantidade de água, sais, açúcares álcool e algumas drogas.
Intestino delgado
É provavelmente o órgão mais importante da digestão. Nele se processa as principais atividades de absorção das substâncias ingeridas com os alimentos.
Anatomicamente, o intestino delgado é um tubo com aproximadamente 6,5 metros de comprimento e 3 - 5 centímetros de diâmetro, estando dividido em 2 partes: duodeno e jejuno - íleo.
O duodeno compreende a primeira porção do intestino delgado, com o tamanho aproximado de 12 centímetros de comprimento.
No duodeno desembocam dois canais:
- o do pâncreas, chamado de canal de Wirsung, que conduz o suco pancreático.
- O canal colédoco, que é uma união do canal hepático (fígado) com o cístico (vesícula biliar).
No jejuno - íleo ocorre a absorção do alimento através da mucosa entérica. Esta mucosa possui projeções digitiformes, chamadas vilosidades intestinais.
O intestino delgado se comunica através da válvula íleo-cecal com o intestino grosso.
Intestino grosso
É um tubo que mede aproximadamente 1,70 metro de comprimento e 7 centímetros de diâmetro, que começa na parte inferior direita do abdome. Este tubo está dividido em três partes: ceco, colo e reto.
O ceco compreende a primeira porção do intestino grosso, onde encontramos uma projeção com aproximadamente 5 centímetros de comprimento, o apêndice vermifirme.
O colo corresponde a parte maior do intestino grosso, onde ocorre a absorção de água e sais minerais que não foram absorvidos no intestino delgado.
O reto é um anel cilíndrico com cerca de 15 centímetros de comprimento, cuja abertura denomina-se ânus. Na parte terminal do reto (ânus) localiza-se um anel musculoso denominado esfíncter anal, cujo relaxamento voluntário elimina as fezes.
As Glândulas Anexa
Glândulas salivares
São três pares de glândulas localizadas na região da boca, que produzem a saliva, que é importante da digestão, alem de umedecer os alimentos, auxiliando a mastigação.
-parótidas, situadas ao lado dos ouvidos (produz 25% da saliva)
-sublinguais, situadas debaixo da língua (produz 5% da saliva)
-submaxilares, situadas abaixo da mandíbula (produz 70% da saliva)
Pâncreas
Tem o formato de uma espiga de milho, disposto horizontalmente por trás do estômago. Mede de 10 - 15 centímetros de comprimento e peso médio de 60 gramas, se estende do duodeno ao baço.
No pâncreas encontramos conjunto de células que constituem as Ilhotas de Langerhans. Essas células são chamadas de alfas (produzem o glucagon) e betas (produzem a insulina).
O glucagon promove no fígado a glicogenólise hepática, isto é, o desdobramento do glicogênio em glicose. É um hormônio hiperglicemiante.
A insulina estimula a queima de glicose, controlando sua taxa no sangue. É um hormônio hipoglicemiante.
O pâncreas produz ainda o suco pancreático, importante na digestão.
O pãncreas
Fígado
É a maior glândula do corpo humano, tendo no homem cerca de 1500 gramas, e está dividido em dois lobos: direito (maior) e esquerdo (menor).
É considerado como o órgão que mais funções realiza no organismo, como:
-produção da bile (líquido amargo que contém bilirrubina)
 -formação do glicogênio
-produção de células sangüíneas
-desintoxicante
Na parte inferior do fígado encontra-se a vesícula biliar, bolsa que serve para armazenar a bile.
A Fisiologia da Digestão
Os alimentos são substâncias que ingerimos periodicamente, necessários a nossa sobrevivência. Eles fornecem o material para o crescimento e a recuperação do organismo, bem como energia para a execução das várias funções biológicas. Para serem aproveitados, os alimentos necessitam de uma série de transformações, que denominamos digestão. Essas transformações são ocasionadas pela ação dos sucos digestivos e suas enzimas.
Na saliva é encontrado o tiocianato de potássio, que tem ação bactericida. O ácido clorídrico do suco gástrico abaixa o pH no estômago para 2,0, favorecendo a ação da pepsina.
O fígado produz um fermento chamado bile, que atua sobre o quimo, como uma espécie de detergente, emulsificando a gordura, transformando-a em finíssimas gotículas, facilitando a ação das lipáses. A bile não tem enzima e sim sais biliares (tauracolato e glicolato de sódio) e bilerrubina.
SALIVA + ALIMENTO = BOLO ALIMENTAR
BOLO ALIMENTAR + SUCO GÁSTRICO = QUIMO (quimificação)
QUIMO + SUCO PANCREÁTICO + SUCO ENTÉRICO + BILE = QUILO (quilificação)
O quilo é o produto final da digestão, contendo substâncias capazes de serem absorvidas pelo intestino delgado e passar à corrente sangüínea.
Monossacarídeos e aminoácidos são absorvidos pela parede intestinal e transportados pela corrente sangüínea aos tecidos. A gordura é absorvida pelas paredes do intestino, indo para os vasos linfáticos, encarregados de transportá-las à corrente sangüínea.
A química da digestão
	
	Sucos digestivos
	Enzimas e outros produtos
	Alimentos que sofrem ação
	Saliva
	Amilase salivar
	amido
	Suco gástrico
	HCl. pepsina e renina
	proteínas
	Suco pancreático
	Amilase, Tripsina e Lipase
	Amido, lipídios e dproteínas
	Suco entérico
	Erepsina. lipase, maltase, sacarase e lactase
	amido, lipídio, proteína, maltose e sacarose
	Bile
	Bilirrubina e sais biliares
	Lipídios
	
	
	
Produto Final da Digestão
Proteínas = (estômagoe duodeno) aminoácidos
Lipídios = (duodeno)glicerol e ácido graxos
Carboidratos = (boca e duodeno) Glicose, frutose e galactose

Mais conteúdos dessa disciplina