Buscar

Estrutura e Funcionamento do DNA e RNA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

TRABALHO DE BASES CELULARES E BIOQUÍMCA DOS SISTEMAS
nucleossomo
cromossomo
histonas
cromatina
DNA fita dupla
1) Indique na imagem acima esses diferentes níveis de compactação e as principais estruturas que participam desse processo utilizando os termos abaixo:
Cromossomo
Cromatina
Nucleossomos
Histonas
DNA fita dupla
2) Em seguida elabora um texto a ser entregue como avaliação, correlacionando essas estruturas e seguindo uma ordem de compactação do menos para o mais compacto.
O cromossomo é uma estrutura bem organizada armazenadora e transmissora de informações genéticas nas células. É uma molécula de DNA longa e altamente compactada, com proteínas associadas que permitem que seja armazenado de forma eficiente e protegida. Suas partes são: braço, centrômero e telômero. Em sequência a cromatina, longos filamentos sendo a forma menos compacta de organização do DNA. Se condensa ainda mais para formar os cromossomos altamente compactados, quando a cromatina se torna altamente compactada, forma-se a estrutura mais compacta e visível do cromossomo. Ela consiste em fibras de DNA associadas a proteínas estruturais chamadas histonas. O nucleossomo é a unidade básica da cromatina. Ele é composto por uma pequena porção de DNA enrolada ao redor de um octâmero de histonas em unidades estruturais repetitivas divididas em aspirais. As histonas são responsáveis pelo processo de compactação e descompactação da estrutura do DNA e no envolvimento da regulação das informações genéticas e função primordial na compactação da cromatina com cargas positivas, permitindo interação com o DNA negativo. A cromatina permite que o DNA seja acessado e transcrita em RNA. O DNA de fita dupla é a molécula central em todos esses processos. Ele consiste em duas cadeias de nucleotídeos que se ligam por meio de pontes de hidrogênio entre as bases nitrogenadas Adenina e Timina, Guanina e Citosina. A fita dupla de DNA é o formato mais comum de armazenamento do código genético nas células. Essas estruturas são cruciais para a organização e transmissão eficiente das informações genéticas nas células.
3) Indique e descreva as porções funcionais de um gene eucarionte.
São compostos por duas porções funcionais principais: íntrons e éxons. Os íntrons são as sequencias de DNA não codificantes encontrados entre os éxons e não sendo traduzidos na síntese proteica. E os éxons são as sequências de DNA que contém as informações para a síntese proteica e transcritos em mRNA. Entao o mRNA é processado para remover os íntrons e fazer a união dos éxons formando um mRNA maduro e traduzido em proteína apenas com as sequencias codificadoras. Em sua maioria dos genes eucarióticos são armazenados em um grande conjunto de cromossomos lineares, que são empacotados dentro do núcleo em um complexo com proteínas chamadas histonas, formando uma unidade chamada nucleossoma. O DNA empacotado e condensado é chamado de cromatina. E desempenham papeis específicos em na expressão e regulação genica. Suas principais funções são:
Promotor localizado no início do gene eucarioto. Com sequencias de DNA ligados e reconhecidos por proteína chamadas de fatores de transcrição, sua função principal na iniciação da transcrição, fornecendo local de ligação para a RNA polimerase, dando início a síntese do mRNA.
Codificadora composta por éxons. Como exemplo no processo de splicing, os íntrons são removidos e realizam a união dos éxons. 
Região 5’ UTR do inglês untranslated region, Região não traduzida do terminal 5’. Com papel de regulação da tradução e início da síntese proteica. 
Códon de início é o primeiro códon da região codificadora desse gene, pois é responsável por codificar o aminoácido metionina e a AUG.
Elementos regulatórios promovem esses genes a suas regiões promotoras e outras regiões do gene, incluindo enhancers, silenciadores e elementos de resposta a hormônios de interação proteica.
3) Qual o Dogma Central da Biologia Molecular
Molécula mensageira, feita de ácido ribonucleico (RNA), que carreia as informações do DNA no núcleo para o citoplasma, no qual as proteínas são sintetizadas: DNA → RNA→ PROTEÍNAS.
Replicação do DNA, processo por meio do qual uma cópia do DNA é produzida. possibilitando que cada uma das duas células-filhas que resultam da divisão celular apresente uma cópia completa de todo o DNA da célula genitora.
Transcrição é a conexão de DNA ao RNA, simbolizando como a sequência dos pares de bases em um gene (DNA) é copiada para uma molécula de RNA. processo de síntese do RNA a partir de um molde de DNA.
Tradução conecta o mRNA e a proteína. Realizando a síntese proteica ou tradução da informação contida na sequência de bases específica no mRNA em uma sequência de aminoácidos que compõem uma proteína.

Continue navegando