Buscar

Pesquisa em psicologia e seus desafios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Pesquisa em psicologia e seus desafios
A psicologia é uma ciência relativamente nova, com princípios e compromissos firmados com a sociedade.
Analise os itens a seguir:
I. Atuação na área clínica
II. Desenvolvimento do conhecimento
​​​​​​​III. Compromisso ético
Qual(is) deles representa(m) um princípio primordial da profissão de psicólogo? E. 
Apenas II e III.
Um dos princípios primordiais da profissão de psicólogo é a atuação em diferentes contextos, tendo em vista a promoção da qualidade de vida. Isso significa dizer que atuar na área clínica não é uma exigência, pois o psicólogo pode trabalhar nos contextos escolar, organizacional, judicial, entre outros. Os demais princípios primordiais são: atuação a partir de múltiplos referenciais e interfaces do conhecimento psicológico; construção e desenvolvimento do conhecimento; respeito à ética nas relações, na pesquisa e na divulgação de informações.
A formação em psicologia habilita psicólogos a atuarem em diferentes campos profissionais, independentemente da corrente teórica adotada.
Considerando as demandas que cada especialidade da psicologia atende, relacione os campos de atuação às personas correspondentes:
I. Clínica
II. Organizacional
III. Hospitalar
IV. Neuropsicologia
1. Pessoa com necessidade de treinamento na função
2. Pessoa com queimadura de terceiro grau atendida em pronto-socorro
3. Pessoa com dificuldades de relacionamento com os pares
4. Pessoa com problemas de aprendizagem
Assinale a alternativa que contém a correspondência correta.
A. 
I - 3; II - 1; III - 2; IV - 4.
A psicologia clínica atua no tratamento de aspectos psicopatológicos da personalidade e do comportamento, causadores de sofrimento e disfuncionalidades, tais como as dificuldades no estabelecimento de relacionamentos interpessoais. A psicologia organizacional trabalha em prol da conciliação de necessidades humanas e organizacionais, desenvolvendo ações em subsistemas de recursos humanos como o de treinamento e desenvolvimento, voltados à capacitação dos trabalhadores para executar funções e aprimorar o desempenho. A psicologia hospitalar compreende a atuação em diversas instituições de saúde como hospitais, unidades básicas de saúde e prontos-socorros, oferecendo suporte psicológico para pacientes, seus familiares e equipes de saúde. A neuropsicologia é a área voltada ao estudo e à intervenção nas relações entre o cérebro, o sistema nervoso e o comportamento humano, tratando de problemas de aprendizagem de ordem cognitiva.
 
O método científico consiste em um conjunto de regras que regem as pesquisas em psicologia com vistas à resolução de problemas.
Qual das alternativas corresponde a um dos princípios do método científico? 
D. 
Adotar o princípio da neutralidade.
São princípios do método científico: descartar o argumento de autoridade; rejeitar as verdades eternas e infalíveis; afastar a opinião do pesquisador; rejeitar o subjetivismo. Além disso, tem-se o princípio da neutralidade; a verdade surge por procedimentos metodizados e pela verificação empírica.
O método de pesquisa consiste em procedimentos específicos de coleta e análise de dados.
Analise a seguinte definição: método voltado à observação de experiências, exigindo do pesquisador que siga as etapas de experimentação, criação de hipóteses, repetição, teste das hipóteses, generalização e formação das leis para fazer afirmações. Considerando as especificidades dessa definição, a qual método ela se refere? 
B. 
Hipotético dedutivo.
O método científico é um procedimento sistemático de investigação que pode ser dividido nas etapas de observação, formulação de hipóteses, elaboração de teorias, generalização e experimentação. Ele se desdobra em diferentes abordagens, que não podem ser reduzidas ao desenvolvimento de uma hipótese a partir de casos particulares. Os métodos dedutivo, indutivo, hipotético dedutivo e dialético são exemplos de métodos científicos. O dedutivo explica peculiaridades, partindo de uma premissa geral para uma particular. O indutivo observa as experiências, partindo de uma premissa particular para uma geral. O hipotético dedutivo consiste na constituição de hipóteses a serem testadas. O dialético explica fatos a partir de contextos, interpretando a realidade de forma dinâmica e totalizante.
As pesquisas em psicologia, assim como nas demais áreas de conhecimento, podem ser classificadas a partir da abordagem, da natureza, dos objetivos e dos procedimentos.
Analise a seguinte definição: tipo de pesquisa que analisa em profundidade um ou poucos casos, com vistas à obtenção de conhecimento aprofundado do objeto de estudo.
Considerando as especificidades dessa definição, a qual tipo de pesquisa ela se refere?
C. 
Estudo de caso.
A pesquisa bibliográfica é elaborada a partir de material já publicado e a pesquisa documental, a partir de informações de materiais que ainda não receberam tratamento analítico. A pesquisa de estudo de caso realiza uma investigação aprofundada para obter conhecimento detalhado de dada realidade ou fenômeno. Ela pode ser classificada como de caso único ou casos múltiplos, a depender do número de casos investigados. O levantamento ou survey consiste em uma interrogação direta, por meio de questionários, das pessoas cujo comportamento se quer conhecer. A pesquisa-ação envolve o contato direto com o campo de pesquisa com vistas a promover transformações.

Continue navegando