Buscar

EAD QUESTAO 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

4Nos tempos antigos, os gregos descobriram um certo tipo de pedra perto da cidade de Magnésia, na Ásia Menor, que tinha a propriedade de atrair e coletar pedaços de ferro. A pedra que foi descoberta era, na verdade, um tipo de material chamado "magnetita", cuja propriedade de atração foi chamada de "magnetismo". As rochas que contêm esse poder de atração são chamadas de ímãs naturais.
 
Considerando o texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. A intensidade ou força do campo magnético varia em forma inversamente proporcional à magnitude da corrente. Isto é, para maior corrente elétrica, menor será a força de campo magnético.
PORQUE
II. A lei de Oersted-Ampere afirma que um condutor conduzindo uma corrente elétrica produz um campo magnético ao seu redor. Dessa forma, relaciona-se qualidade elétrica (corrente) com uma magnética (campo magnético).
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
. A asserção I é uma proposição falsa, pois o valor do campo magnético varia de maneira diretamente proporcional ao valor da corrente elétrica. A asserção II é uma proposição verdadeira, pois a relação entre campo magnético e corrente elétrica é estabelecida pela lei de Oersted-Ampere e que, também, afirma a proporcionalidade entre as grandezas.

Outros materiais