Buscar

SIMULADO TEORIA DO CURRICULO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FAM – FACULDADE MARANHENSE
DISCIPLINA: TEORIA DO CURRÍCULO PROFA: SANTANA XAVIER
LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA POLO: KM 97/MATÕES-MA
ALUNOS (AS): __________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
SIMULADO: CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO
Coloque Certo ou Errado dentro dos parênteses.
01- O  Currículo  em  Movimento,  elaborado  pelas Secretarias  de  Estado, é um documento que  apresenta  os  temas  que  devem  permear  as  atividades  docentes,  pois  apontam  os  eixos  norteadores  de  todos  os  conteúdos científicos a serem abordados em sala de aula. 
No  documento  em  análise,  a  escola  deve  ser  compreendida como o espaço físico no qual se realizam  as atividades educativas. ( )
02- O currículo representa a conexão entre sistema educativo e sociedade na medida em que se atualiza em função das demandas sociais. ( )
03- O Currículo em Movimento da Educação Básica visa determinar um planejamento curricular que corresponda a um processo de organização dos conteúdos segundo os princípios da administração científica e que tenha como referência o controle de resultados, a explicitação de objetivos e a verificação do alcance destes por meio de avaliação. ( )
 
04- No âmbito da educação integral, o Currículo em Movimento tem sua efetivação condicionada aos seguintes princípios nucleares: vinculação entre teoria e prática, transversalidade, contextualização e técnica curricular. ( )
05- O Currículo em Movimento da Educação Básica visa propor a educação integral nas escolas públicas, com base nos seguintes princípios: integralidade, intersetorialização, transversalidade, diálogo entre escola e comunidade, territorialidade e trabalho em rede. ( )
06- O Currículo em Movimento da Educação Básica visa garantir não apenas o acesso de todos à educação básica, mas, sobretudo, a permanência de crianças e jovens na escola e o ensino de qualidade, voltado para os sujeitos sociais e em conformidade com os preceitos constitucionais.
( )
07- Currículo é uma construção social do conhecimento que pressupõe a sistematização dos meios para que essa construção se efetive; a transmissão dos conhecimentos historicamente produzidos e as formas de assimilá-los são processos que compõem uma metodologia de construção coletiva do conhecimento escolar, ou seja, o currículo propriamente dito.
Alfredo Veiga Neto. De Geometrias, Currículo e Diferenças. In: Educação e Sociedade, Dossiê Diferenças. 2002. p. 7 (com adaptações).
Considerando a concepção de currículo apresentada, julgue o item subsecutivo.
O currículo formal compreende o conjunto de comportamentos, atitudes e valores transmitidos no cotidiano escolar que não estão expressos nos documentos formais. ( )
08- A educação escolarizada é condicionada por processos e sistemas que a delimitam e regulam. O currículo é um desses sistemas e se configura como elemento de ordenação social. ( )
09- Currículo não é algo dado, não é realidade objetiva, e sim processual, provisória, visto que ele está relacionado à temporalidade histórica. ( )
010- O currículo da universidade medieval era composto de um ciclo básico, que envolvia o ensino das sete artes liberais divididas em dois blocos: o trivium (Gramática, Retórica e Dialética) e o quadrivium (Aritmética, Geometria, Astronomia e Música). ( )
Agora, MARQUE APENAS a alternativa correta.
011- As adaptações curriculares realizam-se em três níveis sendo estes:
a) No âmbito do projeto pedagógico (currículo escolar); no currículo desenvolvido na sala de aula, no nível individual.
b) Nos níveis pessoal, intrapessoal e especial.
c) No âmbito da proposta de trabalho realizada pelo gestor escolar, nas habilidades do indivíduo com algum tipo de deficiência, no conceito definido para cada tipo de deficiência.
d) No nível social, educacional e político.
e) No âmbito das políticas públicas de atendimento à saúde e a educação.
012- O currículo tem relação direta com o poder e se situa no nível da superestrutura, sendo visto como instrumento de dominação da classe dominante sobre a classe dominada, constituindo-se, deste modo, em um “conhecimento comprometido”, ou seja, uma expressão da vontade e dos interesses da classe detentora do poder político. Essa é uma formulação do currículo utilizada por teóricos ligados à concepção:
a) Marxista.
b) Liberal.
c) Positivista.
d) Fisiológica.
e) Tecnicista.
013- As adequações curriculares são estratégias e critérios de atuação docente, admitindo decisões que oportunizam adequar a ação educativa escolar às maneiras peculiares de aprendizagem dos alunos, considerando que o processo de ensino‐aprendizagem pressupõe atender à diversificação de necessidades dos alunos na escola. Considerando essa informação, assinale a alternativa que não apresenta um tipo de adequação curricular.
a) organizativo
b) metodológico
c) didático
d) funcional
e) temporal
014- Uma teoria de currículo é definida pelos conceitos que utiliza. Assim, alguns dos conceitos enfatizados pelas teorias críticas de currículo, que organizam e estruturam a forma como vemos o currículo são:
a) ensino, eficiência, ideologia, poder e cultura.
b) classe social, organização, planejamento, conscientização e eficiência.
c) cultura, representação, subjetividade, aprendizagem e ensino.
d) subjetividade, eficiência, poder, trabalho e classe social.
e) ideologia, poder, conscientização, classe social e resistência.
015- José Augusto Pacheco, na obra Escritos Curriculares (São Paulo: Cortez, 2005), ensina-nos que o currículo é uma construção marcada por processo contínuo de decisão. Nesse continuum de decisão curricular emergiriam as diferentes, porém concatenadas fases de desenvolvimento do currículo. Dentre estas fases temos o chamado currículo prescrito, que é
a) o que se situa num contexto de ensino e que corresponde ao currículo operacional.
b) o currículo sancionado pela administração central para ser adotado por uma dada estrutura organizacional escolar.
c) o que é apresentado aos professores por mediadores curriculares, também denominado currículo percebido.
d) o que resulta da experiência escolar que não faz parte dos programas oficiais e das políticas educativas.
 e) o que se situa num contexto de ensino, porém não faz parte dos programas oficiais.
No que se refere às teorias relativas a currículo, julgue os próximos itens como 
V (verdadeiro) ou F (falso).
016- De acordo com Pierre Bourdieu e Passeron, o currículo escolar fundamenta-se na cultura dominante, tornando a educação um processo de dominação cultural. ( )
017- Segundo Althusser, a escola é um aparelho do Estado que atua ideologicamente mediante a imposição de um currículo. ( )
018- O modelo de currículo proposto por Bobbit integra a teoria pós-crítica de currículo, cujo foco é a economia. ( )
019- Consoante a perspectiva multiculturalista de currículo, a igualdade só será obtida por meio do acesso ao currículo hegemônico.  ( )
020- Na teoria pós-crítica, a discussão é centrada na questão ideológica e nas relações de poder entre as classes sociais. ( )

Outros materiais