Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 2 UNIDADE 2 ARTE CORPO E MOVIMENTO
De acordo com Rolnik (2015, p. 105), “No mundo contemporâneo, nos deparamos com uma situação paradoxal. Por um lado, a arte é um domínio bem delimitado, o que produz a impressão no resto do planeta de um certo esmaecimento do corpo-vibrátil. Instaura-se um tipo de subjetividade que tende a desconhecer os estados intensivos e a orientar-se unicamente pela dimensão formal. Contribui para isso o fato de que o mercado hoje converteu-se no principal — senão único — dispositivo de reconhecimento social. As subjetividades tendem a orientar-se cada vez mais em função deste reconhecimento e, portanto, das formas que se supõe valorizáveis, e cada vez menos em função da eficácia das formas enquanto veículos para as diferenças que se apresentam”.
ROLNIK, S. Lygia Clark e o híbrido arte/clínica. Concinnitas, Rio de Janeiro, ano 16, v. 1, n. 26, p. 104-112, jul. 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/concinnitas/article/view/20104/14402. Acesso em: 1 jan. 2021.
O fragmento anterior aborda a relação entre a produção artística e o mercado. Na reflexão sobre essa relação, o texto destaca os seguintes aspectos:
I. modos menos experimentais de subjetivação;
II. fluxos ambientais que atravessam o fazer arte;
III. valor monetário que pode alcançar as obras de arte;
IV. corpo como instrumento de fazer arte;
V. relação entre arte, cultura e sociedade.
Está correto o que se afirma em:
Resposta correta: I, II e V.
Resposta correta: o texto exposto alerta para os efeitos da colonização da arte pelos ditames do mercado, que a reduz à repetição do que tem valor e aceitação nesse contexto, refletindo-se na diminuição da disponibilidade e criatividade.
Eleonora Fabião é uma autora importante no campo dos estudos da performance. Ela produziu uma série de trabalhos teóricos que são leituras indicadas para a compreensão do tema. Em um dos seus artigos, afirma que “Em geral, performers não pretendem comunicar um conteúdo determinado a ser decodificado pelo público, mas promover uma experiência através da qual conteúdos serão elaborados. Pope.L: ‘Artistas não fazem arte, eles fazem conversas. Eles fazem coisas acontecerem. Eles modificam o mundo’” (FABIÃO, 2013, p. 2).
FABIÃO, E. Programa performativo: o corpo-em-experiência. ILINX - Revista do LUME, Campinas, v. 1, n. 4, dez. 2013. Disponível em: https://www.cocen.unicamp.br/revistadigital/index.php/lume/article/view/276. Acesso em: 1 jan. 2021.
Sendo assim, considerando nossos estudos a respeito das ideias da autora, quando os artistas planejam a experiência, eles elaboram algo chamado de:
Resposta correta: programas performativos.
A arte é um campo de produção de conhecimentos em que coexistem inúmeras linguagens. Por vezes, estas estão nas suas formas originais ou aparecem junto a outras. Nas últimas décadas, observamos o fortalecimento da performance enquanto linguagem artística, a qual foi adotada pelos artistas visuais, mas também por representantes de outras artes, como bailarinos, músicos e poetas.
Assim sendo, com base em nossos estudos a respeito da performance, podemos mencionar como características:
I. requer planejamento;
II. precisa ser ensaiada;
III. tem cunho relacional;
IV. se baseia em experiência.
Está correto o que se afirma em:
Resposta correta: I, III e IV.
As vivências e experiências são modos pelos quais interagimos com o entorno. Nossa forma de existir no mundo e por meio do qual nos relacionamos com o que é interno e externo a nós é o corpo. Os estímulos que recebemos do ambiente atuam sobre este, proporcionando diferentes aprendizados. Inclusive, as experiências estético-sensoriais podem vir da arte, mas começam na nossa relação com os adultos que tomam contas de nós quando nascemos, especialmente nossa mãe.
Sendo assim, com base em nossos estudos sobre o aprendizado que temos a partir de experiências estético-sensoriais, é correto afirmar que:
Resposta correta: configuram aprendizados ao longo de todo o ciclo de vida.
A relação entre arte e corpo pode se configurar de diferentes maneiras. Saímos de uma longa tradição em que o corpo era considerado um instrumento para executar técnicas e produzir uma arte que se dava registrada em suportes (tela, filme, papel etc.), fora do corpo. Hoje, contudo, nos encontramos em uma época em que o corpo se torna cada vez mais central no processo artístico.
Assim, com base em nossos estudos, a linguagem artística marcada pela centralidade do corpo e produtora de sujeitos-arte é conhecida como:
Resposta correta: performance.

Mais conteúdos dessa disciplina