Buscar

ARTE CORPO E MOVIMENTO ATIVIDADE 4 UNIDADE 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ARTE CORPO E MOVIMENTO
 Atividade 4 unidade 4 
A linguagem artística da performance é uma manifestação contemporânea que tem sido tema de estudos e discussão de vários pensadores. Conforme o trabalho de Barba e Savarese (1995), nas ocasiões em que o artista empenha sua presença física e mental em situações planejadas de representação artística que configura utilizações extracotidianas do corpo, seu trabalho vai depender da ativação conjunta de três aspectos. BARBA, E.; SAVARESE, N. Arte secreta do ator: dicionário de antropologia teatral. Campinas: Hucitec/UNICAMP, 1995.Considerando a afirmação apresentada e os conteúdos estudados, relacione cada um dos três aspectos de Barba e Savarese (1995) aos respectivos elementos que os caracterizam.
I. Individual.
II. Comum ao gênero de representação.
III. Comum a todos.
(   ) Emerge dos contextos culturais.
(   ) Vale-se de técnicas corporais extracotidianas.
(   ) Refere-se ao que o performer traz de único.
(   ) Destaca as diferenças culturais.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta.
Resposta correta: II, III, I, II.
 Resposta correta: Barba e Savarese sistematizaram teoricamente alguns aspectos fundamentais da performance. Estes abrangem aspectos individuais, relacionados à expressão própria e particular do performer; e aspectos comuns, os quais podem ter foco no contraste que aparece quando um mesmo tema é tratado por diferentes artistas, evidenciando particularidades individuais e socioculturais.
Conforme nos explica Villar (2016, p. 110), “Assumir-se a multiplicidade de significados atrelados ao significante ‘performance’ é condição inicial para seu entendimento. Sabemos que ‘performance’ tem orientado, inspirado e/ou desobstruído teorias e práticas de sociologia, antropologia, linguística, psicologia, filosofia, neurologia, artes cênicas, artes plásticas, música e dança, entre outros campos de conhecimento. Essa amplitude conceitual pode provocar um desconforto com a abrangência desconcertante e escorregadia de performance como conceito, como objeto de estudo, como gênero artístico ou como metodologia de crítica e pesquisa”.
VILLAR, F. P. Performance S. Revista da FUNDARTE, Montenegro, ano 16, n. 32, p.109-119,  jul./dez. 2016. Disponível em: http://www.seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/RevistadaFundarte/article/viewFile/431/537. Acesso em: 19 jan. 2021.
Assim sendo, com base em nossos estudos a respeito das características da performance e formação, analise as afirmativas a seguir.
I. Por estar aberta à experiência, a performance ocorre com base na intuição e no espontaneísmo. 
II. Os performers investem em desenvolvimento e aprimoramento das competências do seu ofício.
III. Uma das competências mais importantes de um performer é atingir estados psicofísicos que captem a atenção do público.
IV. A presença cênica é uma qualidade aurática característica da linguagem da performance.
Está correto o que se afirma em:
Resposta correta: II e III.
Resposta correta: os processos formativos associados à linguagem da performance são graduais e requerem dedicação. Podem ocorrer nas sucessivas experiências que o performer se dispõe a realizar para desenvolver sua capacidade, bem como aprimorar, desenvolver e atingir o estado psicofísico de presença cênica, no qual consegue estabelecer comunicação profunda com o público.
Leia o excerto na sequência.
“O que é performance? A pergunta, embora pertinente, não encerra de fato um objeto  preciso  ou  mesmo  um  conceito  universalizável. Refere apenas uma infinidade de objetos, de acepções e, por conseguinte, de outras tantas questões. Talvez o modo para melhor nos aproximarmos do objeto performance seja não por intermédio da pergunta que busca capturar especificamente o que ela é, mas de que é composta; isso implica indicar, na  investigação,  os  sentidos  que  ela  conforma,  assim  como  os contextos a que ela pertence”.
PEREIRA, M. de A. Performance e educação: relações, significados e contextos de investigação. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 28, n. 1, p. 289-312, mar. 2012. p. 290. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/edur/v28n1/a13v28n1.pdf. Acesso em: 21 jan. 2021.
O fragmento anterior nos traz reflexões importantes sobre a definição de performance, afirmando que existem estratégias mais efetivas para compreender o sentido do termo do que se fixar em uma definição. Entre essas estratégias, estaria a compreensão dos contextos nos quais se apresentam performances.
Assim sendo, com base em nossos estudos sobre a performance, analise as afirmativas a seguir.
I. Educação e performance são manifestações socioculturais distintas, mas com pontos de contato interessantes para as duas perspectivas.
II. Educação é um campo de saber que se relaciona com a arte e foi considerada um contexto da performance pelos teóricos da área.
III. A linguagem da performance é híbrida porque se inspira em outras linguagens e carece de elementos próprios.
IV. Os modos de expressão chamados de performance artística são caracterizados pela presença cênica e conexão com o extracotidiano.
Está correto o que se afirma em:
Resposta correta: I e IV.
Resposta correta: os seres humanos foram modificando a natureza. Conforme se organizaram em sociedade, produziram diferentes elaborações culturais, como os processos educacionais e a atuação social performática. Estas estão relacionadas de modo interessante e se retroalimentam. Ao longo do desenvolvimento dos estudos da performance, estabeleceram-se contextos que foram adaptados para o campo da educação, um campo de saber mais abrangente que comporta vários contextos da performance e não pode se resumir a apenas um deles. A linguagem da performance, apesar de hibrida, está bem caracterizada por elementos próprios que a distinguem das demais, como presença cênica, uso marcante do corpo, corpo como obra de arte, crítica social e provocação do extracotidiano.

Continue navegando