Buscar

Atividade 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 3
Os resíduos sólidos urbanos, também conhecidos por RSU, são, em grande parte, compostos por matéria orgânica, proveniente de restos de alimentos, poda de árvore e outros. Os resíduos orgânicos, como são chamados, têm uma forma de tratamento particularmente especial, que resulta em um produto de valor agregado. Estamos falando da compostagem.
Sabendo disso, discorra sobre o processo de compostagem e sobre como ele se associa ao aumento da vida útil dos aterros.
Todos os resíduos urbanos podem ser reutilizados, ou seja, tem muito valor agregado. Os resíduos orgânicos como restos de alimentos, cascas de frutas, legumes, restos de verduras e legumes, sobras de comida, cascas de ovos, até mesmo resto de animais, podem ser utilizados na compostagem. Se a compostagem for realizada de forma correta, o líquido que é gerado pode ser utilizado como adubo para plantas, e é adubo livre de agrotóxico, ou seja, tem muito benefício fazer compostagem pois reduz os resíduos destinados aos aterros sanitários, reduzindo assim a emissão de gás efeito estufa que aumenta o aquecimento global, diminui a poluição do meio ambiente, produz adubo de excelente qualidade e com zero de custo. 
Atualmente deveria ser realizado no país educação ambiental e um dos temas que deveriam ser abordados nas escolas, e com a população em geral é compostagem, pois se em cada casa fosse feita a compostagem dos resíduos orgânicos, diminuiríamos consideravelmente o lixo que é jogado nos aterros sanitários, além do tema compostagem, deveria ser trabalhado o tema reciclagem também, cada família separando o lixo reciclado corretamente e realizando a compostagem, teria um impacto alto positivo no meio ambiente. 
Os aterros sanitários receberiam menos resíduos, teriam vida útil maior, seriam necessários menos carros de coleta urbana, com isso, teríamos menos emissão de gás efeito estufa em virtude de utilizar menos caminhões, teríamos adubos de boa qualidade para as plantas, o lixo seria reciclado corretamente, ou seja, só benefício para a população e para o meio ambiente. E o aterro sanitário reduziria a emissão de gás metano, gás efeito estufa que aumenta o aquecimento global, e aquecimento global impacta diretamente as mudanças climáticas, tema esse que é mundialmente preocupante e que está impactando o mundo todo dia a dia.

Continue navegando