Buscar

Prova do curso Avaliação Metodologia de Ensino para Professores da Educação Infantil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

“Avaliação Metodologia de Ensino para Professores da Educação Infantil"
1.O documento “Práticas cotidianas na educação infantil - bases para a reflexão sobre as orientações curriculares” tem como objetivo central:
Resposta: Problematizar, inspirar e aperfeiçoar as práticas cotidianas realizadas nos estabelecimentos educacionais de educação infantil.
2.Na concepção de Piaget, o jogo infantil pode ser dividido em três tipos de estrutura: o exercício, o símbolo e a regra, caracterizando diferentes períodos do desenvolvimento infantil. Sobre o jogo simbólico, é correto afirmar:
Resposta: A partir de 4 anos, a criança chega ao apogeu dos jogos simbólicos e seus jogos começam a revelar uma aproximação com situações reais.	
3.As ideias a respeito do desenvolvimento infantil, da educação e do cuidado de crianças foram se modificando ao longo da História. Então, podemos afirmar que
Resposta: educar e cuidar, de forma complementar e indissociável, são fundamentais para o desenvolvimento integral da criança.
4. Considerando que a finalidade da educação infantil, primeira etapa da educação básica, consiste no desenvolvimento integral da criança de até cinco anos de idade, julgue o item a seguir, a respeito das diretrizes curriculares para a educação infantil.
 A finalidade da educação infantil consiste no desenvolvimento integral da criança nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social, em conformidade com o desenvolvimento individual de cada criança.
Resposta: Verdadeiro
5. Segundo Moyles, analise as seguintes sentenças:
Brincar de faz de conta, fingir e imaginar são características do brincar lúdico (1ª parte). Os jogos baseados na lógica podem ajudar a criança a fazer conexões e pensar criativamente (2ª parte). Os jogos com regras limitam a autonomia e a criatividade da criança porque impõem uma estrutura de jogo e não permitem interpretações e questionamentos (3ª parte).
Quais estão corretas?
Resposta: Apenas 1ª e 2ª partes.	
6.O cotidiano de uma Escola Infantil tem de prever momentos diferenciados. Diversos tipos de atividades envolverão a jornada diária das crianças e dos adultos, EXCETO:
Resposta: O reforço escolar.	
7.Luciana é coordenadora pedagógica de uma instituição de Educação Infantil. Nas reuniões com os professores da pré-escola, para discutir aspectos sobre a transição da Educação Infantil para o Ensino fundamental, ela recorre às Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Infantil, que preveem:
Resposta: que a proposta pedagógica da Educação Infantil deve garantir condições e procedimentos adequados visando a continuidade do processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança, sem a necessidade de antecipar conteúdos que serão trabalhados no Ensino Fundamental
	
8.Considerando que a finalidade da educação infantil, primeira etapa da educação básica, consiste no desenvolvimento integral da criança de até cinco anos de idade, julgue o item a seguir, a respeito das diretrizes curriculares para a educação infantil.
Cabe especificamente aos professores da educação infantil a responsabilidade pelo desenvolvimento integral das crianças nessa primeira etapa de sua educação.
Resposta: Falso
9.Em relação à avaliação, as instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhar o trabalho pedagógico e para avaliar o desenvolvimento das crianças, sem objetivo de seleção, promoção ou classificação, garantindo:
Resposta: a não retenção das crianças na Educação Infantil.
10.Considerando que a finalidade da educação infantil, primeira etapa da educação básica, consiste no desenvolvimento integral da criança de até cinco anos de idade, julgue o item a seguir, a respeito das diretrizes curriculares para a educação infantil.
Os professores da educação infantil têm o papel de centralizadores do processo educacional das crianças.
Resposta: Falso

Outros materiais