Buscar

Centro cirúrgico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Enfermagem Centro Cirúrgico
1 Cabe ao enfermeiro identificar o tempo correto de cada cirurgia, a fim de orientar a sua equipe a disponibilizar os materiais utilizados, em cada etapa, e no momento que se fizerem necessários. Assinale a alternativa correta em relação ao terceiro tempo cirúrgico:
A – Momento em que é feita a diérese.
B – Corresponde á etapa em que, efetivamente, é realizado o ato cirúrgico.
C – Momento em que é realizada a síntese cirúrgica.
E – Momento em que os órgãos são separados por planos.
2 A síntese cirúrgica (cuja etimologia remonta às ideias de junção e união) ou a sutura consiste em aproximar ou coaptar as bordas de uma lesão, com a finalidade de estabelecer a contiguidade do processo de cicatrização. Assinale a alternativa correta, em relação à síntese cirúrgica, quando é classificada como completa:
A – Trata-se da aproximação ou da coaptação das bordas da incisão feita, imediatamente, após o término da cirurgia.
B – Corresponde à aproximação das bordas feita algum após a cirurgia.
C – Aproximação dos tecidos em quase toda a extensão da incisão, mantendo-se nesse caso uma pequena abertura para a colocação do dreno.
D – Aproximação ou união dos tecidos com o auxílio de matérias que não fios cirúrgicos, como gesso, cola cirúrgica, ataduras e adesivos cirúrgicos.
E – Aproximação dos tecidos em toda extensão da incisão cirúrgica, unindo toda borda da lesão, de uma extremidade à outra.
3 Com relação aos tipos de anestesia, a classificação se baseia na perda de sensibilidade total ou parcial do paciente. A administração de certas drogas tem, por finalidade, abolir a dor, proporcionar a amnésia e a sedação, potencializar os efeitos do anestésico, bloquear os impulsos nervosos (nervo vago) e reduzir o metabolismo, Neste contexto, leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:
I- Ansiolíticos (benzodiazepínico/Diazepam): Promovem a sedação, o relaxamento muscular e a amnésia, e são associados aos anestésicos locais;
II- Hipnóticos (barbitúricos/benzodiazepínicos): Potencializam o feito dos agentes anestésicos inalatórios e bloqueiam a dor;
III- Opioides: diminuem a atividade energética cerebral, desacelerem o metabolismo e induzem o sono.
A – I, II e III
B – I e II
C – II e III
D – III
E – I
4 Um dos principais escores de predição de risco de óbito para avaliação pré-operatória é p Sistema de Classificação do Estado Físico da ASA (em inglês: American Society of Anesthesiologists). Esta escala, classifica o paciente conforme o seu estado clínico geral, a partir da presença ou da ausência de doenças sistêmicas. Assinale a alternativa que corresponde ao paciente classificado com classe IV.
A – Paciente com doença sistêmica incapacitante, que põe em risco a sua vida (como hepatopatas crônicos descompensados, coronariopatas graves e pessoas com insuficiência renal grave).
B- Paciente com doença sistêmica grave, com limitação de atividade, porém sem incapacitação (como diabetes com as complicações vasculares ou outras que agravam, seriamente, as funções normais).
C- Paciente moribundo, com pouca probabilidade de sobrevivência, por mais de 24 horas com ou sem cirurgia (como as pessoas com aneurisma dissecante da aorta)
D – Paciente declarado com morte cerebral.
E – Paciente saudável.
5 Cada tipo de anestesia possui uma característica especifica e deve ser escolhida de acordo com as características clinico-cirúrgicas de cada paciente. Como são classificadas as anestesias?
A – Endovenosa, ou inalatória e combinada.
B – Anestesia geral e anestesia local.
C – Anestesia geral, regional, combinada e local.
D – De bloqueio regional, de plexo ou de neuroeixo.
E – Anestesia geral, combinada e inalatória.
6 Tempos cirúrgicos ou preparatórios são manobras realizadas pelo cirurgião, do início até o término do procedimento, com o objetivo de incisar planos anatômicos, paralisar, deter ou impedir os sangramentos, realizar a cirurgia, propriamente dita, ou executar o fechamento dos planos anatômicos no ato cirúrgico. O processo tem início quando a cirurgia começa a ser executada e encerra-se ao término do procedimento. Segundo a ordem progressiva de sua realização, o ato de drenar coleções de líquidos ou coletar fragmentos de tecidos é considerando em qual etapa do procedimento cirúrgico?
A- Quarta.
B- Segunda
C- Terceira
D- Primeira
E- Não faz parte do tempo cirúrgico.
7 A infecção do sítio cirúrgico (ISC) é considerada um importante indicador de qualidade do centro cirúrgico e da estrutura hospitalar. Recomenda-se um sistema de vigilância epidemiológica realizado por médicos e enfermeiros, que analisarão as taxas, a partir de técnicas epidemiológicas. Em relação às infecções de sítio cirúrgico, assinale a alternativa correta;
A- A infecção do sítio cirúrgico pode se desenvolver no intervalo de 40 dias a 18 meses (como no caso de uma implantação de prótese)
B- ISC incisional superficial não apresenta uma presença de secreção purulenta da incisão, dor, hiperemia, edema, calor, tumefação localizada, organismos isolados em cultura.
C- ISC incisional profunda existe a presença de drenagem de secreção purulenta, febre, dor, rubor, hiperemia, abscessos, deiscência, mas não tem a cultura positiva de fluido colhido da incisão.
D- ISC de órgão/cavidade não apresenta uma cultura positiva dos fluidos, drenagem purulenta pelo dreno da cavidade, abscesso ou outra evidência de infecção, envolvendo um órgão ou uma cavidade.
E- ISC incisional pode ser superficial, quando envolve a pele e o tecido subcutâneo, ou profunda, quando compreende os planos profundos, como o músculo e a fáscia.
8 A unidade RA é uma unidade de atendimento a pacientes críticos, e o médico anestesiologista é responsável por acompanhá-los até a sua alta, seja para o quarto, seja para o outro destino. O tratamento e o atendimento do paciente são conduzidos pelos enfermeiros, que deve ser auxiliado pelo técnico de enfermagem. O auxiliar administrativo pode fazer parte dessa equipe, não sendo, no entanto, obrigatória a presença desse profissional na unidade. Das alternativas descritas a seguir, qual melhor representa as atividades e o professional que executar;
A- Enfermeiro: realizar as tarefas diárias e semanais, de preparo e manutenção da unidade para o atendimento do paciente, conforme o planejamento e a orientação do anestesiologista.
B- Técnico de enfermagem: fazer a estatísticas diária do movimento na recuperação anestésica.
C- Enfermeiro: receber as informações clínicas do paciente na recepção da recuperação anestésica, em conjunto com a anestesiologista.
D- Técnico de enfermagem: prestar o cuidado de enfermagem ao paciente, somente sob a presença do anestesiologista.
E- Auxiliar administrativo: notificar o enfermeiro sobre condições do paciente e as suas intercorrências
9 Após o término da escovação, a equipe deverá encaminhar-se com antebraços fletidos, elevados e afastados do corpo para a sala de cirurgia, onde deve encontrar-se, aberto, o pacote contendo as compressas, os campos e os aventais estéreis. O membro da equipe cirúrgica, que for se paramentar, deve, então, seguir, nesta ordem, os seguintes passos:
A- O membro da equipe cirúrgica, ao se paramentar, deverá segurar o avental pela parte superior, com a mão aberta; pedir para o cirurgião abrir, suavemente; vesti-lo cuidadosamente; solicitar para que o circulante da sala ajuste e amarre o avental; calçar as luvas cirúrgicas.
B- Segurar o avental pela parte superior, com a mão aberta; pedir para cirurgião abrir; vesti-lo cuidadosamente; solicitar para que o circulante da sala ajuste e o cirurgião amarre o avental; calçar as luvas cirúrgicas.
C- Segurar o avental pela parte superior, com os dedos indicador de cada mão; abrir, calçar as luvas; vesti-lo cuidadosamente, sem tocar em sua parte externa; solicitar que o circulante da sala ajuste e amarre o avental.
D- O membro da equipe cirúrgica, ao se paramentar, deverá segurar o avental pela parte superior, com os dedos indicador e polegar de cada mão; balançar, suavemente, para que se abra; vesti-lo, cuidadosamente, semtocar em sua parte externa; solicitar para que o circulante da sala ajuste e amarre o avental; calçar as luvas cirúrgicas.
E- Segurar o avental pela parte superior, com os dedos indicador e o polegar de cada mão; balançar bem para que se abra; vesti-lo, cuidadosamente, podendo tocar, apenas, a parte externa; solicitar para que o circulante da sala ajuste e amarre o avental; calçar as luvas cirúrgicas.
10 A anestesia geral pode ser inalatória ou endovenoso. O primeiro anestésico inalatório utilizado com sucesso durante uma cirurgia foi o éter dietílio. Posteriormente, outros agentes surgiram, prometendo vantagens em relação ao éter, embora a maioria tenha sido abandonada diante das desvantagens e complicações acumuladas no decorrer de seu uso. Apenas, recentemente, surgiram fármacos anestésicos endovenosos. Qual das alternativas a seguir melhor apresenta as principais características e vantagens da anestesia geral endovenosa?
I- Induz ou complementa a anestesia geral inalatória;
II- Não existem riscos ambientais;
III- Complementa as anestesias regionais;
IV- Baixa incidência de náuseas e vômitos no pós-operatório.
A- I, II e IV
B- I e II
C- II e III
D- III e IV
E- Todas estão corretas
Enfermagem em Centro 
Cirúrgico NOTA 9,0
Questão 1
Marcar questão
Texto da questão
A Unidade de Centro Cirúrgico destinada ao desenvolvimento de atividades cirúrgicas, bem como à recuperação pós-anestésicos e pós-operatória imediata
tem como objetivos gerais, exceto o que se afirmar em:
Escolha uma opção:
A- Buscar sempre a melhoria da qualidade do atendimento em recursos humanos.
B- Proporcionar recursos humanos e materiais para que o ato cirúrgico seja realizado dentro das condições ideias
C- Buscar sempre a melhoria da qualidade do atendimento em recursos materiais e físicos.
D- Favorecer o ensino e a pesquisa 
E- Prestar assistência integral ao paciente cirúrgico em todo o período pré-operatório.
questão
11 O Centro Cirúrgico se caracteriza por um conjunto de elementos que são áreas com finalidades determinadas que, em conjunto, compõe a unidade cirúrgica.
Sua estrutura física está descrita na RDC 50/2002. Está incorreto o que se afirma em:
A - A unidade deve ter corredores com, no mínimo, 2 metros de passagem.
B- As salas cirúrgicas devem ter portas com acionamento para abertura sem utilização manual.
C -Forro não deve ter placas soltas que dificultem a lavagem.
d. Todas as salas cirúrgicas devem ter ralos, mas com tampa.
e. Paredes e pisos devem ser laváveis e não porosos.
12 
	
11

Continue navegando