Buscar

Estratégia de Negociação AVA2

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
NATHALIÊ THAÍS MARQUES FEITOSA
MATRÍCULA: 20223300228
ESTRATÉGIA DE NEGOCIAÇÃO – AVA2
RIO DE JANEIRO – RJ
2023 
1 Este trabalho tem por finalidade propor duas soluções, através da negociação, para um conflito ocorrido entre duas funcionárias na cozinha de um restaurante fictício. As decisões acordadas facilitam a tomada de decisão numa situação de conflito, ocasião muito corriqueira no âmbito empresarial. 
Está organizado em 2 partes. Na parte 1 serão abordados dois desfechos diferentes para o caso, sendo uma Negociação Distributiva e uma Negociação Integrativa. Na parte 2 será feita uma análise comparativa entre as duas negociações, apontando suas vantagens e desvantagens. Feito isso, será dada uma conclusão. 
A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica. 
2 Situação problema: 
No restaurante, João, o chef, testemunhou duas de suas cozinheiras discutindo por causa de uma abóbora ao chegar na cozinha. Uma delas queria muito as sementes para preparar uma receita especial, enquanto a outra desejava fazer uma sopa com a polpa da hortaliça. 
Tendo como ponto de partida o conceito exposto acima, proponho as seguintes alternativas de solução para o caso:
Desfecho 1: Negociação Distributiva 
Como estamos lidando com um comércio e o objetivo é obter lucro sempre, a abóbora será cedida para a cozinheira que for preparar o prato mais rentável ao restaurante. 
Vantagens – no quesito venda, s era feito o prato mais rentável; A alguém ficará 
- Vantagens: no quesito venda, será feito o prato mais rentável;
Alguém ficará com toda a abóbora (uma terá vantagem em relação a outra);
- Desvantagens: tendência a desmotivar a parte desfavorecida; um prato deixará de ser feito.
Desfecho 2: Negociação Integrativa 
Uma cozinheira necessita das sementes enquanto a outra, da poupa. Cada uma ficará com as partes da hortaliça necessária para execução de seus pratos.
- Vantagens: cooperação; as duas partes resultam satisfeitas, pois a divisão será mais justa possível. Ambos os pratos serão feitos, dando satisfação para ambas e lucro ao restaurante.
- Desvantagens: concessões serão feitas, pois os dois lados devem abdicar a algo para o bem comum; limites serão estabelecidos.
3 Ambos os tipos de negociação sã válidos. O que vai determinar o uso de um ou outro será o cenário. Levando em consideração o caso do restaurante, a forma de negociação Distributiva resultará numa parte menos satisfeita que a outra e, como consequência, te remos uma insatisfação momentânea na outra cozinheira e isso será refletido negativamente no ambiente de trabalho. Já na forma Integrativa, ambas as partes tendem a sair satisfeitas, pois é levantada uma forma de divisão mais equilibrada. Neste segundo método, ambas saíram ganhando, tendo como reflexo uma harmonia na cozinha. 
O desfecho escolhido para o caso foi a Negociação Integrativa.
• Vantagens – no quesito venda, s era feito o prato mais rentável; A alguém ficará 
Referências 
 
Disponível em: 
 <Roteiro de Estudo> Acesso em 06 de jun. de 2023. 
Disponível em: 
<https://blog.fundace.org.br/2020/04/03/negociacao-distributiva-e-integrativa/> Acesso em 09 de jun. de 2023.
Disponível em: 
<https://www.agendor.com.br/blog/tipos-de-negociacao/> Acesso em 09 de jun. de 2023. 
Disponível em: 
<https://blog.gazinatacado.com.br/negociacao-distributiva-e-negociacao-integrativa-o-que-sao-e-como-funcionam/> Acesso em 19 de jun. de 2023.

Continue navegando