Buscar

AVALIAÇÃO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO E DA LINGUAGEM


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO – DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO E DA LINGUAGEM
NOTA 10
1
1-A relação entre o pensamento e a linguagem é um tema atual, mas, ao mesmo tempo, fundador na área da psicolinguística.
Assinale a afirmativa correta quanto a esse assunto:
 
 
· O fato de as pessoas procurarem pela “palavra certa” para as situações comprova a tese behaviorista de que fala e pensamento são equivalentes.
· O fluxo do pensamento é acompanhado simultaneamente pela sequência de fala correspondente, conforme a psicolinguística.
· O conhecimento é o pensamento que resulta da relação que se estabelece entre o sujeito que conhece e o objeto a ser conhecido.
· Segundo os behavioristas, fala e pensamento eram entidades separadas, e, assim, o pensamento era disponível de forma direta ao estudo científico.
1
2-A identificação das funções dos hemisférios cerebrais para a fala e a linguagem tem grande relevância nos estudos da psicolinguística.
Assinale a alternativa correta sobre esse tópico:
· A capacidade do ser humano para a linguagem tem relação com a maior massa cerebral e, consequentemente, com o número de neurônios superior em relação aos outros animais.
· As funções relacionadas à linguagem humana estão localizadas no hemisfério esquerdo do cérebro; por isso, danos cerebrais nessa área impossibilitam a fala.
· Já que a maioria dos sujeitos destros tem a linguagem controlada pelo hemisfério esquerdo do cérebro, eles são mais propensos a ter distúrbios de linguagem.
· Muitos psicólogos cognitivistas creem que uma grande quantidade de processos mentais que exigem coordenação sequencial e ordenação de partes, como reconhecer e imaginar objetos de muitas partes e empreender passo a passo raciocínios lógicos, resida no hemisfério esquerdo.
1
3-Na proposta interacionista piagetiana, a linguagem se manifesta apenas quando a criança tem cerca de 2 anos de idade. Afinal, é nessa fase que o indivíduo desenvolve a função simbólica e consegue representar mentalmente seus esquemas de ação. Assim, a criança consegue imitar, jogar e desenhar, até, finalmente, desenvolver a linguagem. Nesse período, ela revela uma inteligência prática cuja base está na ação e nos movimentos. Assim, pode-se afirmar os reflexos, já organizados são consolidados, através do:
· Ambiente.
· Psique.
· Instinto.
· Pragmátismo.
1
4-A partir de seu primeiro ano de vida, aproximadamente, a criança é capaz de emitir sons de suas primeiras palavras e sentenças, comumente um ano e oito meses depois. Sobre as principais etapas desse desenvolvimento nos primeiros dois anos de vida da criança, é correto afirmar que:
· Aos 10 meses começam a prestar atenção a indicações dos adultos, tais como olhar ou apontar para um objeto enquanto dizem seu nome.
· Aos 08 meses começam a prestar atenção a indicações dos adultos, tais como olhar ou apontar para um objeto enquanto dizem seu nome.
· Aos 12 meses começam a prestar atenção a indicações dos adultos, tais como olhar ou apontar para um objeto enquanto dizem seu nome.
· Aos 18 meses começam a prestar atenção a indicações dos adultos, tais como olhar ou apontar para um objeto enquanto dizem seu nome.
1
5-A aquisição e o desenvolvimento da linguagem estão conectados aos processos que ocorrem na nossa mente. Dessa forma, é possível estabelecer conexões entre esses processos e o desenvolvimento cognitivo.
Reflita sobre o assunto e assinale a alternativa que apresente uma afirmação correta.
· Diferentes teóricos têm discutido a função da linguagem no desenvolvimento cognitivo. De forma geral, todos descartam a ideia de existência de uma capacidade inata.
· Piaget considera a linguagem um elemento com função semiótica, pois ela permite que o indivíduo evoque verbalmente e de forma representativa objetos e acontecimentos presentes.
· Na proposta interacionista piagetiana, a linguagem ocorre apenas quando a criança tem ao redor de sete anos de idade.
· Para Piaget, o desenvolvimento linguístico depende do desenvolvimento da inteligência, pois o desenvolvimento cognitivo é que possibilitará o nascimento do simbolismo.
6-O conhecimento, assim como o pensamento e a linguagem, se divide em diferentes tipos. Marque a alternativa que representa o conceito abaixo.
 
“É baseado na experiência do sujeito; surge a partir da interação e da observação ambiente em que vive.”
· Científico
· Religioso
· Empírico
· Filosófico
1
7-Segundo Aranha (1993), é possível afirmar que a linguagem é um produto da razão e só pode existir se há:
· Comunicação
· Interpretação
· Emissão de som
· Racionalidade
1
8-Sobre o desenvolvimento do sistema linguístico da criança, marque a alternativa incorreta.
· Em termos de fonologia, elas percebem ritmos, gostam de poemas, inventam nomes bobos para as coisas, substituindo um som por outro (como bubblegum, bubblebum, bubbleyum), e gesticulam com cada sílaba em uma frase.
· Quanto à sintaxe, durante o estágio das duas palavras, a criança mostra um domínio crescente de regras complexas sobre como as palavras devem ser ordenadas.
· Conforme as crianças deixam esse estágio de falar duas palavras, fica evidente que elas sabem regras morfológicas. Então, começam a utilizar as formas de plural e possessivo dos substantivos, preposições, artigos e a colocar finais apropriados nos verbos.
· De acordo com a análise de elementos semânticos, o vocabulário verbal de uma criança de seis anos de idade varia de 8 mil a 14 mil palavras. Considerando que a aprendizagem das palavras começou quando ela tinha 12 meses, isso traduz uma proporção de 5 a 8 novos significados de palavras por dia, entre um e seis anos de idade.
1
9-Sobre língua como representação mental e como instrumento do pensamento, podemos afirmar corretamente que:
· analisar em que atividades mentais o uso da língua tem um papel significativo relaciona-se à consideração da língua como uma entre as formas de representação do pensamento.
· quando se trata a língua como um dos instrumentos do pensamento, é preciso levar em consideração o uso da língua como instrumento do pensamento, internamente, e como instrumento de comunicação, interpessoalmente..
· qualquer conhecimento pode ser simultaneamente representado por enações, imagens, proposições e traços e protótipos.
· as imagens mentais têm relevância enquanto a criança ainda não adquiriu a fala; depois, têm papel secundário.
1
10-Sobre as funções dos hemisférios cerebrais para a fala e a linguagem, marque VERDADEIRO (V) ou FALSO (F).
(           ) O tamanho do cérebro é determinante para a aquisição da linguagem.
(           ) A nossa capacidade para a linguagem deve estar relacionada à organização do cérebro, e não à sua massa.
(           ) Os hemisférios cerebrais recebem informação do lado oposto do corpo, e conexões transmitem essas informações entre os lados.
(           ) O hemisfério esquerdo é superior ao direito na tarefa de detectar sons ambientais não linguísticos e melodias.
· V,V,V,V
· F,V,V,F
· V,F,F,V
· F,F,F,F