Buscar

ÉTICA E PROFISSIONALISMO EM NUTRIÇÃO A4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Leia o excerto na sequência.
”As ações técnicas e científicas dos nutricionistas devem ser baseadas em valores, moralidade, ética e bioética, a fim de proteger a sociedade e os indivíduos de condutas profissionais impróprias que ferem o direito humano à alimentação adequada, a segurança alimentar e nutricional, os princípios da bioética e, também, os direitos e deveres constitucionais inerentes a todos os cidadãos”.
CRN - CONSELHO REGIONAL DE NUTRICIONISTAS. 8. Região. Casos de infração ao código de ética do nutricionista Curitiba: CRN, 2016. [ s. p.].
No que diz respeito às responsabilidades profissionais, de acordo com o código de ética do nutricionista e nossos estudos sobre o assunto, analise as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
I - (   ) Assumir a responsabilidade de qualquer ato profissional que tenha exercido ou requisitado, mesmo que solicitado ou autorizado pelo indivíduo ou respectivo responsável legal.
II - (   ) Não é necessário comunicar sobre alteração de prescrição ou orientação   realizada por outro nutricionista quando for para o bem do indivíduo.
III - (   ) Analisar com critérios científicos qualquer tipo de técnica ou resultado de pesquisas, utilizando somente se houver evidências científicas ou fizer parte de protocolos já em uso.
IV - (   ) Prestar assistência aos indivíduos e à coletividade em instituições  públicas ou privadas, respeitando as normas técnicas, mesmo que não faça parte do seu quadro técnico.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta.
RESPOSTA: V,F,V,V
No código de ética profissional, encontram-se os direitos e deveres do nutricionista, ou seja, o que é ou não permitido eticamente em seu exercício profissional, bem como as possíveis punições no caso de não cumprimento do código, de acordo com legislação vigente. As responsabilidades expressas nesse código são um guia para nortear as condutas do nutricionista.
Assim, sobre os direitos e deveres no código de ética do nutricionista, analise as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
I - (   ) O nutricionista pode se recusar a exercer atividades que não condizem com suas atribuições profissionais ou quando não tiver competência para tanto.
II - (   ) O nutricionista tem direito a atuar com ampla autonomia, não sendo obrigado a prestar serviços incompatíveis com suas atribuições ou função técnica.
III - (   ) Ao nutricionista, é vedada a emissão de atestado de comparecimento à consulta nutricional.
IV - (   ) O nutricionista deve utilizar todos os recursos disponíveis de diagnóstico e tratamento nutricionais a seu alcance para tratar os mais vulneráveis.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta.
RESPOSTA: V,V,F,F
A Resolução CFN n. 599, de 25 de fevereiro de 2018, aprovou o código de ética e de conduta do nutricionista: “O presente código de ética e de conduta do nutricionista é um instrumento delineador da nossa atuação profissional. Seus princípios, responsabilidades, direitos e deveres devem ser reconhecidos como o cerne da prática diária em todas as áreas da nutrição”.
CFN - CONSELHO FEDERAL DE NUTRICIONISTAS. Resolução CFN n. 599, de 25 de fevereiro de 2018. Aprova o código de ética e de conduta do nutricionista e dá outras providências. Brasília: CFN, 2018. On-line. Disponível em: http://www.crn3.org.br/uploads/repositorio/2018_10_23/01.pdf. Acesso em: 27 jun. 2021.
No que diz respeito à responsabilidade do nutricionista, com base no excerto anterior e em nossos estudos sobre o assunto, podemos afirmar que:
RESPOSTA: não é permitido ao nutricionista a divulgação de suas imagens ou de outras pessoas, mesmo com autorização concedida por escrito, atribuindo os resultados obtidos a técnicas ou produtos específicos.
Leia o trecho na sequência.
”As relações que ocorrem durante o exercício profissional entre nutricionistas, entre nutricionistas e outros profissionais (de saúde ou não), pacientes, clientes, usuários, estudantes, empregadores, empregados, representantes de entidades de classe e demais sujeitos obedecerão […]” ao que preza o código de ética.
CFN - CONSELHO FEDERAL DE NUTRICIONISTAS. Resolução CFN n. 599, de 25 de fevereiro de 2018. Aprova o código de ética e de conduta do nutricionista e dá outras providências. Brasília: CFN, 2018. On-line. Disponível em: http://www.crn3.org.br/uploads/repositorio/2018_10_23/01.pdf. Acesso em: 27 jun. 2021.
No que diz respeito aos nossos estudos, segundo o código de ética do nutricionista, no contexto da relação entre nutricionistas, é dever do profissional:
RESPOSTA: fornecer informações sobre o estado nutricional de indivíduos que estejam sob sua responsabilidade a outro nutricionista que vá prosseguir na assistência.
Conforme nos explica Jacob (2014, p. 90, grifo nosso), “[…] a facilidade de conexão digital e o alto engajamento de participação que as redes sociais ensejam torna a viralização de formatos e de regras alimentares ainda mais forte hoje do que acontecia nas mídias chamadas ‘analógicas’. Assim, ao invés de termos um padrão a seguir da capa da revista da moda, hoje temos milhares de perfis de mulheres e pessoas incríveis que sabem comer e se exercitam na medida certa, que devem ser exemplos de pessoas que ‘fizeram tudo certo’ e ‘que têm força, fé e foco’, tudo isso com o uso de hashtags”.
JACOB, H. Redes sociais, mulheres e corpo: um estudo da linguagem fitness na rede social Instagram. Revista Communicare - Dossiê Feminismo, [ s. l.], v. 14, n. 1, jan./jun. 2014. Disponível em: https://casperlibero.edu.br/wp-content/uploads/2015/08/Redes-sociais-mulheres-e-corpo.pdf. Acesso em: 27 jun. 2021.
Sobre os artigos que regulamentam o uso de redes sociais pelo nutricionista, analise as alternativas a seguir e assinale a que está correta.
RESPOSTA: É dever do nutricionista compartilhar informações com o objetivo principal de promover a saúde e educação alimentar, contextualizada e com respaldo técnico-científico.
De acordo com Pati (2013, on-line), “Todo profissional, em algum momento da trajetória de carreira, pode se deparar com um dilema ético. E uma pesquisa investigou como 3.211 pessoas de 45 empresas privadas do Brasil reagiriam em sete casos que trazem o tema à tona.
O levantamento mostra que 11% dos entrevistados não agem de acordo com o código de ética das empresas. Outros 69% oscilam de acordo com as circunstâncias, podendo atuar de forma ética e antiética”.
PATI, C.  7 dilemas éticos e como os profissionais reagem a eles. Exame, [ s. l.], 14 jun. 2013. Disponível em: https://exame.com/carreira/7-dilemas-eticos-e-como-os-profissionais-reagem-a-eles/. Acesso em: 6 jun. 2021.
Diante desse contexto, no que diz respeito aos princípios éticos essenciais que devem ser considerados perante uma situação de dilema ético, podemos citar:
I - idoneidade;
II - beneficência;
III - não maleficência;
IV - autonomia.
Está correto o que se afirma em:
RESPOSTA: II, III e IV
Imagine a seguinte situação: um estagiário passa no corredor e ouve dois nutricionistas conversando a respeito de um paciente, prestes a ter alta. Sabendo que um desses nutricionistas mantém um consultório particular, o estagiário resolve comunicar à direção da clínica, alegando o desvio de paciente para atendimento particular. O motivo da denúncia é procedente, mas o responsável pela clínica se exime de qualquer ação.
Nesse caso, a qual órgão competente o estagiário deve se reportar?
 RESPOSTA: Conselho Regional de Nutricionistas.
Leia o excerto a seguir.
“Intolerância, polarização, hostilidade, desprezo. Esses sintomas presentes em nosso cotidiano se originam, em grande medida, na falta de alteridade. Na atitude de olhar o outro não como outro, mas como estranho, como intruso e, muitas vezes, como inferior. É nessa ambiência que se instala o preconceito, ao qual todos precisamos estar atentos. Porque o preconceito reduz a nossa capacidade de conviver, de refletir, de fazer melhor, de inovar e de partilhar”.
CORTELLA, M. S.  A diversidade: aprendendo a ser humano. São Paulo: Littera Books, 2020. Sinopse.Sobre o tema diversidade e inclusão social, analise as afirmativas a seguir.
I - Diversidade é um conjunto de semelhanças e diferenças que nos caracterizam.
II - Compor equipes caracterizadas pela diversidade é um passo muito importante para sermos justos.
III - Podemos chamar de diversas as pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade.
IV - A inclusão ocorre quando organizações oferecem condições de desenvolvimento para todos
Está correto o que se afirma em:
RESPOSTA: I, II e IV
Leia o excerto na sequência.
“Art. 84 É direito do nutricionista associar-se, exercer cargos e participar das atividades de entidades da categoria que tenham por finalidade o aprimoramento técnico-científico, a melhoria das condições de trabalho, a fiscalização do exercício profissional e a garantia dos direitos profissionais e trabalhistas”.
CFN - CONSELHO FEDERAL DE NUTRICIONISTAS. Resolução CFN n. 599, de 25 de fevereiro de 2018. Aprova o código de ética e de conduta do nutricionista e dá outras providências. Brasília: CFN, 2018. On-line. Disponível em: http://www.crn3.org.br/uploads/repositorio/2018_10_23/01.pdf. Acesso em: 27 jun. 2021.
Com base no excerto e em nossos estudos sobre o tema, no que diz respeito às atividades dos Conselhos Regionais de Nutricionistas, podemos mencionar:
RESPOSTA: orientar, fiscalizar e disciplinar o exercício profissional do nutricionista.
Leia o trecho a seguir.
“As obrigações correspondentes dos Estados geralmente são classificadas em três níveis de obrigação: respeitar, proteger e cumprir. No que se refere ao marketing, a obrigação de proteger é particularmente importante, simplesmente porque os governos não conseguem investir tanto tempo e recursos na promoção de dietas saudáveis quanto a indústria de alimentos investe na divulgação comercial de produtos nocivos à saúde”.
VASCONCELLOS, A. B. et al. A saúde pública e a regulamentação da publicidade de
alimentos. Brasília: Ministério da Saúde; Secretaria de Atenção à Saúde; Departamento de Atenção Básica; Coordenação Geral da Política de Alimentação e Nutrição, [ s. l.]. [ s. p.]. Disponível em: http://189.28.128.100/nutricao/docs/geral/regulamentaPublicidadeAlimentos.pdf. Acesso em: 28 jun. 2021.
De acordo com as diretrizes do código de ética do nutricionista, no quesito publicidade e propaganda, é permitido ao profissional da área divulgar informações sobre alimentação, desde que:
RESPOSTA: apresente opções de produtos de outras marcas com os mesmos fins.

Continue navegando