Buscar

Psicologia organizacional ou empresarial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Psicologia organizacional ou empresarial: aspectos de saúde
O trabalho do psicólogo organizacional é amplo e depende de sua orientação teórica, do enfoque de trabalho e do espaço propiciado e/ou conquistado na organização. Alguns psicólogos trabalham de forma mais operacional, por meio dos processos de gestão de pessoas, ao passo que outros podem manter uma posição mais consultiva, trabalhando com lideranças e grupos diversos. Essas escolhas não precisam ser completamente excludentes e o psicólogo pode ir construindo o seu caminho na organização.
Consideremos o primeiro enfoque de trabalho, mais operacional, como sendo PO e o segundo, como PC. Defina, no elenco a seguir, se as atividades se relacionam com PO ou PC:
( ) Recepção de um grupo de novos trabalhadores para conhecimento da empresa.
( ) Planejamento de uma reunião com gestores regionais para decidir sobre treinamento de equipes.
( ) Estudo e atuação no planejamento estratégico da organização.
( ) Contato com associação de pessoas com deficiência para preenchimento de vagas.
Assinale a alternativa correta.
E. 
PO – PC – PC – PO.
As atividades mais operacionais dos psicólogos nas organizações não significam um trabalho menor do que o consultivo. São posições e abordagens diferentes, mas ambas lutam pela saúde e pelo bem-estar no trabalho. São funções operacionais as que lidam com os processos de gestão de pessoas, como, por exemplo, o recrutamento e a seleção de pessoas para a ocupação dos cargos, incluindo pessoas com deficiência para o atendimento da lei de inclusão; a orientação e recepção de novos funcionários, que precisam conhecer a organização onde estão ingressando; atividades como avaliação, treinamento, desenvolvimento, etc. Já o psicólogo em função consultiva exerce funções mais conceituais e de planejamento, como o planejamento estratégico, que é o norteador dos rumos da organização e envolve todos, direta ou indiretamente; contato com as lideranças da organização para planejar vagas, treinamentos, entre outras atividades de auxílio aos gestores; decisão sobre mudanças e planejamento do caminho para elas.
 
Saúde é um conceito amplo e de difícil definição. Há muito tempo, era definida como um amplo estado de bem-estar físico e psíquico, o que foi questionado como reducionista e impossível de ser atingido. A discussão é bem mais profunda do que isso, mas o importante é saber que a saúde passou a ser vista de uma forma mais dinâmica, com possibilidades de conviver com a não saúde, sem definir a pessoa como saudável ou doente. A saúde é perpassada por muitos fatores como o trabalho ou a possibilidade de realização no trabalho. Essa é a matéria-prima do psicólogo organizacional.
Analise as afirmativas a seguir sobre a saúde no trabalho:
I. O trabalho é algo que as pessoas realizam na empresa e não influencia a vida pessoal.
II. Críticas e desqualificações repetitivas no trabalho são consideradas assédio moral.
III. Hoje, com a tecnologia, há menos influência do trabalho na vida pessoal.
​​​​​​​IV. Problemas no trabalho podem causar doenças físicas e psíquicas.
É(são) verdadeira(s):
C. 
II e IV.
O trabalho tem uma dimensão central na vida, pois, além do sustento econômico, ele representa possibilidade de satisfação e realização pessoal e profissional. Portanto, é errônea a concepção de que a vida pessoal é completamente separada da profissional. Hoje, com a tecnologia, há mais influência do trabalho na vida pessoal, já que todos estão sempre disponíveis e coligados nas redes e nos aplicativos. Trabalha-se mais do que no passado e o trabalho invade constantemente a vida pessoal. Trabalho virou vida no chamado capitalismo cognitivo, em que mãos e mentes são utilizadas constantemente no fazer algo, planejar e entregar resultados. Estudiosos da saúde mental no trabalho afirmam que ele pode causar adoecimento, tanto físico quanto psíquico, quando for intensivo, mal planejado, desqualificante, insatisfatório, perigoso, etc. Os relacionamentos no trabalho também podem significar adoecimento e, entre as causas desse, está o assédio moral, que seria decorrente de deliberadas e contínuas desvalorizações, boicotes, escárnio, entre outras atitudes que promovem a desadaptação dos sujeitos.
As atividades do psicólogo organizacional na gestão de pessoas podem ser variadas, mas algumas são bem conhecidas de todos e, normalmente, estão presentes em todas as organizações. As atividades ou processos de gestão de pessoas visam ao acompanhamento da vida laboral dos sujeitos naquele ambiente. As atividades são interligadas e interdependentes, mas têm características e objetivos próprios.
Analise as descrições, a seguir, de algumas atividades dos psicólogos:
I. Propicia o desenvolvimento das pessoas por meio do recebimento de críticas e orientações de colegas e da chefia imediata.
II. Supre a empresa de talentos e pessoas que possam se desenvolver e contribuir com os objetivos organizacionais.
III. Trata-se do balanço entre o que as pessoas realizam em seu dia a dia e a valoração disso para o mercado e a organização.
​​​​​​​IV. São os meios utilizados para que as pessoas cresçam em suas trajetórias profissionais e contribuam mais para os resultados da organização.
Quais são elas?
E. 
I. Avaliação de desempenho
II. Recrutamento e seleção
III. Gestão da remuneração
IV. Treinamento e desenvolvimento
As atividades de gestão de pessoas respondem a objetivos organizacionais, que visam, em última instância, à cooperação e a obter vantagens mútuas para a empresa e o trabalhador. Nem sempre isso é possível. Então, surgem conflitos, mas a ideia é trabalhar no sentido de qualificar e manter a mão de obra saudável e produtiva. Para tanto, as atividades visam a suprir a empresa com os melhores profissionais do mercado, ou os mais qualificados para as operações da organização, e isso corresponde ao recrutamento e à seleção. Os salários precisam ser compatíveis com os do mercado de trabalho e atrativos aos candidatos ao emprego. O trabalho na gestão da remuneração exige pesquisas constantes e negociações para que a empresa seja competitiva e atraia talentos. Esse processo é auxiliado pelo treinamento e desenvolvimento, que busca manter a força de trabalho preparada para a execução de tarefas e para novas funções. Nesse percurso, recebem feedback de chefias e colegas sobre sua performance, no que precisam melhorar e o que está adequado, isto é, pontos fortes e fracos. Essa é tarefa da avaliação de desempenho.
Entre as atividades do psicólogo organizacional, processo importante da gestão de pessoas, estão o treinamento e o desenvolvimento (T&D). Desde sua origem, quando o treinamento era mais semelhante a um adestramento, tendo em vista a organização taylorista do trabalho, mais prescritiva, até os dias de hoje, em que as pessoas têm diferentes concepções e expectativas com o trabalho, a ideia de T&D mudou muito.
Assinale a alternativa que melhor define T&D nos dias atuais:
E. 
Aquisição de novas habilidades e conhecimentos, além da modificação de comportamentos e atitudes.
O T&D, hoje, não é somente associado ao cargo da pessoa; diz respeito também ao seu futuro na organização e, acima de tudo, envolve as necessidades do sujeito, e não somente as produtivas. O T&D significa aprender, obter informações e conhecimentos, mas também mudar atitudes e comportamentos a partir dos saberes adquiridos. Portanto, T&D não significa avaliação de desempenho para novas funções. Atualmente, o T&D não adestra ou modela; ele desenvolve, fazendo com que o sujeito contribua com a sua subjetividade para a melhoria do trabalho. Dessa forma, mais qualitativa, não requer a aplicação de provas técnicas, testes ou entrevistas.
A psicologia é uma ciência com diferentes abordagens teóricas e campos de atuação profissional. O psicólogo organizacional atua nas organizações. Organização é um conceito amplo e, muitas vezes, confundido com empresas. As empresas são organizações, mas nem todas as organizações são empresas. Portanto, esse campo é vasto e propicia muitas inserções. De forma geral, opsicólogo organizacional tem as suas características e objetivos de atuação.
Analise as afirmativas a seguir:
I. O psicólogo organizacional gere e é responsável por setores nas organizações.
II. O psicólogo define e decide planos e estratégias para as organizações.
III. O psicólogo interage com grupos e suas lideranças para a promoção de saúde.
​​​​​​​IV. O psicólogo executa atividades dos processos de gestão de pessoas.
Quais delas são características de atuação do psicólogo organizacional?
A. 
I, III, IV.
O psicólogo organizacional, quando empregado em uma organização, pode exercer funções gerenciais e pode liderar áreas de trabalho, normalmente ligadas às atividades de gestão de pessoas. Mesmo quando tem uma função consultiva, o psicólogo não define planos e estratégias da empresa. Ele pode orientar o processo, fornecer entendimentos sobre ele, avaliar cenários, riscos e vantagens, mas não é sua a decisão final. A interação com grupos é uma das principais atribuições do psicólogo organizacional, além do trabalho com conflitos, dificuldades de relacionamento e, acima de tudo, o desenvolvimento de equipes para trabalharem juntas e obter resultados de forma satisfatória a todos. As atividades de gestão de pessoas, de relações de trabalho, são as mais frequentes na atuação do psicólogo nas organizações, tais como recrutamento e seleção, avaliação de desempenho, remuneração, treinamento e desenvolvimento, etc.

Continue navegando