Buscar

ATIVIDADE 25 Hist

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL – MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso de Graduação em Pedagogia a Distância 
FACED/CEaD/UAB
	
DISCIPLINA: Metodologia Ensino de História II
ALUNO (A): Daniela Francisca Farias
POLO: Igarapava SP
DATA:12/06/2023
PROPOSTA DA ATIVIDADE: Análise crítica de atividade com canção
RESPOSTA:
1). Sintetize as cincos dimensões de documento desta canção, conforme explicações da Profa. Miriam Hermeto a partir de 25 min da live e da figura 8 deste guia (não é para explicar estas dimensões no geral, mas sim como estas dimensões se apresentam na canção da atividade de Hipólide):
Dimensão material
Esta canção gravada através de figuras num formato de teatro cantado onde o videoclipe atraia a atenção das crianças, trabalhando assim o descobrimento do brasil.
 
Dimensão descritiva
O cantor e compositor Claudio Ferreira com essa pesquisa desenvolvendo o ponto de vista dos indígenas e dos portugueses sobre a descoberta e colonização do brasil para escrever a música pindorama.
 Dimensão explicativa
Considera-se que o tema da música é explicado de maneira mais leve e descontraída a descoberta do brasil, com a saída do português até sua chegada nas terras brasileiras.
Dimensão dialógica
Trazendo como referências essa canção tem o ponto de vista dos nativos brasileiros e dos navegantes portugueses, com diferentes parâmetros sobre o descobrimento do Brasil, onde o Brasil não foi descoberto por acaso e sim um plano português para agregar seu território.
 Dimensão sensível
O objetivo desta canção é educar e informar de uma maneira divertida como as terras brasileiras foram descobertas e onde tudo começou, que estavam aqui, quem chegou e o porque de terem vindo, a musica traz todas perguntas e respostas.
2). Esta canção foi sugerida por Hipólide (2009) para o estudo de qual tempo/tema/acontecimento histórico? 
A cançao retrata, o descobrimento do Brasil, o pindorama por ter sido um dos nomes rebecebido pelos indios, antes da colonização, passando pelo período histórico pelos portugueses no ano de 1500, onde a música pode ser tema de aulas de história no ensino infantil.
3). Quais dimensões de documento da canção as atividades propostas por Hipólide permitem compreender? Justifique sua resposta.
As atividades e seus objetivos buscam compreender a história do brasil, pois para as crianças a história do brasil começa a partir do seu descobrimento desenvolvendo nas crianças o pensar pra que possam vir a entender que portugueses e índios já habitavam no Brasil e que a história e cultura surgiram muito antes do descobrimento.
4). Quais dimensões de documento da canção as atividades propostas por Hipólide não permitiram desenvolver? Justifique sua resposta.
Estudo somente da música para que as atividades demonstrem realmente o acontecido onde os portugueses descobrirem novas terras, porem ela não explica qual o contexto que causou os portugueses saindo em buscas de novas terras e o que aconteceu depois do seu descobrimento do Brasil.
5)Qual (is) atividade (s) você acrescentaria às propostas por Hipólide para permitir que as crianças compreendam as dimensões não desenvolvidas?
Um teatro interpretativo usando a música, onde com o estudo da letra seria apresentado para que as crianças adquirirem mais informações, pois buscariam informações históricas que não estão presentes na música, de forma que aprenderiam mais um pouco sobre a história e descobrimento das terras brasileiras.
6) quais conhecimentos e interpretações históricas as atividades propostas por Hipólide (2009) ajudam a desenvolver? 
 A música retrata a chegada dos portugueses na América e descreve a diversidade cultural dos povos daqui com a cultura portuguesa, ajuda a desenvolver o senso cultural dos alunos para que entendam que suas origens são tanto indígenas quanto portuguesas e que estas duas culturas se uniram e se tronaram a cultura brasileira dos dias atuais.
A música retrata a chegada dos portugueses na América e descreve a diversidade cultural dos povos daqui com a cultura portuguesa. Também retrata os enraizamentos culturais existentes e as representações construídas pelos povos indígenas sobre as terras habitadas. Há de considerar ainda os caminhos marítimos percorridos pelos portugueses, ccom o desvio da rota que acabou levando-os onde hoje chamamos de Brasil. A partir de tais exposições, é possível aprofundar nos conhecimentos étnico-raciais, bem como as relações entre os povos indígenas e os portugueses, os quais agiram de modo bárbaro ao assassinarem os povos originários.
7) Como você poderia discutir criticamente com as crianças a interpretação histórica apresentada por Tatit e Sandra na canção Pindorama?  Ou seja, quais outras interpretações da História poderiam ser contrapostas a interpretação proposta pela canção Pindorama?
 Poderíamos interpretar o contexto na Europa que levou vários países a saírem em busca de novas terras e, como foi o desenvolvimento do Brasil de colônia até se tornar um país independente. Poderíamos interpretar o contexto da palavra Pindorama, que os alunos não têm essa compreensão. O que significa a palavra pindorama? De onde surgiu a palavra Pindorama? Logo iriamos falar para os alunos que ela vem do Tupi, que é uma língua indígena, e quem deu esse nome foram os índios, então era mais uma evidência de que eles já eram “donos” daqui. Mas enquanto eles eram donos das terras desse país tropical, o que levou não somente os portugueses, mais outros colonizadores a saírem de seu país, em busca de outras terras? Será que eram aventureiros, estavam em busca de comida, estavam em busca de tesouros/itens valiosos, o que seria? E depois da “descoberta”, como foi a convivência entre índios e portugueses? Eles falavam a mesma língua? Como era a comunicação? 
A partir de vídeos e/ou relatos orais de descendentes dos povos originários, os quais apresentariam os contextos históricos, passados de uma geração à outra, quanto aos acontecimentos, bárbaros, com a chegada dos portugueses nas terras indígenas. Além disso, podemos realizar comparações quanto as ocupações, sangrentas, feitas pelos portugueses e como isso promover extermínios em massa dos povos indígenas, acarretando, inclusive, em um período de escravização de diferentes tribos. Também é possível apresentar como as etnias indígenas se relacionavam com a natureza e como os portugueses trataram os patrimônios naturais, extraindo recursos e desertificando áreas imensas, a fim de abastecer os luxos e privilégios europeus. O uso de desenhos e mapas são fontes para estabelecer os paralelos e, com isso, fomentar diálogos entre os docentes e os discentes sobre a temática.
Referência:
HIPÓLIDE, Márcia Cristina. O ensino de História nos anos iniciais do ensino fundamental: metodologias e conceitos. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2009, p. 68-70

Continue navegando