Buscar

PROVA N2 MAD APLICADO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PROVA N2 MAD APLICADOS
1 - Existe uma espécie de fungos não dimórfica que apresenta somente a forma de leveduras, contendo uma cápsula de polissacarídeo no seu entorno, que não cora no exame de microscopia. Na natureza, esses fungos podem ser observados em árvores e no solo, mas sua identificação é principalmente observada em fezes de aves, particularmente de pombos-domésticos (Columba livia). A doença provocada por esse fungo em humanos ocorre pela inalação das células dessecadas das leveduras presentes nessas fezes, podendo apresentar sintomas como tosse, febre e fraqueza. Assim, abrigos e locais onde esses animais vivem que apresentam acúmulo de fezes podem ser fonte de contaminação. Operadores de limpeza dessas áreas devem usar máscaras de proteção individual e umedecer o local antes de efetuarem a limpeza, evitando assim a formação de aerossóis contendo esses agentes e minimizando o risco de contaminação por essa espécie de fungo. Entre os agentes infecciosos descritos abaixo, qual deles é a espécie caracterizada como agente etiológico dessa doença? 
RESPOSTA CORRETA: Cryptococcus Neofarma
2 - Os parasitas são todos os organismos que de alguma forma se aproveitam de outra espécie para seu desenvolvimento, nutrição e reprodução. Embora uns vastos grupos de organismos possam exercer parasitismo, convencionou-se incluir na parasitologia clássica espécies de protozoários, helmintos e artrópodes que exercem parasitismo. Entre os conceitos relacionados à parasitologia, aspectos da relação parasita-hospedeiro são muito importantes para se entender a biologia desses organismos e assim buscar formas de prevenção e controle. 
Em relação a esses conceitos, analise as afirmações a seguir. 
I. Parasitas monoxenos são aqueles que necessitam apenas de um único hospedeiro para completar seu ciclo biológico.
II. Hospedeiro intermediário é aquele em que o parasito se encontra na fase larval ou assexuada. 
III. Parasita facultativo é aquele que necessita de duas ou mais espécies para completar seu ciclo biológico.
Agora, assinale a alternativa que contenha somente a(s) afirmativa(s) correta(s) em relação aos conceitos de parasitologia.  
RESPOSTA CORRETA: I e II
3 - A cólera é uma doença de importância na saúde pública, com elevada gravidade. Sua ocorrência já foi descrita na forma de surtos epidêmicos em regiões da África e da Ásia. As pessoas infectadas apresentam um quadro de diarreia aquosa muito intensa. A diarreia promove uma desidratação profunda, que sem o tratamento adequado pode levar ao óbito. Esta infecção é causada por bactérias caracterizadas por serem bacilos curvos (formato de vírgula) e gram-negativos, pelo método de coloração de Gram. Entre os agentes infecciosos descritos abaixo, qual deles é a espécie caracterizada como agente etiológico da cólera? 
RESPOSTA CORRETA: Vibrio Cholerae 
4 - O vírus Zika foi identificado inicialmente no Brasil no ano de 2015. Nesse ano, o Ministério da Saúde foi notificado pelo Estado de Pernambuco sobre um aumento significativo nos casos de microcefalia no estado, que alterou o padrão da ocorrência dessa enfermidade no Brasil e causou a declaração de estado de emergência em saúde pública (BRASIL, 2015). A base dessa associação entre o vírus Zika e a microcefalia ocorreu inicialmente pelas análises clínico-epidemiológicas dos recém-nascidos com essa enfermidade nos estados do Nordeste (CABRAL et al., 2017). Entre os achados clínicos observados nos indivíduos adultos infectados, encontram-se febre baixa, o aparecimento de exantema pelo corpo, dores articulares e hiperemia conjuntival, além de em alguns casos também ser observada a presença de náuseas e vômitos. Em gestantes, a infecção ocasionou a ocorrência de um elevado número de casos de microcefalias nos bebês recém-nascidos. Por ser caracterizada como uma arbovirose, qual dos gêneros de artrópodes nas alternativas abaixo tem relação com essa enfermidade no Brasil. 
 
BRASIL, Ministério da Saúde. Portaria GM nº 1.813, de 11 de novembro de 2015. Declara Emergência em Saúde Pública de importância Nacional (ESPIN) por alteração do padrão de ocorrência de microcefalias no Brasil. Brasília, DF: Diário Oficial da República Federativa do Brasil, 2015 nov 12; Seção 1:51.
 
CABRAL, C. M. et al. Descrição clínico-epidemiológica dos nascidos vivos com microcefalia no estado de Sergipe, 2015. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, v. 26, n. 2, p. 245-254, 2017. 
RESPOSTA CORRETA: Anopheles SP
5 - As defesas do organismo contra agentes virais são basicamente divididas em respostas inespecíficas (inatas) e respostas específicas (ativas e passivas). (LEVINSON, 2016). Cada uma apresenta mecanismos bioquímicos e celulares que norteiam o organismo no combate a esses agentes infecciosos.Sobre as características relacionadas à resposta imune contra infecções virais, analise as afirmativas a seguir.
I. A resposta imune específica ativa é efetuada por anticorpos e células T citotóxicas.
II. A resposta imune passiva é aquela realizada pela transferência de soro humano contendo os anticorpos previamente formados contra o agente viral, para algum indivíduo que não apresenta anticorpos contra o agente.
III. A transferência de anticorpos maternos pelo colostro para bebês recém-nascidos é um exemplo de resposta imune ativa. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas. 
LEVINSON, W. Microbiologia médica e imunologia. 13. ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 2016. 
RESPOSTA CORRETA: I e II
6 - A Sistemática compreende o estudo taxonômico dos organismos vivos, sendo que a classificação zoológica tem como base os preceitos de Linnaeus, descritos no século XVIII, que agrupou os animais em “táxons”(p. ex.: Reino, Família, Gênero, Espécie), de acordo com aspectos morfológicos e estruturais. Dessa época até os dias atuais, a classificação taxonômica dos animais sofreu diversas alterações e foram incluídas metodologias mais específicas, como a biologia molecular, para aprimorar a comparação entre as diferentes espécies existentes. Contudo, a separação mais básica utilizada foi a diferenciação entre organismos procariotos e eucariotos (LEVINSON, 2016). Quais dos seres vivos abaixo são enquadrados como procariotos?   
 
LEVINSON, W. Microbiologia médica e imunologia. 13. ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 2016. 
RESPOSTA CORRETA: Bactérias
7 - Entre os testes utilizados para a detecção de anticorpos, tem destaque na rotina laboratorial o teste de ELISA (ensaio de imunoabsorção enzimático), que utiliza conjugados marcados com enzimas, como peroxidase e fosfatase. O ELISA pode apresentar variações em sua execução, como ELISA direto, ELISA indireto, ELISA competitivo, entre outros. Sobre as etapas para a realização do teste de ELISA indireto, analise as afirmativas a seguir:
I. Inclusão de substrato, contendo cromógeno, que atuará na enzima presente no conjugado.
II. Adição de anticorpos a serem testados na placa. 
III. Produto colorimétrico na reação enzima-substrato, visualizado por espectrofotometria.
IV. Adição de anticorpo marcado com enzima. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta para a metodologia deste teste.  
RESPOSTA CORRETA: II, IV, I e III
8 - As parasitoses provocadas por helmintos causam grandes agravos à saúde de milhares de pessoas ao redor do mundo. Geralmente, seu caráter epidemiológico tem uma relação com aspectos socioeconômicos e de desenvolvimento dos locais de ocorrência, uma vez que a ausência de medidas educativas em saúde para a população e a falta de saneamento básico são formas de disseminação dessas espécies de parasitos. Em relação às helmintoses de ocorrência no Brasil, é correto afirmar que:  
RESPOSTA CORRETA: Ascaris lumbricoide
9 - A gangrena gasosa é uma enfermidade causada por uma espécie de bactéria, em formato de bacilo, gram-positiva e formadora de esporos, que, ao penetrar na pele, a partir de uma ferida prévia, promove a produção no tecido subcutâneo de gás, devido ao seu metabolismo, causando crepitação e necrose do tecido. Qual das espécies abaixoestá relacionada a esta enfermidade? 
RESPOSTA CORRETA:Clostridium perfringens 
As hibridomas são linhagens celulares capazes de produzir uma grande quantidade de anticorpos específicos. Como são derivadas da mesma célula híbrida, é possível a obtenção de anticorpos monoclonais, ou seja, anticorpos derivados de uma única célula. Atualmente, anticorpos monoclonais são utilizados em várias situações clínicas e vêm ganhando cada vez mais espaço como produtos biotecnológicos de elevada importância, sendo utilizados, por exemplo, para o tratamento de doenças autoimunes, o tratamento de câncer e a prevenção de doenças infecciosas (LEVINSON, 2016).
Entre os procedimentos relacionados ao conceito de formulação das hibridomas, analise as afirmativas a seguir:
I. A mistura das células é cultivada em meio HAT, que contém hipoxantina, aminopterina e timidina, para seleção somente das células do hibridoma.
II. São cultivadas células de baço de camundongo imunizado em frascos de cultura contendo também células de mieloma (tumor de células B) de camundongo.
III. Imunização de camundongo com o antígeno-alvo a ser pesquisado.
IV. Adicionam-se compostos químicos, como polietilenoglicol, para favorecer a fusão entre as células do mieloma e dos linfócitos B do baço do camundongo.
Agora, assinale a alternativa correta que apresenta a ordem sequencial das afirmativas da metodologia do desenvolvimento das células do hibridoma, para a obtenção de anticorpos monoclonais.
 
LEVINSON, W. Microbiologia médica e imunologia. 13. ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 2016. 
RESPOSTA CORRETA: III, II, IV e I

Continue navegando