Buscar

Atividade 4 - Aparelho Locomotor

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 4 – APARELHO LOCOMOTOR
1 - A pelve óssea é formada pelos dois ossos do quadril: pelo sacro e pelo cóccix. A união destes ossos forma no seu interior um espaço, denominado cavidade pélvica. Por causa desse espaço, a pelve óssea é chamada popularmente de bacia. A entrada superior da pelve recebe o nome de abertura superior e a saída é abertura inferior, sendo então o espaço entre as duas aberturas a cavidade pélvica. A região que fica acima da abertura superior pertence ao abdômen e verdadeiramente não compõe a pelve.
Considerando o exposto acima, avalie as afirmações a seguir.
I. O diâmetro conjugado diagonal é medido por meio do toque vaginal da base do sacro até a margem inferior da sínfise púbica.
II. O ângulo subpúbico é maior em homens que em mulheres.
III. A abertura superior da pelve é maior e mais arredondada em homens.
IV. A cavidade pélvica feminina tem formato cilíndrico.
V. A pelve maior é preenchida pelo intestino.
Assinale a alternativa que apresenta a(s) assertiva(s) correta(s).
R: I, IV e V.
2 - O complexo articular do quadril caracteriza uma articulação do tipo esferoide, formada pela cabeça do fêmur e o acetábulo. A arquitetura é complexa e o grande número de ligamentos, cápsula articular e a própria anatomia articular propiciam boa coaptação (união entre os segmentos) e estabilidade a essa articulação. Além disso, ao redor são verificadas grandes massas musculares, que também auxiliam a proteção. No que se refere a tal aspecto, verifica-se que o quadril realiza movimentos nos três planos.
Sobre tal fato, assinale a alternativa que contemple corretamente todos os movimentos realizados pela articulação do quadril.
R: Flexão, extensão, rotação interna e externa, abdução e adução.
3 - Os arcos do pé distribuem o peso do corpo (esqueleto vertical) sobre a plataforma do pé (esqueleto horizontal) facilitando a absorção de choques e a marcha. O tornozelo faz a união entre o esqueleto horizontal e vertical. Quando há excesso de peso corporal ou má postura o arco longitudinal pode se retificar, ficando com aspecto plano. No pé plano, não há sustentação para os arcos longitudinal parte medial e transverso, ficando a planta do pé totalmente apoiada no solo quando o indivíduo assume a posição bípede. Essa condição pode trazer dor e outras compensações ao indivíduo.
Os ossos que formam a parte medial do arco longitudinal são:
R: Calcâneo, tálus, navicular, 3 cuneiformes, 3 metatarsais.
4 - O sistema muscular se associa principalmente com o processo de locomoção e movimentos do corpo humano. Entre suas características, incluem-se excitabilidade, contratilidade, extensibilidade e elasticidade. Além disso, os músculos representam cerca de 40% de toda nossa massa corporal, fato que os torna o tecido mais abundante encontrado no corpo humano. Fica evidente, portanto, que a ação muscular determina todos os movimentos do corpo humano. O músculo é o único tecido do corpo humano capaz de produzir força.
Sobre o exposto, assinale a alternativa que contemple os músculos responsáveis pela extensão do joelho.
R: Reto femoral, vasto medial, vasto lateral e vasto intermédio.
5 - Antônio tem 12 anos e estuda na escola municipal do bairro. Durante a aula de Educação Física, o professor propôs uma partida de queimada. Na correria para fugir da bola, Antônio pisou de mau jeito, apoiando o peso do corpo na face lateral do pé e virando a planta do pé para dentro (em inversão). Imediatamente, o menino caiu no chão e começou a gritar de dor. O professor e a diretora da escola tiveram que levá-lo às pressas para o pronto-socorro mais próximo. Ao exame físico, Antônio apresentava edema e dor a palpação em face anterolateral do tornozelo. Foi realizado radiografia, que não revelou qualquer fratura.
O aluno Antônio provavelmente teve uma lesão do:
R: Ligamento colateral lateral.
6 - "O maior músculo da panturrilha é o tríceps sural, formado pelo sóleo e os gastrocnêmios. Inseridos na região posterior do pé através do tendão calcâneo. O sóleo, assim chamado por causa da sua semelhança ao linguado (uma espécie de peixe), é grande e achatado e localiza-se profundamente ao gastrocnêmio. Ele origina-se a partir de uma base ampla da cabeça e na porção proximal da fíbula e da tíbia, converge no tendão calcâneo para inserir-se no calcâneo. O gastrocnêmio ("gastroknemia" é uma palavra grega que significa "ventre da panturrilha") é o músculo mais superficial da panturrilha e representa a maior parte da sua massa. Ele origina-se a partir de duas cabeças logo acima dos côndilos do fêmur e insere-se no calcâneo por meio do tendão calcâneo, o qual ele compartilha com o sóleo."
DIMON JR., T. Anatomia do corpo em movimento: ossos, músculos e articulações. 2. ed. Barueri: Manole, 2010. p. 217.
Sobre as ações do músculo tríceps sural, é correto afirmar:
R: Participa do movimento de flexão plantar, no qual a planta do pé se aproxima da parte posterior da perna.
7 - O futebol é uma modalidade esportiva na qual a movimentação em campo requer súbita aceleração e desaceleração, com mudanças abruptas e inesperadas de direções. Tal característica torna o estudo cinesiológico do futebol um trabalho complexo, uma vez que envolve diferentes movimentos simultâneos e rápidos. Desse modo, para que o movimento adequado ocorra com máximo desempenho atlético, é necessário que o aparelho locomotor não apresente quaisquer comprometimentos que possam causar padrões compensatórios durante a prática desportiva.
Sobre o exposto, analise os movimentos articulares em membros inferiores, observados na imagem a seguir.
R: O membro inferior direito encontra-se com o joelho flexionado.
8 - Lesões dos músculos isquiotibiais, como a distensão muscular, ocorrem com frequência em atletas que participam de esportes que requerem corrida, como trilha, futebol e basquete. Esses músculos situam-se na parte posterior da coxa e são conhecidos como músculos do jarrete. Apresentam origem em comum no túber isquiático e se inserem nos côndilos da tíbia e uma das lesões mais comuns causadas por esses músculos é a fratura por avulsão (arrancamento) do túber isquiático.
Quais músculos são chamados de isquiotibiais e que movimento estes executam?
R: Músculo bíceps femoral, semitendíneo e semimembranáceo; flexão do joelho.
9 - Recentemente, temos observado o aumento do número de casos de doenças contagiosas e campanhas de vacinação têm sido divulgadas na tentativa de conter os avanços das doenças. Profissionais de Educação Física, Fisioterapia, Enfermagem e Educação são exemplos daqueles que têm preferência nas campanhas de imunização, pois, pela natureza de sua ocupação, estão em contato com muitos indivíduos e correm maior risco de se contaminar e propagar a doença. Para cada vacina, há uma via de administração recomendada para que a proteção imunológica seja garantida e não ocorram efeitos adversos. Por exemplo, a vacina contra difteria e tétano deve ser aplicada via intramuscular na região anterolateral da coxa ou nas nádegas.
Nesse caso, quais músculos receberiam a vacina, respectivamente?
R: Músculo vasto lateral e músculo glúteo máximo.
10 - Os ligamentos são estruturas formadas por tecido fibroso, com abundância de fibras colágenas, bastante vascularizados e que se fixam aos ossos em suas extremidades; são necessários para garantir estabilidade às articulações. Por essa razão, estão localizados em quantidades variadas, em articulações sinoviais do corpo humano. As lesões em um ou mais ligamentos, caracterizadas por ruptura parcial ou total, são denominadas como entorses. A esse respeito, sempre que a articulação é exposta a movimentos tão bruscos que o ligamento não consegue suportar a pressão, a resposta será a ruptura de fibras. Nesses casos, o ligamento deixa de executar sua função primordial, resultando em instabilidade articular no segmento acometido.
Sobre o exposto, assinale a alternativa que contemple o movimento que o ligamento deltoideo impede que ocorra com exagero.
R: Eversão.

Continue navegando